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Título: A mulher, a negra e a estrangeira em Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie : representações pós-coloniais de gênero, raça e nacionalidade no mundo contemporâneo
Autor(es): Florindo, Marília Carolina de Moraes
E-mail do autor: moraesflorindo@gmail.com
Orientador(es): Schwantes, Cíntia Carla Moreira
Assunto: Literatura pós-colonial
Feminismo negro
Diáspora africana
Sexismo
Racismo
Imigrante
Adichie, Chimamanda Ngozi, 1977- crítica e interpretação
Data de publicação: 14-Abr-2021
Referência: FLORINDO, Marília Carolina de Moraes. A mulher, a negra e a estrangeira em Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie: representações pós-coloniais de gênero, raça e nacionalidade no mundo contemporâneo. 2020. 95 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a obra Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie, que conta a história de Ifemelu, uma jovem nigeriana que decide imigrar aos Estados Unidos. Lá, ela enfrenta diversas situações devido a sua condição de mulher negra e imigrante, natural de uma ex-colônia. Para essa análise, busca-se trazer a teoria pós-colonial sob a perspectiva da língua, literatura, gênero e raça, teorias do feminismo negro e de questões diaspóricas, além de utilizar a técnica de close reading, traduzida livremente por leitura minuciosa, para analisar a obra e compreender a trajetória da personagem e os motivos que fazem com que sua língua, sua pele, seus cabelos e toda sua existência sejam questionados e marcados pela diferença. Como resultado de pesquisa, percebe-se que isso ocorre porque os resquícios do colonialismo ainda persistem na sociedade, fato que Adichie buscou retratar em sua escrita. Ademais, considerando que a literatura detém um poder de representar a realidade e, assim, questionála, podendo gerar a transformação da sociedade, observa-se que a história de Ifemelu encontra eco em situações do cotidiano e por isso pode provocar a mudança e a contestação de uma realidade de opressão no mundo contemporâneo.
Abstract: This work aims to analyze the novel Americanah, by Chimamanda Ngozi Adichie, which tells the story about Ifemelu, a young Nigerian woman who decides to immigrate to the United States. There, she faces numerous situations because of her condition as a black immigrant woman, native to a former colony. To this analysis, the post-colonial theory is studied under the perspective of language, literature, gender and race, black feminist theories and diaspora theories, using the method of close reading to examine the book and understand the arc of the character and the reasons that make her language, her skin, her hair and all her existence be questioned and marked by the difference. As a result of the research, it is realized that all this occurs because vestiges of colonialism remain in the society, a fact that Adichie describes on her writing. Furthermore, considering the power of literature to represent the reality, thus, to confront it, making possible to transform it, it is noticed that Ifemelu’s story finds resemblance in everyday situations, and because of this, the book can induce to transformation and defiance to a reality of oppression in the contemporary world.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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