Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/40263
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_RosângeladaVitoriaNascimento.pdf3,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O trabalho da coordenação pedagógica na formação continuada de professores em serviço
Autor(es): Nascimento, Rosângela da Vitória
E-mail do autor: rosangelavitoria.n@gmail.com
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Escola
Trabalho pedagógico
Coordenação pedagógica
Professores - formação continuada
Data de publicação: 19-Mar-2021
Referência: NASCIMENTO, Rosângela da Vitória. O trabalho da coordenação pedagógica na formação continuada de professores em serviço. 2020. 157 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente estudo objetivou desvelar o trabalho da coordenação pedagógica na formação continuada de professores em serviço, tendo como cenário uma escola pública do Ensino Fundamental do Distrito Federal. O aspecto central aqui exposto se refere ao espaço e tempo da coordenação, com os momentos de formação continuada docente na escola. Nesse contexto, surgiram as seguintes questões de pesquisa: Quem é o coordenador da escola? Como se dá a atuação do coordenador pedagógico na escola da SEEDF? Como acontece a formação continuada docente no espaço escolar? Em face dessas interrogações, a fundamentação teórica se reportou nas recentes contribuições de autores como Carvalho (2017); Dantas (2007); Imbernón (2009, 2010); Libâneo (2012, 2018); Nóvoa (2002); Placco e Almeida (2012); Vasconcellos (2019) entre outros. Metodologicamente, este trabalho adotou a abordagem qualitativa concretizada por técnicas como: pesquisa documental, observação direta no espaço e tempo da coordenação, entrevista semiestruturada com os coordenadores pedagógicos e aplicação de questionários com os professores. As análises de dados ocorreram sob orientação da Análise de Discurso Crítica (ADC) embasada em Fairclough (2001); Magalhães, Martins e Resende (2017) e Resende e Ramalho (2006). Os resultados revelaram que a mediação dos coordenadores é essencial para promover o trabalho coletivo e auxiliar os docentes na tomada e no encaminhamento de ações, bem como na organização geral do trabalho pedagógico da escola. A unidade escolar assegura o espaço e tempo da coordenação coletiva de sistematização e firme produtividade pedagógica, o que envolve reconhecimento de estímulo à renovação pedagógica. As conclusões apontaram para a valorização da coordenação pedagógica no espaço e tempo da escola pela troca entre pares, pela articulação com a formação coletiva e com projetos de trabalho que encaminham avanços na atuação pedagógica dos coordenadores, constituindo, portanto, a formação continuada em serviço. É preciso institucionalizar a carreira do coordenador pedagógico no Distrito Federal, de modo a torná-la perene e valorizada. Com isto a escola poderá se estabelecer como espaço de consolidação dos processos de ensino e aprendizagem e, principalmente, de formação continuada de professores.
Abstract: This study aimed to reveal the work of the pedagogical coordinator in the continuing education of in-service teachers, against the backdrop of a public elementary school in the Federal District. The central aspect exposed here refers to the space and time of coordination, with moments of continuing teacher education at school. In this context, the following research questions arose: Who is the school coordinator? How is the pedagogical coordinator working at the SEEDF school? How does continuing teacher education happen in the school environment? In view of these questions, the theoretical foundation was reported with the recent contributions of authors such as Libâneo (2018, 2012), Vasconcellos (2019), Placco and Almeida (2012), Carvalho (2017), Nóvoa (2002), Dantas (2007), Imbernón (2009, 2010), among others. Methodologically, this work adopted a qualitative approach implemented by techniques such as: documentary research, direct observation in the space and time of coordination, semi-structured interviews with the pedagogical coordinators and application of questionnaires with teachers. Data analysis occurred under the guidance of Critical Discourse Analysis (CDA) based on Fairclough (2001), Magalhães, Martins and Resende (2017) and Resende and Ramalho (2006). The results revealed that the mediation of the coordinators is essential to promote collective work and assist teachers in taking and forwarding actions, as well as in the general organization of the school's pedagogical work. The school unit ensures the space and time of the collective coordination of systematization and firm pedagogical productivity, which involves recognition of stimulating pedagogical renewal. The conclusions pointed to the appreciation of pedagogical coordination in the space and time of the school by the exchange between peers, by articulation with collective training and with workprojects that direct advances inthepedagogicalperformance of the coordinators, thus constituting continuing education in service. Therefore, it is necessary to institutionalize the careerof the pedagogical coordinator in the Federal District, in order to make it perennial and valued. Thus, the school can be established as a space for consolidating the processes of teaching and learning and, especially, for continuing education of teachers.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.