Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/40134
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2020_IvanisedosReisChagas.pdf4,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Formação continuada em dança na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Autor : Chagas, Ivanise dos Reis
metadata.dc.contributor.email: vana.eape@gmail.com
Orientador(es):: Sales, Jonas de Lima
Assunto:: Dança - ensino
Formação continuada
Dança
Educação
Fecha de publicación : 25-feb-2021
Citación : CHAGAS, Ivanise dos Reis. Formação continuada em dança na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. 2020. 132 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumen : A presente dissertação é resultado de pesquisa que buscou pautar, documental e bibliograficamente, o conjunto de ações que contribuiu para o desenvolvimento e a consolidação da formação continuada de cursos na área de Dança na Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Para tal intento foi necessária a averiguação histórica do desenvolvimento da formação continuada na área de Dança para professores do quadro da SEEDF e dos debates sobre as ações políticas públicas, a criação e a implementação de legislação pelos órgãos governamentais responsáveis e instituições parceiras. Os cursos catalogados nos anais da EAPE ministrados pela pesquisadora e por outros formadores resultaram em interlocuções dos sujeitos envolvidos nesse processo e aplicação de projetos interventivos nas escolas públicas que foram registrados em atas documentais e auxiliaram na análise de dados desta dissertação. Os tópicos que a pesquisa se propôs a analisar ressaltam a importância da constante elaboração e execução de propostas de cursos, em consonância com os documentos que foram elaborados nesse percurso, contribuindo para o fortalecimento de ações de formação nessa esfera, e para o fazer pedagógico de professores cursistas, dando-lhes subsídios e contribuindo para a consolidação do ensino e aprendizagem da Dança na Educação Básica da SEEDF e para a constituição de uma escola pública referenciada na qualidade social.
Abstract: This present dissertation is the result of research that sought to inform, documentally and bibliographically, the set of actions that contributed to the development and consolidation of continuing education in dance in the Subsecretariat for Continuing Education of Education Professionals (EAPE) of the Secretariat of Education of the Federal District (SEEDF). For this purpose, it was necessary to do a historical investigation of the development of continuing education in the area of dance for teachers in the SEEDF and the debates on public policy actions, the creation and implementation of legislation by the responsible government agencies and the partner institutions. The courses cataloged in the annals of the EAPE llby the researcher and other trainers resulted in interlocutions of the subjects involved in this process and the application of interventional projects in public schools that were recorded in documentary minutes and helped in the analysis of data from this dissertation. The topics that the research proposed to analyze emphasize the importance of the constant elaboration and execution of course proposals, according to the documents that were elaborated in this path, contributing to the strengthening of training actions in this sphere, and to the pedagogical practice of course teachers, giving them subsidies and contributing to the consolidation of the teaching and learning of Dance in Basic Education of SEEDF and to the constitution of a public school referenced in social quality.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional em Artes, 2020.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/40134/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.