http://repositorio.unb.br/handle/10482/40652
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Title: | A articulação entre o ensino e o aprendizado do sistema de escrita alfabética e da consciência fonológica no bloco inicial de alfabetização |
Authors: | Santos, Kelly Alves Rocha dos |
Orientador(es):: | Mendes, Solange Alves de Oliveira |
Assunto:: | Sistema de escrita alfabética Consciência fonológica Letramento - avaliação Ensino e aprendizagem Alfabetização |
Issue Date: | 26-Apr-2021 |
Data de defesa:: | 7-Dec-2020 |
Citation: | SANTOS, Kelly Alves Rocha dos. A articulação entre o ensino e o aprendizado do sistema de escrita alfabética e da consciência fonológica no bloco inicial de alfabetização. 2020. 191 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Abstract: | Esse estudo analisou a relação entre a apropriação do sistema de escrita alfabética e as habilidades de consciência fonológica no processo de alfabetização em duas turmas (1o e 2o anos) do Bloco Inicial de Alfabetização – BIA, em uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal. Teoricamente, está ancorado em Soares (2016; 2012) e Morais (2019; 2012), entre outros, no que concerne ao ensino de linguagem na alfabetização; em Mainardes (2007) e Lüdke (2001) para a discussão dos ciclos; em Chartier (2007) para o debate acerca das dimensões didática e pedagógica do trabalho docente, bem como em documentos de base legal (BRASIL, 2012;2013a) que enfocam os direitos de aprendizagem para o ciclo de alfabetização. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de acordo com Lüdke (2013) e André (2005). As técnicas de investigação adotadas foram a observação participante em 2019 (10 em cada uma das duas turmas acompanhadas); entrevista semiestruturada e diagnoses, objetivando apreender os perfis dos estudantes nos eixos de alfabetização e letramento. Para o tratamento dos dados, recorreu- se à análise de conteúdo temática de acordo com Bardin (2016) e Franco (2008). No concernente à análise das práticas pedagógicas, foi possível apreender pontos de aproximação e de distanciamento na rotina pedagógica, no ensino de alfabetização (propriedades do sistema de escrita alfabética e consciência fonológica), bem como no campo do letramento. Em se tratando da rotina, foi evidente a discrepância em proposições de brincadeiras/jogos de alfabetização na turma de 1o ano em contraposição à expressiva presença dessa alternativa didática no 2o. Em relação ao sistema de escrita e da consciência fonológica, as docentes investiram, expressivamente, em atividades de partição oral de palavras em sílabas, entretanto, não exploraram, sistematicamente, identificação e produção de rimas e aliterações. Enquanto a turma do 1o ano enfocou, essencialmente, as unidades linguísticas menores (letras, sílabas), a do 2o ano oportunizou a escrita e a leitura de sentenças/frases. Cabe salientar que a unidade linguística palavra se mostrou como padrão para ambas as turmas. No eixo do letramento, houve ausência do trabalho com gêneros textuais no grupo-classe do 1o ano, enquanto no 2o foi recorrente, ainda que a professora tenha monopolizado os momentos de leitura. Quanto às diagnoses empregadas, houve desempenhos semelhantes na escrita de palavras com sílabas canônicas (consoante + vogal), entretanto, em se tratando daquelas com maior complexidade, a turma de 2o ano se sobressaiu, o que sugere, de fato, uma progressão. Ficou notório o papel exercido pela consciência fonológica (rimas e aliterações) no avanço da apropriação do sistema de escrita alfabética, bem como uma maior estabilidade nas relações grafofônicas. As produções textuais indicaram que é pertinente desenvolver um trabalho mais articulado entre alfabetização e letramento nessa etapa da escolarização. Foi possível apreender, num geral, uma vinculação entre as escolhas didáticas e pedagógicas das docentes e os resultados obtidos por meio das diagnoses. |
Abstract: | This study analyzed the relationship between the appropriation of the alphabetic writing system and phonological awareness skills in the literacy process in two classes (1st and 2nd grades) of the Bloco Inicial de Alfabetização – BIA, in a public school of the Distrito Federal. Theoretically, it is anchored in Soares (2016; 2012) and Morais (2019; 2012), among others, with regard to language teaching in literacy; in Mainardes (2007) and Lüdke (2001) for the discussion of cycles; in Chartier (2007) for the debate on the didactic and pedagogical dimensions of teaching work, as well as in legal documents (Brazil, 2012-2013) that focus on learning rights for the literacy cycle. This is a qualitative research, according to Lüdke (2003) and André (2005). The research techniques adopted were participant observation in 2019 (10 in each of the two classes followed); semi-structured interview and diagnoses, aiming to apprehend the profiles of students in the axes of alphabetization and literacy. For the data processing, thematic content analysis was used according to Bardin (1977) and Franco (2008). Regarding the analysis of pedagogical practices, it was possible to apprehend points of approximation and distancing in the pedagogical routine, in literacy teaching (properties of the alphabetic writing system and phonological awareness), as well as in the field of literacy. When it comes to the routine, the discrepancy in the propositions of games/literacy games in the 1st grade class was evident in opposition to the expressive presence of this didactic alternative in the 2nd. In relation to the writing system and phonological awareness, the professors invested significantly in oral partitioning activities of words in syllables, however, they did not systematically explore the identification and production of rhymes and alliterations. While the first-year class focused essentially on the smaller language units (letters, syllables), the 2nd grade allowed the writing and reading of sentences/clauses. It should be noted that the linguistic unit word proved to be the standard for both classes. In the literacy axis, there was no work with textual genres in the class group of the 1st grade, while in the 2nd was recurrent, even though the teacher has monopolized the reading moments. As for the diagnoses used, there were similar performances in the writing of words with canonical syllables (consonant+vowel), however, when dealing with those with greater complexity, the 2nd grade class excelled, which suggest, in fact, a progression. The role played by phonological awareness (rhymes and alliterations) in advancing the appropriation of the alphabetic writing system was notorious, as well as greater stability in graphophonic relationship. The textual productions indicated that it is pertinent to develop a more articulated work between alphabetization and literacy in this stage of schooling. It was possible to apprehend, in general, a link between the didactic and pedagogical choices of the teachers and the results obtained through the diagnoses. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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