http://repositorio.unb.br/handle/10482/40202
Título: | Capacitação de tutores para estratégias de aprendizagem ativa nas áreas de STEM |
Autor(es): | Costa, Arthur Reichert Batista, Filipe Aziz Santos, Larissa Pereira da Costa Oliveira, Marcus Jessé Alves de Viane, Dianne Magalhães Silva, Jones Yudi Mori Alves da Cornelio, Emilly Meireles Braga Silva, Fernanda Rose Koide, Carla Maria Chagas e Cavalcante |
Assunto: | Oficinas pedagógicas Ciência Tecnologia Engenharia Matemática Programação com Arduino |
Data de publicação: | Dez-2020 |
Editora: | ABENGE |
Referência: | COSTA, Arthur Reichert et al. Capacitação de tutores para estratégias de aprendizagem ativa nas áreas de STEM. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA (COBENGE), 48.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, 3., 2020, Caxias do Sul. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2020. DOI: 10.37702/COBENGE.2020.3339. Disponível em: http://www.abenge.org.br/sis_artigo_doi.php?e=COBENGE&a=20&c=3339. |
Resumo: | Recentemente, percebe-se um aumento no número de trabalhos que abordam estratégias e métodos de aprendizagem ativa na área de educação em engenharia, relatando experiências realizadas em sala de aula. No entanto, poucas experiências abordam a importância do tutor, estudante de graduação, e de sua capacitação como facilitador nessas estratégias, bem diferente de um papel muitas vezes assumido de "disseminador de informações". O intuito deste trabalho é apresentar o planejamento de uma oficina de programação de microcontroladores para estudantes do Ensino Médio como parte de um projeto que estimula a universalização do aprendizado e a escolha de uma profissão nas áreas de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Estratégias de sala de aula invertida, aprendizado autônomo, uso de aplicativos e jogos são coadjuvantes do ensino-aprendizagem de programação com Arduino, introduzindo-se conceitos de circuitos, componentes eletrônicos, linguagens de programação, assim como o uso da plataforma de prototipagem eletrônica Arduino, por meio do uso de motores DC, circuitos e componentes eletrônicos como LEDs, ponte h e diferentes tipos de sensores. Nesta oficina, os estudantes de nível médio têm a oportunidade de escrever algoritmos, codificá-los em linguagem de programação, montar circuitos e conectá-los à plataforma Arduino, assim como verificar o funcionamento do hardware e software implementados. A proposta de execução da oficina é testada em um grupo de graduandos como parte de um treinamento de tutoria, em que estes assumem o papel dos aprendizes. Reflexões acerca das estratégias e métodos de aprendizagem ativa adotados e do papel do tutor são discutidas. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Exatas (IE) Departamento de Ciência da Computação (IE CIC) |
DOI: | 10.37702/COBENGE.2020.3339 |
Versão da editora: | http://www.abenge.org.br/sis_artigo_doi.php?e=COBENGE&a=20&c=3339 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos apresentados em evento |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.