Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Abreu, Lucijane Monteiro de | - |
dc.contributor.author | Milhomem, Camila Lima | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-28T20:23:07Z | - |
dc.date.available | 2021-03-28T20:23:07Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-28 | - |
dc.date.submitted | 2020-11-25 | - |
dc.identifier.citation | MILHOMEM, Camila Lima. A gestão de riscos do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil – Proinfância. 2020. 152 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40362 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A construção de creches e pré-escolas financiadas pelo FNDE por meio do Programa Proinfância, é uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação e está diretamente relacionada com a Meta 1 – Educação Infantil, do Plano Nacional de Educação (PNE). Apesar de ser um Programa de amplitude nacional, consta com algumas falhas que foram identificadas ao longo deste trabalho. O objetivo desta pesquisa foi de investigar as etapas do gerenciamento de risco na gestão pública educacional e, mais especificamente, identificar os riscos do Programa Proinfância em todas as suas etapas (entre os anos de 2007 a 2019) classificando-os quanto a probabilidade de ocorrência e o seu impacto, além de analisar a percepção dos riscos do ponto de vista dos atores envolvidos. Com uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa), definiu-se a metodologia do Ministério do Planejamento, que utiliza o COSO (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission) para o gerenciamento de riscos, e foram realizadas entrevistas e aplicados questionários, além da coleta de dados documentais para a construção da matriz. Seguindo-se essa metodologia, foram analisados os dados e apresentado como resultado a matriz de riscos para o Programa Proinfância e feito uma explanação sobre a utilização da Metodologia BIM na construção de obras. A conclusão deste trabalho é que, com a adoção de um processo de gestão de riscos, é possível tomar decisões que possam impactar positivamente na conclusão das obras do Proinfância, alcançando a sua finalidade. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A gestão de riscos do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil – Proinfância | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão de riscos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão pública | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The construction of daycare centers and preschools financed by the FNDE through the Proinfância Program, is one of the
actions of the Education Development Plan (PDE), of the Ministry of Education and is directly related to Goal 1 - Early
Childhood Education, of the National Plan Education (PNE). Despite being a nationwide Program, it has some flaws that
were identified throughout this work. The objective of this research was to investigate the stages of risk management
steps in public educational management and, more specifically, to identify the risks of the Proinfância Program in all its
stages (between the years 2007 to 2019), classifying them according to the probability of occurrence and their impact, in
addition to analyzing the perception of risks from the point of view of the actors involved. With a mixed approach
(qualitative and quantitative), the methodology of the Ministry of Planning was defined, which uses COSO (Committee
of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission) for risk management, and interviews and questionnaires were
carried out, in addition to the collection of documentary data for the construction of the matrix. Following this
methodology, the data were analyzed and the risk matrix for the Proinfância Program was presented as a result and an
explanation was made of the use of the BIM Methodology in the construction of works. The conclusion of this work is
that, with the adoption of a risk management process, it is possible to make decisions that can have a positive impact on
the completion of the Proinfância works, reaching its purpose. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|