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dc.contributor.advisorSousa, Rosineide Magalhães de-
dc.contributor.authorSilva, Marta Divina Pereira da-
dc.date.accessioned2021-02-09T02:20:38Z-
dc.date.available2021-02-09T02:20:38Z-
dc.date.issued2021-02-08-
dc.date.submitted2020-06-01-
dc.identifier.citationSILVA, Marta Divina Pereira da. A diversidade linguística e os letramentos múltiplos de produções escritas na escola no/do campo. 2020. 106 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40044-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa está vinculada ao grupo de Pesquisa SOLEDUCSociolinguística, Letramentos Múltiplos e Educação, coordenado pela Professora Doutora Rosineide Magalhães de Sousa da Universidade de Brasília. Apresenta um estudo sobre textos escritos de estudantes do sétimo ano de uma escola no/do campo e como podemos observar fatores socioculturais de seus produtores. Nesses textos estão impressas múltiplas expressões e marcas linguísticas que identificam o lugar de pertencimento deles que, em certos casos, não são compreendidas pelos professores em sala de aula. Com isso, temos como principal objetivo compreender essa diversidade sociolinguística e para isso nos embasamos nos estudos da Sociolinguística Educacional, dos Letramentos ou das práticas de Letramentos no contexto social e escolar, bem como as novas propostas da Base Nacional Comum Curricular para o ensino da língua materna e a sequência didática. E, por meio de uma a abordagem qualitativa pautada na etnografia de sala de aula, foi realizada uma pesquisa de campo com a utilização dos seguintes procedimentos metodológicos: sequência didática com o uso de texto biográfico e, posteriormente, a escrita do texto autobiográfico. Ademais, com esta investigação foi possível reconhecermos a necessidade da observação do lugar de pertencimento de estudantes do campo e suas distintas práticas de conhecimento da leitura e da escrita, bem como a importância da valorização dessa cultura no contexto escolar.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA diversidade linguística e os letramentos múltiplos de produções escritas na escola no/do campopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordDiversidade sociolinguísticapt_BR
dc.subject.keywordPráticas de letramentospt_BR
dc.subject.keywordEducação do campopt_BR
dc.subject.keywordEscolas ruraispt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research is linked to the SOLEDUC- Sociolinguistics, Multiple Literacy and Education Research group, coordinated by Professor Rosineide Magalhães de Sousa from the University of Brasília. It presents a study on the written texts of seventh year students from a school in the countryside and how we can observe the socio-cultural factors of their producers. These texts presents multiple expressions and linguistic marks that identify their place of belonging that, in certain cases, they are not understood by teachers in the classroom. With that, we have as main objective to understand this sociolinguistic diversity that we are based on the studies of Educational Sociolinguistics, Literacies or Literacy practices in the social and school context, as well as the new proposals of the Common Curricular National Base for language teaching. Through a qualitative approach based on classroom ethnography, a field research was carried out using the following methodological procedures: didactic sequence that it use of biographical text and, later, the writing of the autobiographical text. In addition, it was possible to recognize the need to observe the place of belonging of rural students and their different practices of knowledge of reading and writing, as well as the importance of valuing this culture in the school context.pt_BR
dc.contributor.emailmartalinguas@hotmail.compt_BR
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