http://repositorio.unb.br/handle/10482/40103
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EVENTO_HibridizacaoGenerosTextuais.pdf | 473,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Hibridização dos gêneros textuais : o processo criativo de gêneros jornalísticos |
Autor(es): | Pádua, Letícia Mouhamad de Pacheco, Cíntia da Silva |
Assunto: | Gêneros híbridos Textos jornalísticos Escrita criativa Feminicídio |
Data de publicação: | 2020 |
Editora: | Facultad de Lenguas - Universidad de Nacional de Córdoba - Argentina |
Referência: | PÁDUA, Letícia Mouhamad de; PACHECO, Cíntia da Silva. Hibridização dos gêneros textuais: o processo criativo de gêneros jornalísticos. In: MATIAS, Richard Brunel; CRISTOVÃO, Vera Lúcia; LOUSADA, Eliane Gouvêa. Géneros textuales/discursivos y enseñanza/aprendizaje de lenguas en múltiples contextos: X SIGET - Simpósio Internacional de Estudios sobre Géneros Textuales: géneros textuales/discursivos, prácticas de lenguaje y voces del sur en diálogo. Córdoba: Facultad de Lenguas - Universidad de Nacional de Córdoba - Argentina, 2020. p. 120-131. Disponível em: https://rdu.unc.edu.ar/handle/11086/16803. Acesso em: 22 fev. 2021. |
Resumo: | Este artigo analisa o processo de hibridização dos gêneros textuais conto e notícia, a partir de processos criativos e em consonância com a leitura crítica de textos jornalísticos. Com foco na metodologia desenvolvida no Curso de Leitura e Escrita: leitura crítica e escrita criativa da Universidade de Brasília, esse estudo observa a forma como os estudantes fazem a transposição entre um gênero textual e outro (conto e notícia), com base na investigação de notícias relacionadas aos casos de feminicídio reportados pela imprensa. Além disso, é discutida a definição de hibridismo, bem como alguns pressupostos da escrita criativa. Defende-se a ideia de que o aluno, ao deslocar o texto de um modelo para outro, precisa não apenas fazer adequações, mas também analisar criticamente o assunto do qual está tratando. |
Resumen: | Este artículo analiza el proceso de hibridación de los géneros textuales cuento y noticias, a partir de procesos creativos y en línea con la lectura crítica de textos periodísticos. Centrándose en la metodología desarrollada en el Curso de Lectura y Escritura: lectura crítica y escritura creativa en la Universidad de Brasilia, este estudio analiza cómo los estudiantes se transponen entre un género textual y otro (cuento y noticia), basado en la investigación de noticias relacionadas con casos de feminicidio denunciados por la prensa. Además, es discutida la definición de hibridación, así como con algunos presupuestos de escritura creativa. Defiende la idea de que, cuando los estudiantes mueven el texto de una plantilla a otra, no solo necesitan hacer ajustes, sino también analizar críticamente el tema que se está abordando. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) |
Licença: | (CC BY NC ND) - Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internacional. Fonte: https://rdu.unc.edu.ar/handle/11086/16803. Acesso em: 22 fev. 2021. |
Aparece nas coleções: | Trabalhos apresentados em evento |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.