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Título : Análise de políticas educacionais : os agentes de implementação em debate : uma tentativa aplicada aos institutos federais
Otros títulos : Análisis de las políticas educativas : los agentes de implementación en debate : aplicación a los institutos federales
Analysis of educational policies : agents of implementation in debate : to endeavor a federal institutes
Autor : Reis, Lívia Cristina Ribeiro dos
Castioni, Remi
Assunto:: Políticas educacionais
Fecha de publicación : nov-2014
Editorial : ReLePe
Citación : REIS, Lívia Cristina Ribeiro dos; CASTIONI, Remi. Análise de políticas educacionais: os agentes de implementação em debate: uma tentativa aplicada aos institutos federais. In: JORNADAS LATINOAMERICANAS DE ESTUDIOS EPISTEMOLÓGICOS EN POLÍTICA EDUCATIVA, 2., 2014, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: ReLePe, 2014. ISSN: 2358-3533. Disponível em: http://www.relepe.org/images/834.pdf.
Resumen : O texto problematiza perspectivas e metodologias empregadas nas pesquisas recentes, buscando identificar como os atores/agentes de implementação aparecem nas análises de políticas educacionais. No tocante às metodologias, apresentamos considerações relativas a duas tendências analíticas relevantes: o modelo “tradicional” de análise (agenda, formulação, implementação, avaliação) e a Abordagem do Ciclo de Políticas (contexto de influência, contexto da produção do texto e contexto da prática). Esta problematização tem como foco a análise da implementação dos Institutos Federais por meio dos seus diversos câmpus.
Abstract: El texto problematiza las perspectivas y metodologías empleadas en las investigaciones recientes buscando identificar la forma en que aparecen los actores/ agentes de aplicación de las políticas educativas. En cuanto a las metodologías, se presentan consideraciones relativas a dos tendencias analíticas relevante: el modelo "tradicional" de análisis (agenda, formulación, implementación, evaluación) y el enfoque del ciclo de políticas (contexto de influencia, contexto de la producción del texto y el contexto de la práctica). Este cuestionamiento se centra en el análisis de la aplicación de los Institutos Federales a través de sus diferentes campus.
Resumen: The text discusses perspectives and methodologies employed in recent research in order to identify how the actors / agents of implementation appear in the analysis of educational policies. Regarding methodology, we present two important considerations related to analytical trends: the "traditional" model of analysis (schedule, formulation, implementation, evaluation) and the Policy Cycle Approach (context of influence, the context of the production of the text and context of practice). This questioning is focused on the analysis of the implementation of the Federal Institutes through its various campi.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)
metadata.dc.relation.publisherversion: http://www.relepe.org/images/834.pdf
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