http://repositorio.unb.br/handle/10482/40132
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_MaurílioBertazzoSchuquel.pdf | 7,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Paisagem, materialidade e performatividade : um estudo sobre o processo de criação |
Autor(es): | Schuquel, Maurílio Bertazzo |
Orientador(es): | Icle, Gilberto |
Assunto: | Artes cênicas Processo criativo Performatividade Materialidade Paisagens - arte |
Data de publicação: | 25-Fev-2021 |
Data de defesa: | 14-Set-2020 |
Referência: | SCHUQUEL, Maurílio Bertazzo. Paisagem, materialidade e performatividade: um estudo sobre o processo de criação. 2020. 102 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Esta dissertação reflete sobre a paisagem como possível noção operacional no processo criativo em Artes da Cena, por intermédio da relação entre a materialidade e a performatividade. Parte-se do entendimento de que a paisagem é um campo de força correlacional, de um todo e de uma tonalidade afetiva. Com efeito, os trabalhos de Gertrude Stein e de Robert Wilson são tomados para pensar a noção de paisagem como performatividade (não-referencial) e materialidade (formas em presença). Analisa-se, ainda, o processo do espetáculo quiero que todos me miren (2013), dirigido pelo autor durante o curso de graduação em Artes Cênicas, na Universidade Federal de Santa Maria, Brasil. Descreve-se e analisa-se uma cena, em particular, procurando dar a ideia de como o percurso de criação da obra ocorreu. Por fim, apresenta-se a noção de paisagem como contribuição para o entendimento do processo criativo em artes da cena na perspectiva de uma autonomização e um não-antropocentrismo, no qual o homem deixa de ser o centro para habitar com as coisas. |
Abstract: | This essay reflects on the landscape as a possible operational notion in the creative process in Performing Arts, through the relationship between materiality and performativity. It starts by understanding that the landscape is a field of correlational force, of a whole and of an affective tone. Indeed, the work of Gertrude Stein and Robert Wilson are taken to think about the notion of landscape as performativity (non-referential) and materiality (forms in presence). It is also analyzed the process of the performance quiero que todos miren (2013), directed by the author during his undergraduate course in Performing Arts, at the Universidade Federal de Santa Maria, Brazil. One scene is described and analyzed, in particular, trying to give an idea of how the work's creation path occurred. Finally, the notion of landscape is presented as a contribution to the understanding the creative process in performing arts from the perspective of autonomy and non-anthropocentrism, in which man ceases to be the center to inhabit with things. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) |
Informações adicionais: | Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2020. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.