Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/40759
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_ParabensVoceReflexoes.pdf1,02 MBAdobe PDFView/Open
Title: “Parabéns pra você” : reflexões na quarentena sobre a transição de uma bebê para a creche
Other Titles: “Happy Birthday to You” : quarantine thoughts on a baby’s transition to the day care center
Authors: Müller, Fernanda
Assunto:: Bebês
Creches
Família
Socialização
Issue Date: 31-Dec-2020
Publisher: Universidade Federal do Paraná
Citation: MÜLLER, Fernanda. “Parabéns pra você”: reflexões na quarentena sobre a transição de uma bebê para a creche. Campos - Revista de Antropologia, Curitiba, v. 21, n. 2, p. 142-163, dez. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/cra.v21i2.74238. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/campos/article/view/74238. Acesso em: 03 maio 2021.
Abstract: Este artigo pretende oferecer algumas reflexões à Antropologia, ao explorar várias transições de uma bebê e de suas cuidadoras ao longo de seus primeiros dois anos de vida, como parte de um processo de socialização. Há uma forte dimensão de vínculo, uma vez que a autora é tia e madrinha da bebê. A reflexão é baseada em dados discursivos e audiovisuais produzidos pela avó e pela mãe, associados à observação participante. São acionadas teorias contemporâneas acerca da socialização que superam noções clássicas baseadas em continuidade/linearidade. A transição de família para a creche é considerada para demonstrar que o processo de socialização envolve um processo de mão dupla.
Abstract: This article intends to offer a contribution to Anthropology, since explores several transitions of a baby girl and her caregivers during her first two years of life, as part of a socialization process. There is a strong dimension of bonding, since the author is the baby’s aunt and godmother. The analysis is based on discursive and audiovisual data produced by the grandmother and mother, associated with participant observation. Contemporary theories on socialisation are considered to question classical notions based on continuity/linearity. The transition from family to day care center is considered to demonstrate the socialization involves a two-way process.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
Licença:: Revista Campos - DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL - Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Qualquer reprodução em outros veículos, desde que autorizados pelos/as autores/as, deverá dar os créditos correspondentes à Campos. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. (CC BY NC SA) Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Fonte: https://revistas.ufpr.br/campos/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 03 maio 2021.
DOI: http://dx.doi.org/10.5380/cra.v21i2.74238
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/40759/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.