Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/40362
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_CamilaLimaMilhomem.pdf3,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAbreu, Lucijane Monteiro de-
dc.contributor.authorMilhomem, Camila Lima-
dc.date.accessioned2021-03-28T20:23:07Z-
dc.date.available2021-03-28T20:23:07Z-
dc.date.issued2021-03-28-
dc.date.submitted2020-11-25-
dc.identifier.citationMILHOMEM, Camila Lima. A gestão de riscos do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil – Proinfância. 2020. 152 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40362-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA construção de creches e pré-escolas financiadas pelo FNDE por meio do Programa Proinfância, é uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação e está diretamente relacionada com a Meta 1 – Educação Infantil, do Plano Nacional de Educação (PNE). Apesar de ser um Programa de amplitude nacional, consta com algumas falhas que foram identificadas ao longo deste trabalho. O objetivo desta pesquisa foi de investigar as etapas do gerenciamento de risco na gestão pública educacional e, mais especificamente, identificar os riscos do Programa Proinfância em todas as suas etapas (entre os anos de 2007 a 2019) classificando-os quanto a probabilidade de ocorrência e o seu impacto, além de analisar a percepção dos riscos do ponto de vista dos atores envolvidos. Com uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa), definiu-se a metodologia do Ministério do Planejamento, que utiliza o COSO (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission) para o gerenciamento de riscos, e foram realizadas entrevistas e aplicados questionários, além da coleta de dados documentais para a construção da matriz. Seguindo-se essa metodologia, foram analisados os dados e apresentado como resultado a matriz de riscos para o Programa Proinfância e feito uma explanação sobre a utilização da Metodologia BIM na construção de obras. A conclusão deste trabalho é que, com a adoção de um processo de gestão de riscos, é possível tomar decisões que possam impactar positivamente na conclusão das obras do Proinfância, alcançando a sua finalidade.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA gestão de riscos do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil – Proinfânciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordGestão de riscospt_BR
dc.subject.keywordPrograma Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância)pt_BR
dc.subject.keywordGestão públicapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The construction of daycare centers and preschools financed by the FNDE through the Proinfância Program, is one of the actions of the Education Development Plan (PDE), of the Ministry of Education and is directly related to Goal 1 - Early Childhood Education, of the National Plan Education (PNE). Despite being a nationwide Program, it has some flaws that were identified throughout this work. The objective of this research was to investigate the stages of risk management steps in public educational management and, more specifically, to identify the risks of the Proinfância Program in all its stages (between the years 2007 to 2019), classifying them according to the probability of occurrence and their impact, in addition to analyzing the perception of risks from the point of view of the actors involved. With a mixed approach (qualitative and quantitative), the methodology of the Ministry of Planning was defined, which uses COSO (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission) for risk management, and interviews and questionnaires were carried out, in addition to the collection of documentary data for the construction of the matrix. Following this methodology, the data were analyzed and the risk matrix for the Proinfância Program was presented as a result and an explanation was made of the use of the BIM Methodology in the construction of works. The conclusion of this work is that, with the adoption of a risk management process, it is possible to make decisions that can have a positive impact on the completion of the Proinfância works, reaching its purpose.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade UnB Planaltina (FUP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.