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2020_SheleyCristinaCorreadaSilva.pdf5,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorSilva, Francisco Thiago-
dc.contributor.authorSilva, Sheley Cristina Corrêa da-
dc.date.accessioned2021-03-16T15:21:00Z-
dc.date.available2021-03-16T15:21:00Z-
dc.date.issued2021-03-16-
dc.date.submitted2020-11-16-
dc.identifier.citationSILVA, Sheley Cristina Corrêa da. Planejamento curricular e deficiência intelectual: um estudo de caso nos anos iniciais do ensino fundamental na rede pública de ensino do Distrito Federal. 2020. 257 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40244-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa traz como objetivo compreender o modo como o professor regente define e seleciona o currículo para estudantes com deficiência intelectual. O estudo foi realizado por meio da análise do processo de construção e de preenchimento do instrumento Formulário de Registro das Adequações Curriculares (FAC), cuja utilização se dá no âmbito da rede pública de ensino do Distrito Federal. Esse planejamento refere-se às modificações de níveis e natureza específicos para cada tipo de estudante, respeitando-se suas particularidades identitárias. Nesse sentido, foi dada prioridade à Deficiência Intelectual, cuja complexidade nas modificações é maior, já que se concentram nas adaptações metodológica e curricular. Para alcançar os objetivos desta investigação, foram utilizados questionários e entrevistas para captar as impressões dos profissionais do ambiente escolar ligados ao preenchimento do FAC e para descobrir qual sua utilidade na realização do trabalho do docente. Além disso, a análise de documentos foi realizada como forma de buscar informações complementares para a caracterização do ambiente da pesquisa e da atuação dos principais envolvidos. As fontes documentais escolhidas foram o Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição escolar, os FAC já preenchidos dos estudantes com Deficiência Intelectual matriculados na escola, além de documentos normativos e regulatórios utilizados pelos profissionais dos Serviços de Apoio à Aprendizagem (SAA) na concretização da Inclusão Escolar. A abordagem qualitativa foi a metodologia de pesquisa adequada para realização desta tarefa, na qual foi utilizado como procedimento o Estudo de Caso (YIN, 2001) de uma instituição pública que atende estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental do Distrito Federal. Para tanto, a pesquisa sustenta-se no referencial teórico concernente aos dois eixos que a compõem. Os estudos de Apple (2006), McKernan (2009), Sacristán (2017), Saviani (2013) e Silva (2011) foram utilizados para fundamentar o Eixo de Currículo e Organização do trabalho pedagógico. Além disso, as pesquisas de Carvalho (2008), Freire (1996), Mantoan (2003) e Tunes (2007) oferecem o aporte teórico para o Eixo Inclusão Escolar e Deficiência Intelectual. A partir da questão “de que forma se dá o preenchimento do ‘Formulário de Registro das Adequações Curriculares’ para estudantes com Deficiência Intelectual, realizado pelo professor regente? ” buscou-se confrontar os pressupostos, dos quais se destaca a falta de compreensão do docente sobre alguns campos do formulário, além da sua função na promoção da Inclusão Escolar. Como decorrência desta pesquisa, destaca-se a necessidade de reformulação do registro do planejamento curricular para os estudantes com Deficiências, Transtorno do Espectro Autista e/ou com Altas Habilidades/Superdotação e de desburocratização desses tipos de documentos para que se tornem uma ferramenta de acompanhamento do desenvolvimento escolar dos estudantes. Apresentam-se, então, dois produtos técnicos resultantes das análises propostas. O primeiro deles é a proposta de um curso de formação continuada para os docentes sobre o planejamento curricular para estudantes com Deficiência Intelectual. O segundo se trata da proposição de um instrumento de registro que retrate as reais possibilidades do estudante com Deficiência Intelectual e que contribua para o acompanhamento e a continuidade do seu desenvolvimento ao longo dos anos de escolarização.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePlanejamento curricular e deficiência intelectual : um estudo de caso nos anos iniciais do ensino fundamental na rede pública de ensino do Distrito Federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAdequação curricularpt_BR
dc.subject.keywordCurrículo educacionalpt_BR
dc.subject.keywordDeficiência intelectualpt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordPessoas com deficiência intelectual - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino públicopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research aims to understand the way in which the conducting teacher defines and selects the curriculum for students with intellectual disabilities. The study was carried out by analyzing the process of construction and filling in the Curriculum Adequacy Registration Form (CARF) instrument, which is used within the public school system in the Federal District. The study was carried out by analysis of the process of construction and filling in the Curriculum Adequacy Registration Form (CARF) instrument, whose usage is given within the public school system in the Federal District. This planning refers to changes in specific levels and nature for each type of student, respecting their identity particularities. In this sense, priority was given to Intellectual Disability, whose complexity in modifications is greater, since they focus on methodological and curricular adaptations. To achieve the objectives of this investigation, questionnaires and interviews were used to capture the impressions of professionals in the school environment linked to the filling of the FAC and to find out what their usefulness in carrying out the teacher's work. Furthermore, the analysis of documents was carried out as a way to seek complementary information to characterize the research environment and the performance of the main participants. The documentary sources chosen were the Pedagogical Political Project (PPP) of the school institution, the CARFs already filled in by students with Intellectual Disabilities enrolled in the school, in addition to normative and regulatory documents used by the professionals of the Support Services for Learning (SSL) in the implementation of the School Inclusion. The qualitative approach was the appropriate research methodology to carry out this task, in which it was used, as procedure, the Case Study (YIN, 2001) of a public institution that serves students in the early years of Elementary and Middle Schools in the Federal District. Therefore, the research is sustained on the theoretical reference concerning the two axes that compose it. The studies by Apple (2006), McKernan (2009), Sacristán (2017), Saviani (2013) and Silva (2011) were used to support the Axis of Curriculum and Organization of pedagogical work. In addition, the research by Carvalho (2008), Freire (1996), Mantoan (2003) and Tunes (2007) offer the theoretical support for the School Inclusion and Intellectual Disability Axis. Based on the question “How does the ‘Curriculum Adequacy Registration Form’ for students with Intellectual Disabilities is filled by the conducting teacher?” we sought to confront the assumptions, of which highlight the lack of understanding of the teacher about some fields of the form, in addition to their role in promoting School Inclusion. As a result of this research, the need to reformulate the registration of curricular planning is highlighted for students with Disabilities, Autism Spectrum Disorder and/or with High Skills/Giftedness and reducing the bureaucracy of these types of documents, so that they become a monitoring tool of the school development of the students. Then, two technical products resulting from the proposed analyzes are presented. The first of them is the proposal for a continuing education course for teachers on curriculum planning for students with Intellectual Disabilities. The second is the proposal of a recording instrument that portrays the real possibilities of students with Intellectual Disabilities and that contributes to the monitoring and continuity of their development throughout the years of schooling.pt_BR
dc.contributor.emailmailto:sheleycorrea@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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