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dc.contributor.advisorRibeiro, José Mauro Barbosa-
dc.contributor.authorBarbosa, Visleine Reis-
dc.date.accessioned2021-03-22T14:14:38Z-
dc.date.available2021-03-22T14:14:38Z-
dc.date.issued2021-03-22-
dc.date.submitted2020-10-05-
dc.identifier.citationBARBOSA, Visleine Reis. Contribuições do Teatro do Oprimido na construção de uma cultura de paz na escola da UNIRE (Unidade de internação do Recanto das Emas). 2020. 99 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40276-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho refere-se à utilização das práticas pedagógicas do Teatro do Oprimido com jovens internos do Sistema Socioeducativo, estudantes na Escola da Unidade de Internação do Recanto das Emas no Distrito Federal, protagonistas de situações violentas no convívio social e no ambiente escolar. Essa pesquisa propõe observar e refletir acerca de experiências teatrais realizadas no período de 2017 a 2019 e suas contribuições para uma pedagogia humanista que se apoia no conceito de Cultura de Paz na escola com base no Caderno Orientador – Convivência Escolar e Cultura de Paz na Escola da Secretaria de Educação do Distrito Federal. A experiência didática/metodológica dialoga com Augusto Boal, Michael Foucault e Paulo Freire buscando romper com o silêncio desses que necessitam de uma escuta sensível para uma possível quebra das amarras condicionais oriundas de uma cultura de ressocialização pautada no controle, no medo, no julgamento diário e na opressão. Como resultado espera-se que o ensino da arte com base no Teatro do Oprimido, oportunize ao estudante o seu reconhecimento enquanto sujeito se conectando ao processo de mediação de conflitos. Foram utilizadas metodologias de valorização das narrativas corporais e orais na ressignificação do espaço de convívio escolar, refletindo em outros espaços dentro da Unidade e fora dela. Em termos de impactos educativos as ações desenvolvidas apontam possíveis caminhos na utilização dos métodos de Boal, desconectando o teatro como experiência do planejamento curricular para uma abordagem interventiva dentro do contexto escolar na Socioeducação.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleContribuições do teatro do oprimido na construção de uma cultura de paz na escola da UNIRE (Unidade de internação do Recanto das Emas)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordUnidades de internaçãopt_BR
dc.subject.keywordTeatro do Oprimidopt_BR
dc.subject.keywordSocioeducaçãopt_BR
dc.subject.keywordArte e educaçãopt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.description.abstract1The present work refers to the use of the pedagogical practices of the Theater of the Oppressed with young interns from the Socio-educational System, students at the School of the Retention Unit of Recanto das Emas in the Federal District, protagonists of violent situations in social life and in the school environment. This research proposes to observe and reflect on the theatrical experiences carried out in the period from 2017 to 2019 and their contributions to a humanistic pedagogy that is based on the concept of Culture of Peace at school based on the Guiding Book - Convivência Escolar e Cultura de Paz na Escola (School Coexistence and Culture of peace at School) by Federal District Education Secretariat. The didactic / methodological experience dialogues with Augusto Boal, Michael Foucault and Paulo Freire seeking to break with the silence of those who need a sensitive listening for a possible break of the conditional bonds arising from a culture of resocialization based on control, fear, judgment daily life and oppression. As a result, it is expected that the art teaching based on the Theater of the Oppressed, will provide the student with its recognition as a subject connecting to the conflict mediation process. Methodologies for valuing body and oral narratives were used to redefine the school social space, reflecting in other spaces within the Unit and outside it. When it comes to educational impacts, the actions developed point to possible paths in the use of Boal's methods, disconnecting the theater as an experience of curricular planning for an interventionist approach within the school context in Socioeducation.pt_BR
dc.contributor.emailvisleinereis@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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