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Título: Pedagogia teatral : Stanislavsky para docentes
Autor(es): Oliveira, Ana Catarina Franco Dantas de
E-mail do autor: mandapracatarina@gmail.com
Orientador(es): Bareicha, Paulo Sérgio de Andrade
Assunto: Pedagogia teatral
Teatro - educação
Sistema Stanislavsky
Teatro - estudo e ensino
Data de publicação: 20-Abr-2021
Referência: OLIVEIRA, Ana Catarina Franco Dantas de. Pedagogia teatral: Stanislavsky para docentes. 2020. 152 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo geral sistematizar uma experiência de ensino através dos ensinamentos de Konstantin Stanislavsky e dos exercícios teatrais do Diretor russo Mikhail Chumachenko. A dissertação dialoga com o conceito da Pedagogia Teatral; através dos diários de bordo dos alunos matriculados na disciplina Arte, Pedagogia e Cultura da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Busca-se sistematizar e compreender o processo de montagem do espetáculo "O pedido de casamento" da peça de Anton Chekhov. Para a análise dos diários, foi utilizada a técnica de análise do conteúdo de Laurence Bardin. As questões norteadoras para essa sistematização abordam a didática, o currículo e avaliação na disciplina. A pedagogia teatral é o tema central desta pesquisa qualitativa. Utiliza-se os círculos de atenção, o conceito de memória emotiva, o uso da partícula mágica "se", o trabalho de análise do texto, a atenção plena e a formação de grupo, aspectos fundamentais para a realização do trabalho e montagem da peça. A proposta pedagógica é composta por quinze aulas destinadas à formação de professores. A organização do trabalho pedagógico prevê a discussão sobre a parte curricular, didática e avaliativa do processo. Recomenda-se ao final, que pesquisas futuras continuem experimentando o Sistema Stanislavsky de outras maneiras.
Abstract: The present study aimed to systematize a teaching experience through the teachings of Konstantin Stanislavsky and the theatrical exercises of Russian Director Mikhail Chumachenko. This dissertation dialogues with the concept of Theater Pedagogy; through the bullet journal of students enrolled in the discipline of Art, Education and Culture at the Faculty of Education of the University of Brasília. It seeks to systematize and understand the process of production the show "The Wedding Proposal" of Anton Chekhov's play. For the analysis of the diaries, Laurence Bardin's content analysis technique was used. The guiding questions for this systematization address didactics, curriculum and evaluation in the discipline. Theatrical pedagogy is the central theme of this qualitative research. Attention circles, the concept of emotional memory, the use of the "if magic" particle, the text analysis work, mindfulness and group formation wereused. All of this aspects arefundamental for carrying out the work and the full production of the play. The pedagogical proposal consists of fifteen classes aimed at teacher training. The organization of the pedagogical work foresees a discussion on the curricular, didactic and evaluative part of the process. In the end, it is recommended that future research should continue to experiment Stanislavsky System in other ways.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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