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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/40574
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Titre: Dança para arquivos : processos de criação em dança para diversos suportes
Auteur(s): Oliveira Neta, Laura Virgínia Moraes de
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília
Orientador(es):: Silva, Soraia Maria
Assunto:: Dança
Arquivos
Memória cultural
Suportes artísticos
Videodança
Date de publication: 19-avr-2021
Référence bibliographique: OLIVEIRA NETA, Laura Virgínia Moraes de. Dança para arquivos: processos de criação em dança para diversos suportes. 2020. 212 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Résumé: Dança para Arquivos é uma tese que propõe refletir sobre processos criativos nas instâncias da presença, da virtualidade e em ambas, para diferentes suportes. O que fica após a efemeridade da cena? Laura Virgínia se debruça sobre suas obras, cruzando as memórias que a constituíram como artista e difusora da arte da dança. A investigação se dá no âmbito da videodança, do arquivo e nos processos híbridos virtuais e presenciais. Os conceitos de Lepecki sobre arquivo, de Derrida sobre “Mal de Arquivo”, de Paul Riccouer sobre “Memória Feliz”, e “Artista-etc” de Basbaum, alinham-se aos métodos de criação de cada obra. O alcance da variedade de suportes, como dança, performance, escrita, vídeo, áudio, fotografia e arquivo, se dá no processo do projeto Entrecruzados (Brasília/ 2019). Divulgado quase em tempo real na rede, gerou desdobramentos e novos conteúdos inspirados no projeto gênese, demonstrando como o arquivo pode conter, em si, a informação e a sua própria transformação. Exploro processos criativos contínuos, registros, rastros de documentação e uma memória de inquietações.
Abstract: Dance for Archives is a thesis that intends to reflect on creative processes within the instances of presence, virtuality and both together, taylored for diverse platforms. What remains after the ephemerality of the scene? Laura Virginia examines her collection of works, crossing the memories which constituted her as an artist and a promoter of the art of dance. The research was carried out within the scope of the videodance, the archive and both virtual and in-person hybrid processes. Lepecki's concepts of archive, Derrida’s on Archives Fever, Paul Riccouer’s on Happy Memory and Basbaum's on Artist-etc, contribute to the creation methods for each one of her works. The extent of the variety of platforms, such as dance, performance, writing, video, audio, photography and archiving takes place in the project “Entrecruzados” (Criss-crossed. Brazil/ 2018). Disclosed almost in real time on the Internet, it generated ramifications and new contents inspired in the genesis project, demonstrating how the archive can comprise both information and its transformation. I explore continuous creative processes, records, documentation tracks and a memory of restlessness.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)
Description: Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2020.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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