Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/40547
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2020_AnaCarolinaCorrêaAlencar.pdf3,63 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.advisorRengifo-Herrera, Francisco José-
dc.contributor.authorAlencar, Ana Carolina Correa-
dc.date.accessioned2021-04-14T23:43:01Z-
dc.date.available2021-04-14T23:43:01Z-
dc.date.issued2021-04-14-
dc.date.submitted2020-12-16-
dc.identifier.citationALENCAR, Ana Carolina Correa. Dinâmicas triádicas entre cuidadores-objetos-crianças em situações educacionais e lúdicas sobre alimentação em uma escola de educação infantil do DF. 2020. 89 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40547-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA forma como as crianças expandem suas relações com a cultura, através da interação com os adultos, os objetos e os alimentos, são processos pouco debatidos. Por meio das relações triádicas (adulto-objeto-criança), a criança se abastece de significados culturais e sociais, que propiciam o seu acesso ao mundo e consequentemente, o seu desenvolvimento integral. Dessa forma, essa pesquisa teve como objetivo geral analisar as dinâmicas interativas, materiais e triádicas que emergem em situações educacionais e lúdicas sobre alimentação em uma escola de educação infantil do Distrito Federal e teve como objetivos específicos: descrever as práticas alimentares segundo as ações e falas presentes na relação cuidadores-objeto-criança nos momentos de alimentação; salientar o papel das atividades interativas e lúdicas sobre alimentação como um importante elemento nos processos de ensino e aprendizagem ao longo da Educação Infantil; analisar o produto técnico, o jogo infantil denominado “O que são?”, à luz dos resultados alcançados na pesquisa. A metodologia de pesquisa se desenvolveu através de um estudo descritivo, dividido em 3 fases: observação das refeições das crianças, atividade lúdica sobre alimentação e preparo de um suco. Diante da aplicação da pesquisa, foi possível desvendar as diferentes interações que ocorrem entre as crianças, os adultos, os objetos e os alimentos, por meio das falas, ações e aspectos metacomunicativos, ocorridas nos processos educacionais e de alimentação, de forma a considerar novas abordagens para os momentos de alimentação na escola, bem como se apropriar de conhecimentos e aspectos culturais acerca dos usos dos objetos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDinâmicas triádicas entre cuidadores-objetos-crianças em situações educacionais e lúdicas sobre alimentação em uma escola de educação infantil do DFpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordAlimentaçãopt_BR
dc.subject.keywordRelação triádicapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The way which children expand their relationships with culture, through interaction with adults, objects and food, are little discussed. Through triadic relations (adult-object-child), a child is supplied with cultural and social meanings, which provides his access to the world and, consequently, his integral development. Therefore, this research had as general objective analyze the interactive, material and triadic dynamics that emerge in educational and playful situations about food in an early childhood school in the Federal District and has as specific objectives: describe eating practices according to the actions and speeches present in the caregiver-object-child relationship at times of feeding; highlight the role of interactive and playful activities on food as an important element in the teaching and learning processes throughout Early Childhood Education; analyze the technical product, the children's game called “What are they?”, according to the results achieved in the research. The research methodology it comes to descriptive study, divided in 3 phases: observation of children’s meals, playful activity over food and preparation of a juice. Given the application of the research, it was possible to unveil the different interactions that occur between children, adults, objects and food, through speeches, actions and metacommunicative aspects, which occurred in the educational and food processes, in order to consider new approaches to school feeding moments, as well as to acquire knowledge and cultural aspects about the uses of objects.pt_BR
dc.contributor.emailmailto:anaccalencarr@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/40547/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.