Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Curvello, João José Azevedo | - |
dc.contributor.author | Monteiro, Eduardo Bentes | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-29T18:06:07Z | - |
dc.date.available | 2021-03-29T18:06:07Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-29 | - |
dc.date.submitted | 2020-11-19 | - |
dc.identifier.citation | MONTEIRO, Eduardo Bentes. Fotografia e comunicação: Apontamentos epistemológicos para um objeto comunicacional. 2020. 188 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40387 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho trata da fotografia como objeto comunicacional. Seu objetivo é
responder a uma questão recorrente sobre o estatuto da fotografia: Qual o lugar da
fotografia na Comunicação? Entre os obstáculos encontrados destaca-se a
escassez de referências bibliográficas, análises teóricas ou pesquisas que
coloquem em discussão o estatuto comunicacional da fotografia. As fontes hoje
disponíveis têm outras referências e, em sua grande maioria, partem ou discutem
o estatuto artístico da fotografia, sendo, portanto, pouco apropriadas às questões
da Comunicação. A estratégia metodológica adotada, mais que procurar fornecer
uma resposta que reflita uma posição própria, optou por seguir dois caminhos.
Primeiramente, foram explorados os aportes da história da fotografia, onde a
instauração de seu uso como meio de comunicação (carte de visite, cartão postal,
panorama etc.) aponta sentidos que escapam à questão da Arte. Depois, já no
campo das proposições conceituais, a pesquisa buscou resgatar os trabalhos
teóricos nos quais a fotografia seja o tema central e esteja relacionada à
comunicação social. A análise dos textos de Walter Benjamin, Roland Barthes,
Marshall McLuhan, Jean Baudrillard, Lev Manovich e Fred Ritchin, que constituem
o corpus do trabalho de análise, mostrou a formação de uma tradição de
pensamento na qual elementos comunicacionais – embora dispersos e nem
sempre requisitados como tal – permitem situar a fotografia no espaço
epistemológico da Comunicação. Esta afirmação se apoia na análise do tratamento
dado a questões como a reprodutibilidade técnica, a retórica da imagem, as
transformações do espaço-tempo, a existência de novo regime de signos e as
implicações técnicas e deontológicas da aplicação da nova tecnologia digital à
imagem. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Fotografia e comunicação : Apontamentos epistemológicos para um objeto comunicacional | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Epistemologia da comunicação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fotografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | História da fotografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria da comunicação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Martino, Luiz Claudio | - |
dc.description.abstract1 | This work approaches photography as a communicational object. It aims to answer
one of photography’s statute most recurring questions: What is photography’s place
in Communication? Among the obstacles were encountered, the scarcity of
bibliographic references, theoretical analysis or research that put photography’s
communicational statute in debate. The source material available today have
different references and, most of the time, are based or debate the artistic statute of
photography, making them less relevant to the discussion of the Communication’s
questions. The methodological strategy adopted, rather than seeking to provide an
answer that reflects its own position, it follows two lines of approach. First, we
explored the contributions of the history of photography where the role as a
communication medium (carte-de-visite, postcard, panorama etc.) indicates
photography’s meanings beyond those of the Arts. Past that and in the field of
conceptual propositions this research sought to bring to light the theoretical works
that place photography as the central theme and relate it to the Communication
Science. The analysis of the works of Walter Benjamin, Roland Barthes, Marshall
McLuhan, Jean Baudrillard, Lev Manovich and Fred Ritchin comprise the corpus of
the analytical debate and showcase the formation of a traditional thought in which
communicational elements, although not always seen as such and dispersed, allow
us to place photography in the epistemological field of Communication. This
statement provides support for the analysis of the treatment given to issues such as
technical reproducibility, image rhetoric, space-time transformations, a new regime
of signs and as technical and deontological implications of the new digital image
technology. | pt_BR |
dc.contributor.email | bentes@unb.br | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Comunicação (FAC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|