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Título: Modelagem de princípios criativos : investigando a interação músico-computador por meio da improvisação melódica
Outros títulos: Modeling of creative principles : investigating musician-computer interaction through melodic improvisation
Autor(es): Leite, Daniel Lima Pantoja
E-mail do autor: pantojafluentemusic@gmail.com
Orientador(es): Mello, Carlos Eduardo Vianna de
Assunto: Sistemas interativos
Improvisação (Música)
Criação musical coletiva
Data de publicação: 22-Abr-2021
Referência: LEITE, Daniel Lima Pantoja. Modelagem de princípios criativos: investigando a interação músico-computador por meio da improvisação melódica. 2020. 65 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho é fruto de uma pesquisa em andamento consistindo em uma Revisão de Literatura sobre sistemas interativos entre músico e computador. Nos ateremos aos vieses de interfaces computacionais interativas, portanto, e à improvisação melódica. Objetivamos assim, a partir da proposição de um sistema interativo músico-computador, definir orientações elaboradas sobre ‘Princípios Criativos’ de Similaridade2 & Contraste3 e Cronos segundo Igor Stravinsky em sua Poética Musical em 6 Lições (1996) e o conceito de “Building Blocks” de John Zorn em seus sistemas composicionais coletivos, Game of pieces. Para tanto, estabelecemos tipos de Segmentação e Transformação, bem como critérios para avaliação, análise e comparação entre segmentos melódicos e sua posterior classificação em 6 níveis de similaridade e contraste numa régua contínua. Ao trabalharmos as técnicas de manipulação do material motívico, nos apoiamos, também, na obra Fundamentos de Composição Musical (2012) de Arnold Schoenberg. Partindo da biblioteca MuMRT (Musical Material Real Time), realizamos a modelagem a partir desses ‘Princípios Criativos’, averiguando a aplicabilidade do sistema proposto enquanto ferramenta composicional na interação com o computador, bem como em contextos coletivos de criação por meio da improvisação melódica. Partindo da proposição de práticas de criação musical coletiva, elaboramos abordagens de experimentação sistemática para o reconhecimento de gradientes dos parâmetros sonoros e aspectos formais do discurso musical. Como objetivos desta experiência, buscamos também, portanto, estimular a investigação musical criativa dos participantes, incentivando-os a compor instantaneamente, em grupo e por meio de processos improvisatórios. Assim, por meio de oficinas, realizadas entre 2011 e 2019 em instituições e festivais, bem como na disciplina “Oficina de criação e improvisação com instrumentos eletrônicos”, ofertada pelo Laboratório de tecnologia musical do Dep. de Música da UnB em 2019, constatamos resultados consistentes desta experimentação, uma vez que os participantes passam a agir e reagir musicalmente de forma mais consciente aos estímulos sonoros propostos no grupo e em relação à máquina. Também em relação ao desenvolvimento do programa, uma vez que pudemos averiguar a identificação entre Segmentadores, Transformadores, Blocos do Transformadores e níveis de Similaridade e Contraste dos possíveis OUTputs em relação aos INputs. Isto nos dá subsídio para o desenvolvimento do Gerenciador/ Inteligência do Sistema Interativo, uma vez que este será orientado a “escolher” OUTputs por meio da comparação entre segmentos melódicos transformados e o INput, orientados para um nível específico de Similaridade e Contraste em determinada Interação; sendo esta a etapa seguinte de implementação do programa.
Abstract: This work is the result of an ongoing research consisting of a Literature Review on interactive systems between musician and computer. We will stick to the biases of interactive computational interfaces, therefore, and to melodic improvisation. Thus, from the proposition of an interactive musician-computer system, we aim to define guidelines elaborated on 'Creative Principles' of Similarity5 & Contrast6 and Cronos according to Igor Stravinsky in his Musical Poetics in 6 Lessons (1996) and the concept of "Building Blocks" of John Zorn in his collective compositional systems, Game of pieces. For that, we have established types of Segmentation and Transformation, as well as criteria for evaluation, analysis and comparison between melodic segments and their subsequent classification in 6 levels of similarity and contrast in a continuous ruler. When working on the techniques for handling motivic material, we also rely on Arnold Schoenberg's work Fundamentals of Musical Composition (2012). Starting from the MuMRT library (Musical Material Real Time), we have performed the modeling based on these 'Creative Principles', investigating the applicability of the proposed system as a compositional tool in the interaction with the computer, as well as in collective contexts of creation through melodic improvisation. Starting from the proposition of collective music creation practices, we have elaborated systematic experimentation approaches for the recognition of gradients of sound parameters and formal aspects of musical discourse. As objectives of this experience, we also seek, therefore, to stimulate the creative musical investigation of the participants, encouraging them to compose instantly, in groups and through improvisational processes. Thus, through workshops, held between 2011 and 2019 in institutions and festivals, as well as in the discipline "Creation and improvisation workshop with electronic instruments", offered by the Music Technology Laboratory of the Music Department of UnB in 2019, we found consistent results of this experimentation, since the participants start to act and react musically in a more conscious way to the sound stimuli proposed in the group and in relation to the machine. Also in relation to the development of the program, since we were able to verify the identification between Segmenters, Transformers, Blocks of Transformers and levels of Similarity and Contrast of the possible OUTputs in relation to the INputs. This gives us support for the development of the Interactive System Manager / Intelligence, since it will be guided to "choose" OUTputs through the comparison between transformed melodic segments and INput, for a specific level of Similarity and Contrast for a given Interaction; this being the next stage of implementing the program.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Música (IdA MUS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Música
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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