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2020_NayaraDonelliPellizzon.pdf4,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorSilva, Alan Ricardo da-
dc.contributor.authorPellizzon, Nayara Donelli-
dc.date.accessioned2021-03-12T17:26:47Z-
dc.date.available2021-03-12T17:26:47Z-
dc.date.issued2021-03-12-
dc.date.submitted2020-10-28-
dc.identifier.citationPELLIZZON, Nayara Donelli. Método para a definição dos limites de tolerância de peso de veículos com foco no uso de sistemas de pesagem em alta velocidade. 2020. 173 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40230-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020.pt_BR
dc.description.abstractVeículos com sobrecarga representam ameaças às operações do transporte rodoviário, acarretando riscos crescentes aos cidadãos e à economia de um país. A fiscalização de veículos comerciais pesados é reconhecida como um mecanismo capaz de coibir os atos infracionais relacionadas aos excessos de carga transportados. Dentre as diversas tecnologias existentes, voltadas à pesagem de veículos, os sistemas de pesagem em alta velocidade (HS-WIM) apresentam vantagens capazes de ampliar os níveis de eficiência, eficácia e efetividade requeridos por órgãos e entidades competentes, quando do desenvolvimento de atos de fiscalização. Entretanto, questões relativas à certificação de tais sistemas, pelas entidades metrológicas, configuram-se como um dos principais entraves à sua implementação. Nesse sentido, diante das hipóteses estabelecidas, o objetivo deste trabalho consistiu em propor um método para definir os limites de tolerância de peso de veículos comerciais pesados a partir do uso de métodos estatísticos de experimentação. A partir da aplicação do método, para o qual foram considerados três veículos, com até três grupos de eixos, identificaram-se os limites de tolerância máximos, mínimos e máximos absolutos relativos às medidas de PBT (Peso Bruto Total) e peso por grupos de eixos. Os limites máximos absolutos identificados foram: 13% (PBT), 20% (grupo de eixos 1), 20% (grupo de eixos 2) e 17% (grupo de eixos 3). Os testes t de Student e de Wilcoxon foram aplicados para se avaliar a situação de precisão dos três sistemas empregados quanto à estimativa das medidas de peso, a fim de verificar a adequabilidade dos limites de tolerância obtidos. Identificou-se que nenhum deles se encontrava absolutamente preciso, apontando por possíveis disfunções relacionadas aos erros intrínsecos e/ou devido a fatores externos. Os testes ANOVA e Kruskal-Wallis foram aplicados para avaliar a influência de diferentes parâmetros na estimativa das medidas de peso pelos sistemas HS-WIM. Identificou-se que devem ser observadas as configurações veiculares, em associação às variações de velocidade, bem como a adequabilidade geométrica e de desempenho das estruturas de pavimentos. Identificou-se, por fim, que as variações de temperatura devem ser observadas, a depender do tipo de estrutura de pavimento a ser utilizada para a composição do sistema HS-WIM.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMétodo para a definição dos limites de tolerância de peso de veículos com foco no uso de sistemas de pesagem em alta velocidadept_BR
dc.title.alternativeMethod for defining the weight accuracy limits of vehicles with focus on the use of high-speed weighing systemspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPesagem em movimentopt_BR
dc.subject.keywordVeículos com sobrecargapt_BR
dc.subject.keywordMétodo estatístico de experimentaçãopt_BR
dc.subject.keywordVeículos comerciaispt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoOtto, Gustavo Garcia-
dc.description.abstract1Overloaded vehicles pose threats to road transportation operations, increasing risks to citizens and to the country’s economy. Heavy goods vehicles enforcement is recognized as a mechanism capable to restrain infringement acts related to overload. Among the various existing technologies, aimed at weighing vehicles, high-speed weighing systems (HS-WIM) have advantages capable of increasing the efficiency, efficacy and effectiveness levels required by competent entities, when developing enforcement acts. However, issues related to the certification of such systems, by metrological entities, are configured as one of the main obstacles to their implementation. In this sense, in view of the established hypotheses, the objective of this work was to propose a method to define weight accuracy limits of heavy goods vehicles, based on the use of statistical experimental methods. From the application of the method, where three vehicles were considered, with up to three axes groups, the maximum, minimum and absolute maximum weight accuracy limits related to GVW (Gross Vehicle Weight) and weight measurements by axle groups were identified. The absolute maximum limits were: 13% (GVW), 20% (axis group 1), 20% (axis group 2) and 17% (axis group 3). Student’s t and Wilcoxon tests were applied to assess the accuracy of the three systems used in estimating weight measurements and to verify the adequacy of the accuracy limits obtained. It was identified that none of them were absolutely accurate, showing possible miscalibration related to intrinsic errors and/or due to external factors. ANOVA and Kruskal-Wallis tests were applied to assess the influence of different parameters on the estimation of weight measurements by HS-WIM systems. It was identified that the vehicles configurations must be observed, in association with the speed variations, as well as the geometric suitability and performance of the pavement’s structures, because it was found significant differences between them. Finally, it was identified that temperature variations should also be considered, depending on the type of pavement structure to be used for the composition of the HS- WIM systems.pt_BR
dc.contributor.emailnayara_donelli@hotmail.compt_BR
dc.contributor.emailnayara.pellizzon@dnit.gov.brpt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Transportespt_BR
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