Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Karnikowski, Margô Gomes de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Souza, Mariana Rocha de | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-31T15:40:30Z | - |
dc.date.available | 2021-03-31T15:40:30Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-31 | - |
dc.date.submitted | 2020-11-27 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Mariana Rocha de. Ambiente Escolar para Maturidade : Estudo, análise e recomendações para as salas de aula. 2020. 81 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologias em Saúde) — Universidade de Brasília, Ceilândia, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40408 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | INTRODUÇÃO: A educação é reconhecida como um direito fundamental e assim deve ser
garantida em todas as fases da vida, incluído a velhice. Na atualidade iniciativas buscam
ampliar o acesso dos idosos a educação, sendo que muitas destas ocorrem em ambientes das
Instituições de Educação Superior. Neste contexto, a acessibilidade é elemento fundamental
para proporcionar a participação efetiva dos idosos nos ambientes de ensino e aprendizagem
nas modalidades presencial e remota. A presente pesquisa objetivou analisar os parâmetros
de acessibilidade dos ambientes de educação direcionados a idosos nas modalidades de
ensino presencial e remota frente as especificidades desta população etária. MÉTODO:
Trata-se de estudo com caraterística mista, com revisão integrativa e pesquisa de campo e
elaboração de recomendações de parâmetros para as dimensões de acessibilidade
considerando as especificidades dos idosos. A revisão integrativa foi realizada conforme
Souza e colaboradores, 2010 e a pesquisa de campo foi transversal e observacional. Para a
elaboração das recomendações foram utilizadas as especificidades sensoriais e motoras
relatadas na literatura científica. Para as perspectivas e plantas arquitetônicas foi utilizado os
programas AutoCAD 2020, SketchUp 2020 e Adobe Photoshop 2020. RESULTADO: As
recomendações atuais para ambientes educativos presentes na literatura não incluíam as
especificidades dos idosos, não havendo recomendações específicas para esta população
etária, em nenhuma das modalidades de ensino. As Instituições de Educação Superior
pesquisadas não cumprem com os critérios de acessibilidade das recomendações atuais, tais
como nenhuma possuía mobiliário permitisse seu uso atendendo necessidade de diferentes
usuários e apenas uma cumpria com fatores bioclimáticos. Recomendações de acessibilidade
específicas para idosos, bem como planta baixa arquitetônica de ambiente de ensino
aprendizagem na modalidade presencial e remota contemplando as recomendações
elaboradas, encontra-se descritas no trabalho. CONCLUSÃO: Os parâmetros de
acessibilidade contentes nas recomendações atuais para ambiente de ensino e aprendizagem
não contemplam os idosos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ambiente escolar para maturidade : estudo, análise e recomendações para as salas de aula | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ambiente de ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Idosos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | INTRODUCTION: Education is recognized as a fundamental right and must therefore be
guaranteed at all stages of life, including old age. Currently, initiatives seek to expand the
access of the elderly to education, many of which occur in environments of Higher Education
Institutions. In this context, accessibility is a fundamental element to provide effective
participation of the elderly in teaching and learning environments in the face-to-face and
remote modalities. The present research aimed to analyze the accessibility parameters of the
education environments directed to the elderly in the modalities of face-to-face and remote
education in view of the specificities of this age population. METHOD: This is a study with
mixed characteristics, with an integrative review and field research and the elaboration of
parameter recommendations for the dimensions of accessibility considering the specificities
of the elderly. The integrative review was carried out according to Souza and collaborators,
2010 and the field research was transversal and observational. Sensory and motor
specificities reported in the scientific literature were used to prepare the recommendations.
For the architectural plans and perspectives, the AutoCAD 2020, SketchUp 2020 and Adobe
Photoshop 2020 programs were used. RESULT: The current recommendations for
educational environments present in the literature did not include the specificities of the
elderly, with no specific recommendations for this age population, in any of the teaching
modalities. The Higher Education Institutions surveyed do not comply with the accessibility
criteria of the current recommendations, such as none had furniture to allow its use meeting
the needs of different users and only one met with bioclimatic factors. Specific accessibility
recommendations for the elderly, as well as architectural floor plans for a teaching and
learning environment in the face-to-face and remote modality, including the elaborated
recommendations, are described in the work. CONCLUSION: The accessibility parameters
contained in the current recommendations for the teaching and learning environment do not
include the elderly. | pt_BR |
dc.contributor.email | mariana.rocha@catolica.arq.br | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Ceilândia (FCE) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde | - |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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