Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Souza, Rodrigo Matos de | - |
dc.contributor.author | Mata, Maria Luiza da Silveira Melo | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-31T15:29:51Z | - |
dc.date.available | 2021-03-31T15:29:51Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-31 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-01 | - |
dc.identifier.citation | MATA, Maria Luiza da Silveira Melo. Internacionalização em casa : oportunidades e desafios em programas de pós-graduação da UnB.2020. 105 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40406 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O conhecimento não conhece fronteiras. Jamais essa frase fez tanto sentido. Soluções de classe
mundial advêm da colaboração entre pessoas de línguas, cores, raças, nações de toda parte do
globo. A tecnologia em grande parte facilitou esse processo, permitindo que as fronteiras se
desintegrassem ainda que não tenhamos sequer saído de casa. O presente trabalho foi
construído a partir do paradigma da internacionalização em casa. Tendo como pano de fundo os
programas de pós-graduação da Universidade de Brasília, investiga o impacto das estratégias
de internacionalização em casa desenvolvidas por esta instituição, apontando as principais
oportunidades e desafios na busca pela excelência acadêmica. Trata-se de uma pesquisa de
abordagem qualitativa, bibliográfica, que conta como bases de dados fundamentais documentos
institucionais e indicadores contidos na principal plataforma brasileira de qualificação acadêmica
de programas de pós-graduação – a CAPES. Quanto ao referencial teórico, a pesquisa se
norteou pelo aprofundamento dos conceitos envolvidos na internacionalização em casa, ao
mesmo tempo em que discute a questão da excelência acadêmica nos programas de pós-
graduação. Nesse sentido, foram avaliados os indicadores de produção acadêmica de enfoque
internacional, bem como as políticas de internacionalização postas em prática pelos programas
de pós-graduação da área de ciências humanas da UnB. Itens como oferta de disciplinas em
língua estrangeira, atividades extracurriculares com estímulo à internacionalização, mobilidade
virtual e colaboração online com instituições estrangeiras, página eletrônica em língua
estrangeira, processo seletivo que permita a participação de discentes estrangeiros e estratégias
para apropriação do conhecimento adquirido pelo discente ou docente após o retorno ao país
foram critérios utilizados a fim de mapear o quão próximos da internacionalização em casa cada
um dos programas estudados se encontra. Os principais achados com referência às estratégias
de internacionalização em casa utilizadas no último quadriênio dão conta de que, em grande
parte, a instituição se estrutura a partir de um documento único de políticas de
internacionalização. Este, ainda jovem, datado de 2018, começa agora, em 2020, a colher seus
primeiros frutos, resultado que se comprova a partir de dados de referência a respeito do ingresso
de docentes e discentes estrangeiros nos cursos avaliados, oferta e recepção de pesquisadores,
participação dos programas em publicações e eventos acadêmicos internacionais, dentre outros.
A pesquisa aponta, ainda, achados importantes quanto aos desafios latentes no estabelecimento
de uma política mais consistente, seja na adoção de estratégias para reter o conhecimento
adquirido na internacionalização ou na desvinculação entre a temática do programa de pós-
graduação e sua capacidade em se internacionalizar. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Internacionalização em casa : oportunidades e desafios em programas de pós-graduação da UnB | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Internacionalização em casa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pós-graduação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão da educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Knowledge knows no frontiers. This phrase has never made so much sense. World-class
solutions come from the collaboration between people of languages, colors, races, nations from
all over the globe. Technology has largely facilitated this process, allowing borders to disintegrate
even though we haven't even left home. This work was built from the paradigm of
internationalization at home. Using as background the graduate programs of the University of
Brasilia, it investigates the impact of the internationalization strategies at home developed by this
institution, pointing out the main opportunities and challenges in the search for academic
excellence. This is a qualitative, bibliographic research that counts institutional documents and
indicators contained in the main Brazilian platform for academic qualification of postgraduate
programs - CAPES as fundamental databases. As for the theoretical framework, the research
was guided by the deepening of the concepts involved in internationalization at home, while
discussing the issue of academic excellence in graduate programs. This way, the academic
production indicators with an international focus were evaluated, as well as the
internationalization policies implemented by the postgraduate programs in the humanities area of
the University of Brasilia. Items such as the provision of foreign language courses, extracurricular
activities that encourage internationalization, virtual mobility and online collaboration with foreign
institutions, an electronic page in a foreign language, a selection process that allows the
participation of foreign students and strategies for appropriating the knowledge acquired by the
student or teacher after returning to the country were criteria used in order to map how close to
internationalization at home in each of the studied programs is. The main findings found with
reference to the internationalization strategies at home used in the last four years show that, in
large part, the institution is structured based on a single document of internationalization policies.
This, still young, dated 2018, now begins, in 2020, to reap its first fruits, a result that is proven
from reference data regarding the admission of foreign professors and students in the evaluated
courses, offer and reception of researchers, participation of programs in international academic
publications and events, among others. The research also points out important findings regarding
the latent challenges in the establishment of a more consistent policy, whether in the adoption of
strategies to retain the knowledge acquired in internationalization or in the disconnection between
the theme of the graduate program and its ability to internationalize. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|