Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Ormezinda Maria | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Ivonete da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-28T23:18:57Z | - |
dc.date.available | 2021-03-28T23:18:57Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-28 | - |
dc.date.submitted | 2020-11-13 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Ivonete da Silva. Professor, onde está a sua voz? Como está a sua voz?: uma proposta de formação continuada. 2020. 189 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40372 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O professor, em seu trabalho cotidiano, necessita fundamentar o seu comportamento vocal, por
meio do conhecimento, para o uso consciente da própria voz. Ele será mais saudável quanto
mais conhecimento tiver das potencialidades e limitações do seu aparelho fonador. Para tanto
são necessárias ações educativas em prol da saúde do professor. Problemas de voz em
professores causam danos pessoais, profissionais, sociais e econômicos. A partir dessas
constatações e da nossa experiência na formação continuada de professores, surgiu o
seguinte problema: A formação continuada desenvolvida no curso “Usos e Desusos da Voz
Docente” é uma possibilidade para promover a saúde vocal do docente? Qual o impacto dessa
formação? Para a fundamentação teórica da voz orgânica e funcional, buscamos Mara Behlau
(2001, 2004), Mara Behlau e Paulo Pontes (1995), Silvia Pinho (1998, 2007), Léslie Ferreira
(2001,2007) dentre outros. A possibilidade formativa dialógica, reflexiva e participativa como
referência na voz de Demerval Saviani (2007, 2008,); Paulo Freire (1987,1999, 2006,); Antonio
Nóvoa (1992,1995); Gasparin (2012). O trabalho partiu de pesquisa-ação, baseada em
Thiollent (1998). Desenvolvemos um processo de pesquisa, em sua totalidade, sob a
perspectiva do professor da compreensão e da utilização da sua própria voz na docência. A
proposta foi realizada nos anos de 2016, 2017 e 2018 no Centro de Aperfeiçoamento dos
Profissionais de Educação do Distrito Federal (EAPE/SEEDF). Resultado: Os professores
participantes da formação no curso “Usos e desusos da voz docente”, quase em sua totalidade,
relataram um impacto positivo, como ação educativa dialógica, reflexiva e participativa,
levando-os a integrar elementos de cuidados com a voz na própria vida pessoal e profissional.
Sugeriram continuidade e ampliação do curso na SEEDF. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Professor, onde está a sua voz? Como está a sua voz? : uma proposta de formação continuada | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Voz | pt_BR |
dc.subject.keyword | Voz do professor | pt_BR |
dc.subject.keyword | Saúde vocal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação continuada | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The teacher, in his daily work, needs to base his vocal behavior, through knowledge for the
conscious use of his own voice. He will be healthier the more knowledge he has of the potential
and limitations of your phonator device. For this, educational actions are needed in favor of the
teacher’s health. Voice problems in teachers cause personal, professional, social and economic
damage. From these findings and our experience in continuing teacher education, the following
problem arose: Is the continuing training developed in the course “Uses and Disuse of the
Teaching Voice” a possibility to promote the vocal health of teachers? What is the impact of this
training? For the theoretical foundation of organic and functional voice, we sought Mara Behlau
(2001, 2004), Mara Behlau and Paulo Pontes (1995), Silvia Pinho (1998, 2007), Léslie Ferreira
(2001, 2007) among others. The dialogical, reflexive and participatory formative possibility as
reference in the voice of Demerval Saviani (2007, 2008); Paulo Freire (1987, 1999, 2006);
Antonio Nóvoa (1992, 1995); Gasparin (2012). The work started from action research, based on
Thiollent (1998). We developed a research process, in its entirety, from the perspective of the
teacher of understanding and the use of his own voice in teaching. The proposal was carried
out in 2016, 2017 and 2018 at the Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação
do Distrito Federal (EAPE/SEEDF). Result: The teachers participating in the training course
“Uses and disuse of the teaching voice”, almost in its entirety, reported a positive impact, as a
dialogical, reflexive and participatory educational action, leading them to integrate elements of
voice care into their own personal and professional life. They suggested continuity and
expansion of the course at SEEDF. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | El profesor, en su trabajo diario, necesita fundamentar su comportamiento vocal, por
medio del conocimiento, para el uso consciente de la propia voz. Él será más sano
cuanto más conocimiento tenga de las potencialidades y limitaciones de su aparato
fonador. Para ello son necesarias acciones educativas en favor de la salud del
profesor. Problemas de voz en profesores causan daños personales, profesionales,
sociales y económicos. Desde estas constataciones y de nuestra experiencia en la
formación continuada de los profesores, surgió el siguiente problema: La formación
continuada desarrollada en el curso “Usos y Desusos de la voz Docente” ¿es una
posibilidad para promover la salud vocal del docente? ¿Cuál es el impacto de esta
formación? Para el fundamento teórico de la voz orgánica y funcional, buscamos
Mara Behlau (2001, 2004), Mara Behlau y Paulo Pontes (1995), Silvia Pinho (1998,
2007), Léslie Ferreira (2001, 2007) entre otros. La posibilidad formativa dialógica,
reflexiva y participativa como referencia en la voz de Demerval Saviani (2007,
2008,); Paulo Freire (1987,1999, 2006); Antonio Nóvoa (1992,1995); Gasparin
(2012). El trabajo adviene de investigación-acción, basada en Thiollent (1998).
Desarrollamos un proceso de investigación, en su totalidad, desde el punto de vista
del profesor de la comprensión y de la utilización de su propia voz en la docencia. La
propuesta fue realizada en los años de 2016, 2017 y 2018 en el Centro de
Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação do Distrito Federal (EAPE/SEEDF).
Resultado: Los profesores participantes de la formación en el curso “Usos y Desusos
de la voz Docente”, case que en su totalidad, reportaron un impacto positivo, como
acción educativa dialógica, reflexiva y participativa, llevándoles a integrar elementos
de cuidados con la voz en la propia vida personal y profesional. Se propuso
continuidad y ampliación del curso en la Secretaria de Educación de Distrito Federal. | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:netysilv@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | - |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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