Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/40380
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MiraniceMoreiradaSilva.pdf6,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarroso, Eloisa Pereira-
dc.contributor.authorSilva, Miranice Moreira da-
dc.date.accessioned2021-03-29T13:57:27Z-
dc.date.available2021-03-29T13:57:27Z-
dc.date.issued2021-03-29-
dc.date.submitted2020-10-23-
dc.identifier.citationSILVA, Miranice Moreira da. Os sons da cidade: territorialidades e sociabilidades nos circuitos da micareta de Feira de Santana (1939-1985). 2020. 294 f., il. Tese (Doutorado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40380-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA tese em tela estuda o processo de territorialidade e sociabilidade de Feira de Santana a partir dos circuitos da micareta entre os anos de 1939 e 1985, buscando entender como os sons carnavalescos expressam e organizam a cidade. Partindo desse pressuposto, este estudo defende que a micareta é uma linguagem da cidade e que, a partir dos seus circuitos, é possível observar os projetos, conflitos e negociações na construção da cidade. A escolha do período deve-se ao fato de que a temporalidade estabelecida coincide com a consolidação da micareta enquanto a festa carnavalesca da cidade, bem como a consolidação do Axé music; recorte que corresponde a um Brasil republicano que alternou períodos democráticos e de exceção. Esse exercício historiográfico está ancorado em um corpus documental diverso: fontes impressas, jornais e revistas que circulavam à época, fontes orais e imagéticas, incluindo gravuras e fotografias. A leitura das fontes contou com o aporte teórico e metodológico dos estudos em História Cultural com foco nas questões do cotidiano, representações e práticas culturais urbanas. No presente estudo, procura-se estabelecer um debate interdisciplinar com outros campos do conhecimento, como a Geografia, Sociologia e a Linguística. Com base em conceitos dessas variadas áreas do conhecimento, a construção desta tese está voltada à compreensão de como a organização da micareta de Feira revela as representações e apropriações da cidade e seus projetos de sociedade.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOs sons da cidade : territorialidades e sociabilidades nos circuitos da micareta de Feira de Santana (1939-1985)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordCidadespt_BR
dc.subject.keywordSociabilidadespt_BR
dc.subject.keywordTerritorialidadespt_BR
dc.subject.keywordMicaretapt_BR
dc.subject.keywordFeira de Santana (BA)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The thesis on screen studies the territoriality and sociability process that Feira de Santana amongst years of 1939 and 1985, seeking to understand how carnival songs express and organize the city. Starting from this assumption, this study argues that micareta is a language of the city and that, from its circuits, it is possible to observe the projects, conflict and negotiations in the construction of the city. The choice of period is due to the fact that temporality established coincide with the consolidation of micareta while the carnival party of the city, as well as the consolidation of Axé music; that corresponds to a republican Brazil that alternated democratic an exception period. That historiographic exercise is anchored in a diverse documentary corpus: printed sources, newspaper, magazines that circulated at the time, oral and imagery sources, including etchings and photographs. The reading of the sources had the theoretical and methodological input of studies in Cultural History focusing on daily life, representation and urban cultural practices. In the present research, I seek to establish an interdisciplinary debate with other areas knowledge, such as Geography, Sociology and linguistic. Based on concept of these various areas of knowledge, the construction of this thesis is focused on understanding how organization Feira’s micareta reveal the representations and appropriantions of the city and its society projects.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de História (ICH HIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.