http://repositorio.unb.br/handle/10482/40354
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_DenniaPasqualieCabral.pdf | 1,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Usos e apropriações das mídias na Educação Física : a mediação midiatizada do currículo |
Otros títulos : | Uses and appropriations of the media in Physical Education : the mediated mediation of the curriculum |
Autor : | Cabral, Dennia Pasquali e |
Orientador(es):: | Lazzarotti Filho, Ari |
Assunto:: | Educação Física Mídias Currículo Saberes docentes |
Fecha de publicación : | 28-mar-2021 |
Data de defesa:: | 4-nov-2020 |
Citación : | CABRAL, Dennia Pasquali e. Usos e apropriações das mídias na Educação Física: a mediação midiatizada do currículo. 2020. 204 f., il. Tese (Doutorado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumen : | Ao trazer o campo da Educação Física para o centro da discussão sobre a cultura digital, com ênfase nos processos da integração curricular das mídias, esta tese buscou compreender os usos e apropriações das mídias no currículo modelado pelos professores de Educação Física diante dos saberes docentes. A princípio, fora aplicado um questionário semiestruturado aos professores de Educação Física na cidade de Goiânia, que suscitou análises por meio das categorias metodológica, crítica e expressiva da mídia- educação. Em seguida, um grupo de professores foi selecionado para a etapa de entrevista semiestruturada que auxiliou no aprofundamento sobre os saberes docentes na Educação Física perante as mediações midiáticas. Dentre os principais resultados, destaca-se que as mídias têm determinado de maneira instrumental o currículo modelado da Educação Física diante do escasso currículo apresentado aos professores para solucionar problemas práticos e pela histórica relação com o currículo prescrito para constituição da área. As mídias estabeleceram, por suas peculiaridades, como um meio de acesso às fontes dos saberes docentes, atravessando todos os seus tipos, porém, com mais ênfase ao saber- fazer em diferentes fases da carreira docente. Se anteriormente a Educação Física incorporava as técnicas dos movimentos corporais como parte essencial do saber-fazer docente, com os usos e apropriações das mídias há uma nova forma de domínio desse saber, onde essas mesmas técnicas não são mais vivenciadas exclusivamente pelo corpo físico, mas também por meio do virtual. Há uma mediação midiatizada entre a formalização curricular e os saberes docentes. |
Abstract: | By bringing the field of Physical Education to the center of the discussion about digital cultures, with an emphasis on the processes of curricular integration of the media, this thesis sought to understant the uses and appropriations of the media in the curriculum, in a specific phase, the modeled curriculum, which has as its essence the teaching knowledge. First, a semi-structured questionnarire was appplied to Physical Educadition teacher in the Goiânia, which analysis through the methodological, critical and expressive categories of Media-education. Then, a group of teachers was selected for the semi- structured interview stage, which helped to deepen the teaching knowledge in Physical Education in the face of media mediations. The main results highlighted that the media have instrumentally determined the modeled curriculum of Physical Education in the face of the scarce curriculum presented to teachers to solve practical problems and the historic relation with the prescribed curriculum wich constituted the area. The media established with its peculiarities, as a means of accessing the sources of teaching knowledge, crossing all its types, but with more emphasis on know-how when related to the phases of the teaching carrer and the knowledge of body practices. If Physical Education previously incorporated the techniques of body moviments as essential part of teaching know-how, with the uses and appropriations of the media there is a new way to mastering this knowledge, where these same techniques are no longer experienced by the physical body, but by the virtual. There is a mediatized mediation between curricular formalization and teaching knowledge. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Descripción : | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2020. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.