Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/40103
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_HibridizacaoGenerosTextuais.pdf473,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPádua, Letícia Mouhamad de-
dc.contributor.authorPacheco, Cíntia da Silva-
dc.date.accessioned2021-02-22T12:37:12Z-
dc.date.available2021-02-22T12:37:12Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationPÁDUA, Letícia Mouhamad de; PACHECO, Cíntia da Silva. Hibridização dos gêneros textuais: o processo criativo de gêneros jornalísticos. In: MATIAS, Richard Brunel; CRISTOVÃO, Vera Lúcia; LOUSADA, Eliane Gouvêa. Géneros textuales/discursivos y enseñanza/aprendizaje de lenguas en múltiples contextos: X SIGET - Simpósio Internacional de Estudios sobre Géneros Textuales: géneros textuales/discursivos, prácticas de lenguaje y voces del sur en diálogo. Córdoba: Facultad de Lenguas - Universidad de Nacional de Córdoba - Argentina, 2020. p. 120-131. Disponível em: https://rdu.unc.edu.ar/handle/11086/16803. Acesso em: 22 fev. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40103-
dc.description.abstractEste artigo analisa o processo de hibridização dos gêneros textuais conto e notícia, a partir de processos criativos e em consonância com a leitura crítica de textos jornalísticos. Com foco na metodologia desenvolvida no Curso de Leitura e Escrita: leitura crítica e escrita criativa da Universidade de Brasília, esse estudo observa a forma como os estudantes fazem a transposição entre um gênero textual e outro (conto e notícia), com base na investigação de notícias relacionadas aos casos de feminicídio reportados pela imprensa. Além disso, é discutida a definição de hibridismo, bem como alguns pressupostos da escrita criativa. Defende-se a ideia de que o aluno, ao deslocar o texto de um modelo para outro, precisa não apenas fazer adequações, mas também analisar criticamente o assunto do qual está tratando.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherFacultad de Lenguas - Universidad de Nacional de Córdoba - Argentinapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleHibridização dos gêneros textuais : o processo criativo de gêneros jornalísticospt_BR
dc.typeTrabalhopt_BR
dc.subject.keywordGêneros híbridospt_BR
dc.subject.keywordTextos jornalísticospt_BR
dc.subject.keywordEscrita criativapt_BR
dc.subject.keywordFeminicídiopt_BR
dc.rights.license(CC BY NC ND) - Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internacional. Fonte: https://rdu.unc.edu.ar/handle/11086/16803. Acesso em: 22 fev. 2021.pt_BR
dc.description.abstract2Este artículo analiza el proceso de hibridación de los géneros textuales cuento y noticias, a partir de procesos creativos y en línea con la lectura crítica de textos periodísticos. Centrándose en la metodología desarrollada en el Curso de Lectura y Escritura: lectura crítica y escritura creativa en la Universidad de Brasilia, este estudio analiza cómo los estudiantes se transponen entre un género textual y otro (cuento y noticia), basado en la investigación de noticias relacionadas con casos de feminicidio denunciados por la prensa. Además, es discutida la definición de hibridación, así como con algunos presupuestos de escritura creativa. Defiende la idea de que, cuando los estudiantes mueven el texto de una plantilla a otra, no solo necesitan hacer ajustes, sino también analizar críticamente el tema que se está abordando.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)-
dc.description.unidadeDepartamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)-
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.