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Título: Internacionalização em casa : oportunidades e desafios em programas de pós-graduação da UnB
Autor(es): Mata, Maria Luiza da Silveira Melo
Orientador(es): Souza, Rodrigo Matos de
Assunto: Internacionalização em casa
Pós-graduação
Política pública
Gestão da educação
Universidade de Brasília
Data de publicação: 31-Mar-2021
Referência: MATA, Maria Luiza da Silveira Melo. Internacionalização em casa : oportunidades e desafios em programas de pós-graduação da UnB.2020. 105 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O conhecimento não conhece fronteiras. Jamais essa frase fez tanto sentido. Soluções de classe mundial advêm da colaboração entre pessoas de línguas, cores, raças, nações de toda parte do globo. A tecnologia em grande parte facilitou esse processo, permitindo que as fronteiras se desintegrassem ainda que não tenhamos sequer saído de casa. O presente trabalho foi construído a partir do paradigma da internacionalização em casa. Tendo como pano de fundo os programas de pós-graduação da Universidade de Brasília, investiga o impacto das estratégias de internacionalização em casa desenvolvidas por esta instituição, apontando as principais oportunidades e desafios na busca pela excelência acadêmica. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, bibliográfica, que conta como bases de dados fundamentais documentos institucionais e indicadores contidos na principal plataforma brasileira de qualificação acadêmica de programas de pós-graduação – a CAPES. Quanto ao referencial teórico, a pesquisa se norteou pelo aprofundamento dos conceitos envolvidos na internacionalização em casa, ao mesmo tempo em que discute a questão da excelência acadêmica nos programas de pós- graduação. Nesse sentido, foram avaliados os indicadores de produção acadêmica de enfoque internacional, bem como as políticas de internacionalização postas em prática pelos programas de pós-graduação da área de ciências humanas da UnB. Itens como oferta de disciplinas em língua estrangeira, atividades extracurriculares com estímulo à internacionalização, mobilidade virtual e colaboração online com instituições estrangeiras, página eletrônica em língua estrangeira, processo seletivo que permita a participação de discentes estrangeiros e estratégias para apropriação do conhecimento adquirido pelo discente ou docente após o retorno ao país foram critérios utilizados a fim de mapear o quão próximos da internacionalização em casa cada um dos programas estudados se encontra. Os principais achados com referência às estratégias de internacionalização em casa utilizadas no último quadriênio dão conta de que, em grande parte, a instituição se estrutura a partir de um documento único de políticas de internacionalização. Este, ainda jovem, datado de 2018, começa agora, em 2020, a colher seus primeiros frutos, resultado que se comprova a partir de dados de referência a respeito do ingresso de docentes e discentes estrangeiros nos cursos avaliados, oferta e recepção de pesquisadores, participação dos programas em publicações e eventos acadêmicos internacionais, dentre outros. A pesquisa aponta, ainda, achados importantes quanto aos desafios latentes no estabelecimento de uma política mais consistente, seja na adoção de estratégias para reter o conhecimento adquirido na internacionalização ou na desvinculação entre a temática do programa de pós- graduação e sua capacidade em se internacionalizar.
Abstract: Knowledge knows no frontiers. This phrase has never made so much sense. World-class solutions come from the collaboration between people of languages, colors, races, nations from all over the globe. Technology has largely facilitated this process, allowing borders to disintegrate even though we haven't even left home. This work was built from the paradigm of internationalization at home. Using as background the graduate programs of the University of Brasilia, it investigates the impact of the internationalization strategies at home developed by this institution, pointing out the main opportunities and challenges in the search for academic excellence. This is a qualitative, bibliographic research that counts institutional documents and indicators contained in the main Brazilian platform for academic qualification of postgraduate programs - CAPES as fundamental databases. As for the theoretical framework, the research was guided by the deepening of the concepts involved in internationalization at home, while discussing the issue of academic excellence in graduate programs. This way, the academic production indicators with an international focus were evaluated, as well as the internationalization policies implemented by the postgraduate programs in the humanities area of the University of Brasilia. Items such as the provision of foreign language courses, extracurricular activities that encourage internationalization, virtual mobility and online collaboration with foreign institutions, an electronic page in a foreign language, a selection process that allows the participation of foreign students and strategies for appropriating the knowledge acquired by the student or teacher after returning to the country were criteria used in order to map how close to internationalization at home in each of the studied programs is. The main findings found with reference to the internationalization strategies at home used in the last four years show that, in large part, the institution is structured based on a single document of internationalization policies. This, still young, dated 2018, now begins, in 2020, to reap its first fruits, a result that is proven from reference data regarding the admission of foreign professors and students in the evaluated courses, offer and reception of researchers, participation of programs in international academic publications and events, among others. The research also points out important findings regarding the latent challenges in the establishment of a more consistent policy, whether in the adoption of strategies to retain the knowledge acquired in internationalization or in the disconnection between the theme of the graduate program and its ability to internationalize.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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