Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Martínez Barrios, Vicente | - |
dc.contributor.author | Cruz, Rodrigo de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-22T15:45:42Z | - |
dc.date.available | 2021-03-22T15:45:42Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-22 | - |
dc.date.submitted | 2020-10-28 | - |
dc.identifier.citation | CRUZ, Rodrigo de Almeida. Trabalho das durações: a pintura entre a espessura e o tempo. 2020. 448 f. il. Tese (Doutorado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40282 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente tese se insere no contexto da pesquisa em arte e possui como especificidade central a figura do artista-pesquisador, cuja tarefa se resume à tentativa de dar corpo teórico e reflexivo a uma experiência geralmente vinculada e decorrente de uma produção artística de sua própria autoria. No nosso caso, a experiência a qual se quer dar corpo está ligada indissociavelmente a uma produção pictórica, assim como aos percalços e encontros que a tornaram possível e definiram os seus rumos. Um desses encontros, talvez o mais decisivo, se deu em 2015 na ocasião da exposição Um trágico nos trópicos, retrospectiva da obra de Iberê Camargo realizada no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília. Não só a influência da obra desse artista fora marcante em nossa trajetória, como também a reflexão em torno de algumas questões que a permeiam, dentre as quais: a relação entre forma e matéria, tradição e memória, tempo e gesto. A questão da espessura (profundidade real) e da fatura pictórica, aspectos que em Iberê adquirem contornos únicos na História da Arte, se tornaram, não obstante, alvos de nossas reflexões, perpassando desde a criação de um conjunto de trabalhos (o título desta tese se deve à série Pinturas de duração [2017- ]), até o mergulho na produção teórica sobre tais assuntos em autores como Yve-Alain Bois (1952- ) e Hubert Damisch (1928- 2017). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Trabalho das durações : a pintura entre a espessura e o tempo | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processos pictóricos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escritos de artista | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pintura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes visuais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Camargo, Iberê, 1914-1994 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present thesis is inserted in the context of research in art and has as a central specificity
the figure of the researcher-artist, whose task is summari-zed in the attempt to give theoretical
and reflective body to a linked experience resulting frequently from an artistic production of his
own author-ship. In our case, the experience to be embodied is inextricably linked to a pictorial
production, as well as the setbacks and encounters that made it possible and defined its
directions. One of these meetings, perhaps the most decisive, took place in 2015 on the
occasion of the exhibition Um trágico nos trópicos, a retrospective of Iberê Camargo’s work held
at Centro Cultural Banco do Brasil, in Brasília. Not only was the influence, in a broader sense,
of this artist’s work remarkable in our trajectory, but also, the reflection around some issues that
permeate it, such as the relationship between form and matter, tradition and memory, time and
gesture. The question of thickness (real depth) and the pictorial production process, aspects
that in Iberê acquire unique outlines in the History of Art, have nevertheless become targets of
our reflections, ranging from the creation of a set of pictorial works (the title of this thesis is due
to the series Duration paintings [2017-]), until the dive in the theoretical production on such
subjects in authors as Yve-Alain Bois (1952- ) and Hubert Damisch (1928-2017). | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|