Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Meneses, Rodrigo Arbey Muñoz | - |
dc.contributor.author | Paiva, José Antonio Euzébio | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-09T02:05:35Z | - |
dc.date.available | 2021-02-09T02:05:35Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-08 | - |
dc.date.submitted | 2020-06-30 | - |
dc.identifier.citation | PAIVA, José Antonio Euzébio. Síntese e propriedades elétricas da ferrita de lantânio dopada com estrôncio para possível aplicação como cátodo em células a combustível do tipo SOFC. 2020. xvi, 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Sistemas Mecatrônicos)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40042 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo sintetizar ferrita de lantânio dopado com estrôncio
(LSF), de fórmula química La1-XSrXFeO3-δ (sendo X = 0, 20, 40, 60, 80 e 100% de Sr2+),
para possível aplicação em cátodos de células a combustível de óxido sólido (SOFC).
As amostras propostas para estudo foram sintetizadas pelo método dos precursores
poliméricos (Pechini). O material particulado obtido após a síntese foi caracterizado por
várias técnicas, entre elas: análise térmica diferencial (ATD) e termogravimétrica
(ATG), microscopia eletrônica de transmissão de alta resolução (HRTEM) e difração de
raios-X (DRX). Resultados de ATD/TG sugerem a temperatura de tratamento térmico
para obtenção do óxido de interesse como 450 °C e a DRX confirma a formação da
estrutura do tipo perovskita em todas as amostras sintetizadas com a presença de fases
não desejadas, como LaFeO3, Fe2O3 e SrO. Corpos de prova foram compactados (187
MPa), sinterizados (1150 °C/2h) e então caracterizados. Após sinterização verificou-se
que o tamanho de grão e a fração de fases cristalinas das amostras foram influenciados
com o teor de dopagem. Por outro lado, com espectroscopia de impedância
eletroquímica (EIS), foi possível verificar que a energia de ativação diminui conforme
aumenta o teor de dopado, enquanto o valor da condutividade tem um aumento
acentuado com posterior diminuição desta grandeza. A amostra mais condutora foi a
com 40% de Sr2+, apresentando condutividade de 3,71 × 10-2
S.cm-1
a 95 °C e energia
de ativação de 0.29 eV. Finalmente, com a matéria prima que permitiu obter a amostra
mais condutora, foi confeccionado o cátodo de célula combustível unitária. Esta célula
combustível foi construída usando um eletrólito sólido de óxido de zircônio com
suportes porosos tanto para ânodo (NiO) como para cátodo (LSF). Para deposição do
material catalítico foi utilizando o método da impregnação. Caracterização física via
MEV foi realizada confirmando qualitativamente a aderência do material catalítico na
superfície da célula combustível. Os resultados obtidos neste trabalho sugerem que as
amostras com 20, 40 e 60% de Sr2+ são adequadas para uso como material catalítico em
cátodos de células combustíveis do tipo SOFC, embora seja necessário caracterizar este
material no dispositivo eletroquímíco. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Síntese e propriedades elétricas da ferrita de lantânio dopada com estrôncio para possível aplicação como cátodo em células a combustível do tipo SOFC | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ferrita de lantânio dopada com estrôncio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Espectroscopia de impedância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Célula combustível | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aimed to synthesize strontium-doped lanthanum ferrite (LSF) of the chemical
formula La1-XSrXFeO3-δ (where X = 0, 20, 40, 60, 80 and 100% Sr2+) for application in
fuel cell cathodes of solid oxide (SOFC). The samples proposed for study were
synthesized by the polymeric precursor method (Pechini). The particulate material
obtained after the synthesis was characterized by several techniques, among them:
differential thermal analysis (DTA) and thermogravimetric (TGA), high resolution
transmission electron microscopy (HRTEM) and X-ray diffraction (XRD). DTA/TGA
results suggest the heat treatment temperature to obtain the oxide of interest as 450 °C
and the XRD confirms the formation of the perovskite type structure in all samples
synthesized with the presence of unwanted phases, such as LaFeO3, Fe2O3 and SrO.
Specimens were compacted (187 MPa), sintered at 1150 °C/2h and then characterized.
After sintering, it was found that the grain size and the fraction of crystalline phases of
the samples were influenced by the doping content. On the other hand, with
electrochemical impedance spectroscopy (EIS), it was possible to verify that the
activation energy decreases as the doped content increases, while the conductivity value
has a marked increase with a subsequent decrease in this quantity. The most conductive
sample was the one with 40% Sr2+, showing a conductivity of 3.71 × 10-2
S.cm-1
at 95 °
C, 4.17 S.cm-1
at 750 °C (projected) and energy of activation of 0.29 eV. Finally, with
the raw material that made it possible to obtain the most conductive sample, the unit
fuel cell cathode was made. This fuel cell was built using a solid zirconium oxide
electrolyte with porous supports for both anode (NiO) and cathode (LSF). For
deposition of the catalytic material, the impregnation method was used. Physical
characterization via SEM was performed to qualitatively confirm the adherence of the
catalytic material to the fuel cell surface. The results obtained in this work suggest that
samples with 20, 40 and 60% Sr2+ are suitable for use as a catalytic material in fuel cell
cathodes of the SOFC type, although it is necessary to characterize this material in the
electrochemical device. | pt_BR |
dc.contributor.email | joseantonio.e.paiva@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Mecânica (FT ENM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Sistemas Mecatrônicos | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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