Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Alan Ricardo da | - |
dc.contributor.author | Pellizzon, Nayara Donelli | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-12T17:26:47Z | - |
dc.date.available | 2021-03-12T17:26:47Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-12 | - |
dc.date.submitted | 2020-10-28 | - |
dc.identifier.citation | PELLIZZON, Nayara Donelli. Método para a definição dos limites de tolerância de peso de veículos com foco no uso de sistemas de pesagem em alta velocidade. 2020. 173 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40230 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Veículos com sobrecarga representam ameaças às operações do transporte rodoviário, acarretando riscos crescentes aos cidadãos e à economia de um país. A fiscalização de veículos comerciais pesados é reconhecida como um mecanismo capaz de coibir os atos infracionais relacionadas aos excessos de carga transportados. Dentre as diversas tecnologias existentes, voltadas à pesagem de veículos, os sistemas de pesagem em alta velocidade (HS-WIM) apresentam vantagens capazes de ampliar os níveis de eficiência, eficácia e efetividade requeridos por órgãos e entidades competentes, quando do desenvolvimento de atos de fiscalização. Entretanto, questões relativas à certificação de tais sistemas, pelas entidades metrológicas, configuram-se como um dos principais entraves à sua implementação. Nesse sentido, diante das hipóteses estabelecidas, o objetivo deste trabalho consistiu em propor um método para definir os limites de tolerância de peso de veículos comerciais pesados a partir do uso de métodos estatísticos de experimentação. A partir da aplicação do método, para o qual foram considerados três veículos, com até três grupos de eixos, identificaram-se os limites de tolerância máximos, mínimos e máximos absolutos relativos às medidas de PBT (Peso Bruto Total) e peso por grupos de eixos. Os limites máximos absolutos identificados foram: 13% (PBT), 20% (grupo de eixos 1), 20% (grupo de eixos 2) e 17% (grupo de eixos 3). Os testes t de Student e de Wilcoxon foram aplicados para se avaliar a situação de precisão dos três sistemas empregados quanto à estimativa das medidas de peso, a fim de verificar a adequabilidade dos limites de tolerância obtidos. Identificou-se que nenhum deles se encontrava absolutamente preciso, apontando por possíveis disfunções relacionadas aos erros intrínsecos e/ou devido a fatores externos. Os testes ANOVA e Kruskal-Wallis foram aplicados para avaliar a influência de diferentes parâmetros na estimativa das medidas de peso pelos sistemas HS-WIM. Identificou-se que devem ser observadas as configurações veiculares, em associação às variações de velocidade, bem como a adequabilidade geométrica e de desempenho das estruturas de pavimentos. Identificou-se, por fim, que as variações de temperatura devem ser observadas, a depender do tipo de estrutura de pavimento a ser utilizada para a composição do sistema HS-WIM. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Método para a definição dos limites de tolerância de peso de veículos com foco no uso de sistemas de pesagem em alta velocidade | pt_BR |
dc.title.alternative | Method for defining the weight accuracy limits of vehicles with focus on the use of high-speed weighing systems | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pesagem em movimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Veículos com sobrecarga | pt_BR |
dc.subject.keyword | Método estatístico de experimentação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Veículos comerciais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Otto, Gustavo Garcia | - |
dc.description.abstract1 | Overloaded vehicles pose threats to road transportation operations, increasing risks to citizens and to
the country’s economy. Heavy goods vehicles enforcement is recognized as a mechanism capable to
restrain infringement acts related to overload. Among the various existing technologies, aimed at
weighing vehicles, high-speed weighing systems (HS-WIM) have advantages capable of increasing
the efficiency, efficacy and effectiveness levels required by competent entities, when developing
enforcement acts. However, issues related to the certification of such systems, by metrological
entities, are configured as one of the main obstacles to their implementation. In this sense, in view of
the established hypotheses, the objective of this work was to propose a method to define weight
accuracy limits of heavy goods vehicles, based on the use of statistical experimental methods. From
the application of the method, where three vehicles were considered, with up to three axes groups, the
maximum, minimum and absolute maximum weight accuracy limits related to GVW (Gross Vehicle
Weight) and weight measurements by axle groups were identified. The absolute maximum limits were:
13% (GVW), 20% (axis group 1), 20% (axis group 2) and 17% (axis group 3). Student’s t and
Wilcoxon tests were applied to assess the accuracy of the three systems used in estimating weight
measurements and to verify the adequacy of the accuracy limits obtained. It was identified that none
of them were absolutely accurate, showing possible miscalibration related to intrinsic errors and/or due
to external factors. ANOVA and Kruskal-Wallis tests were applied to assess the influence of different
parameters on the estimation of weight measurements by HS-WIM systems. It was identified that the
vehicles configurations must be observed, in association with the speed variations, as well as the
geometric suitability and performance of the pavement’s structures, because it was found significant
differences between them. Finally, it was identified that temperature variations should also be
considered, depending on the type of pavement structure to be used for the composition of the HS-
WIM systems. | pt_BR |
dc.contributor.email | nayara_donelli@hotmail.com | pt_BR |
dc.contributor.email | nayara.pellizzon@dnit.gov.br | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Transportes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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