http://repositorio.unb.br/handle/10482/4050
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2009_FlaviaPrisciladaSilvaBrasil.pdf | 1,85 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Efeitos da apresentação de material educativo para pacientes com diabetes mellitus tipo 2 sobre o conhecimento da enfermidade e a adesão ao tratamento |
Auteur(s): | Brasil, Flávia Priscila da Silva |
Orientador(es):: | Seidl, Eliane Maria Fleury |
Assunto:: | Diabetes Diabéticos Educação em saúde |
Date de publication: | avr-2009 |
Data de defesa:: | avr-2009 |
Référence bibliographique: | BRASIL, Flávia Priscila da Silva. Efeitos da apresentação de material educativo para pacientes com diabetes mellitus tipo 2 sobre o conhecimento da enfermidade e a adesão ao tratamento. 2009. 107 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
Résumé: | Pacientes diabéticos necessitam monitorar e regular um tratamento complexo que abrange um conjunto de habilidades, como o uso de adoçantes e/ou de medicamentos, dieta balanceada, mensurações glicêmicas e a prática regular de atividade física. Essas habilidades devem ser adquiridas e mantidas pelo paciente ao longo de sua vida, concorrendo com hábitos muitas vezes já instalados, como a ingestão de açúcar refinado, o sedentarismo e os padrões alimentares da própria família. Dentre as estratégias utilizadas para melhorar a adesão, pesquisas têm apontado a importância de ações educativas para informar e orientar os pacientes acerca da enfermidade e do tratamento. O estudo teve delineamento quase-experimental, com pré e pós-teste, e objetivou: (1) identificar o nível de conhecimento do paciente sobre o diabetes, o tratamento e as práticas relativas à atividade física, dieta e cuidados de saúde, antes e após intervenção educativa; (2) identificar os comportamentos de adesão acerca da atividade física, dieta e cuidados de saúde, na linha de base e no seguimento; (3) avaliar junto aos participantes a adequação do conteúdo da cartilha educativa. Na linha de base foram utilizados como instrumentos um roteiro de entrevista semi-estruturado, um teste para avaliar o nível de conhecimento sobre o diabetes, um inventário para identificar as condutas de adesão relativas à atividade física, dieta e cuidados de saúde. Logo após a avaliação da linha de base, na mesma sessão, foi feita a intervenção educativa que utilizou uma cartilha visando ampliar o conhecimento dos participantes acerca da doença e do tratamento. Ainda quanto aos procedimentos, cerca de dez dias após a intervenção, foi aplicado um roteiro de avaliação da cartilha; após trinta dias da aplicação deste roteiro, foram reaplicados o teste de conhecimentos e o inventário, no seguimento. Participaram da pesquisa quatro mulheres e oito homens portadores de diabetes tipo 2, de 25 a 68 anos (M=50; DP=10,17), usuários de dois serviços da rede pública, com tempo de diagnóstico que variou de um a doze meses. Os resultados do teste de conhecimentos indicaram que, após a atividade educativa, os escores do conjunto dos participantes aumentaram, observando-se diferença estatisticamente significativa nos três temas investigados. Na análise individual dos doze casos, os escores também aumentaram, indicando melhoria do conhecimento sobre os temas focalizados. Os participantes relataram um aumento, ainda que sutil, de comportamentos de adesão ao tratamento na fase de seguimento, com diferença significativa quanto à atividade física e à dieta. Os escores individuais apontaram o aumento ou manutenção dos comportamentos de adesão no seguimento em relação à linha de base, no entanto, apenas dois participantes obtiveram um aumento estatisticamente significativo dos escores médios: um em atividade física e outro em relação à dieta. Quanto à avaliação da cartilha, os relatos dos participantes indicaram satisfação com o conteúdo e forma, sem sugestões de mudanças. O estudo apontou que a atividade educativa foi relevante para a melhora do conhecimento e teve uma repercussão, mesmo que discreta, no incremento de comportamentos de adesão. O estudo aponta para a importância de se utilizar materiais gráficos específicos nas ações educativas em saúde e sinaliza a necessidade de mais pesquisas e de intervenções que promovam estratégias que favoreçam o autogerenciamento da doença. O reduzido número de participantes e a utilização do auto-relato como medida única do conhecimento e da adesão levam à necessidade de parcimônia quanto aos resultados obtidos no estudo.
_______________________________________________________________________________ ABSTRACT Diabetic patients need to monitor and regulate a complex treatment that involves a conjunct of new habits, like the use of sweeteners and/or medication, balanced diet, glycemic control and the regular practice of physical activity. These practices must be assumed and preserved by patients throughout their lives, fighting old habits, like refined sugar ingestion, sedentariness and dietary patterns of its own family. Among the strategies used to improve the adherence, researches point out the importance of educative actions to inform and orientate patients about the disease and its treatment. This study followed an quasi-experimental design, with pre and post tests, and aimed to: (1) identify the level of the patients knowledge on diabetes, the treatment and practices related to physical activity, diet and medication, before and after the educative intervention; (2) identify the adherence behaviors on physical activity, diet and medication, in the baseline and followup period; (3) evaluate with the participants the contents of the educative guideline. On the baseline a semi-structured interview, a test to evaluate the level of knowledge on diabetes and an inventory to identify the adherence behaviors related to physical activity, diet and medication were used as instruments. Soon after the baseline evaluation, at the same session, the educative intervention took place, using a guideline to broaden participants knowledge on the disease and its treatment. Still as to the procedures, about ten days after the intervention a script to evaluate the guideline was applied; after 30 days of this event, the knowledge test and the inventory were reapplied during the follow-up period. Four women and eight men participated on the research diabetes carriers type 2, from 25 to 68 years old (M=50; SD= 10,17), patients of two medical care services of public health clinics, with time of diagnosis varying from one to 12 months. The results of the knowledge test indicate that, after the educative activity, the scores of the group of participants were higher, with a significant statistical difference on the three subjects investigated. Analyzing individually the 12 cases, the scores were also higher, indicating a knowledge improvement on specifically focused subjects. The participants related an improvement, although subtle, of adherence behaviors to the treatment on the follow-up period, with significant difference as to the physical activity and diet. The individual scores pointed out the rise or maintenance of adherence behaviors on the follow-up period when compared to the baseline one. However, only two participants had a significant statistical rise of the medium scores: one on physical activity and the other on diet. As to the guideline evaluation, the participants reports indicated their satisfaction about its contents and form, with no suggestions of changes. The study also pointed out that the educative activity was relevant to improve knowledge and had a repercussion, although modest, on the increment of compliance behaviors. The study shows the importance of using specific graphical materials on educative actions on health and the need of more researches and interventions that promote strategies to allow the disease self-management. The reduced number of participants and the self-report technique as only measurement of knowledge and compliance demand for parsimony when analyzing the results obtained by this study. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2009. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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