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Title: Fotografia e comunicação : Apontamentos epistemológicos para um objeto comunicacional
Authors: Monteiro, Eduardo Bentes
metadata.dc.contributor.email: bentes@unb.br
Orientador(es):: Curvello, João José Azevedo
Coorientador(es):: Martino, Luiz Claudio
Assunto:: Epistemologia da comunicação
Fotografia
História da fotografia
Teoria da comunicação
Issue Date: 29-Mar-2021
Citation: MONTEIRO, Eduardo Bentes. Fotografia e comunicação: Apontamentos epistemológicos para um objeto comunicacional. 2020. 188 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Abstract: Este trabalho trata da fotografia como objeto comunicacional. Seu objetivo é responder a uma questão recorrente sobre o estatuto da fotografia: Qual o lugar da fotografia na Comunicação? Entre os obstáculos encontrados destaca-se a escassez de referências bibliográficas, análises teóricas ou pesquisas que coloquem em discussão o estatuto comunicacional da fotografia. As fontes hoje disponíveis têm outras referências e, em sua grande maioria, partem ou discutem o estatuto artístico da fotografia, sendo, portanto, pouco apropriadas às questões da Comunicação. A estratégia metodológica adotada, mais que procurar fornecer uma resposta que reflita uma posição própria, optou por seguir dois caminhos. Primeiramente, foram explorados os aportes da história da fotografia, onde a instauração de seu uso como meio de comunicação (carte de visite, cartão postal, panorama etc.) aponta sentidos que escapam à questão da Arte. Depois, já no campo das proposições conceituais, a pesquisa buscou resgatar os trabalhos teóricos nos quais a fotografia seja o tema central e esteja relacionada à comunicação social. A análise dos textos de Walter Benjamin, Roland Barthes, Marshall McLuhan, Jean Baudrillard, Lev Manovich e Fred Ritchin, que constituem o corpus do trabalho de análise, mostrou a formação de uma tradição de pensamento na qual elementos comunicacionais – embora dispersos e nem sempre requisitados como tal – permitem situar a fotografia no espaço epistemológico da Comunicação. Esta afirmação se apoia na análise do tratamento dado a questões como a reprodutibilidade técnica, a retórica da imagem, as transformações do espaço-tempo, a existência de novo regime de signos e as implicações técnicas e deontológicas da aplicação da nova tecnologia digital à imagem.
Abstract: This work approaches photography as a communicational object. It aims to answer one of photography’s statute most recurring questions: What is photography’s place in Communication? Among the obstacles were encountered, the scarcity of bibliographic references, theoretical analysis or research that put photography’s communicational statute in debate. The source material available today have different references and, most of the time, are based or debate the artistic statute of photography, making them less relevant to the discussion of the Communication’s questions. The methodological strategy adopted, rather than seeking to provide an answer that reflects its own position, it follows two lines of approach. First, we explored the contributions of the history of photography where the role as a communication medium (carte-de-visite, postcard, panorama etc.) indicates photography’s meanings beyond those of the Arts. Past that and in the field of conceptual propositions this research sought to bring to light the theoretical works that place photography as the central theme and relate it to the Communication Science. The analysis of the works of Walter Benjamin, Roland Barthes, Marshall McLuhan, Jean Baudrillard, Lev Manovich and Fred Ritchin comprise the corpus of the analytical debate and showcase the formation of a traditional thought in which communicational elements, although not always seen as such and dispersed, allow us to place photography in the epistemological field of Communication. This statement provides support for the analysis of the treatment given to issues such as technical reproducibility, image rhetoric, space-time transformations, a new regime of signs and as technical and deontological implications of the new digital image technology.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Comunicação (FAC)
Description: Tese (doutorado)—Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, 2020.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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