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Título: Reprodução em angiospermas e seu ensino para alunos surdos : uma proposta de sequência didática e vídeo bilíngue
Autor(es): Barros, Fernanda Aurea da Silva
E-mail do autor: nandasbarros24@gmail.com
Orientador(es): Gomes, Sueli Maria
Assunto: Sequência didática
Língua brasileira de sinais
Surdos - educação
Botânica - estudo e ensino
Data de publicação: 10-Mai-2021
Referência: BARROS, Fernanda Aurea da Silva. Reprodução em angiospermas e seu ensino para alunos surdos: uma proposta de sequência didática e vídeo bilíngue. 2020. 93 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O ensino de Botânica, ainda hoje, caracteriza-se como muito teórico e desestimulante para os estudantes, além de subvalorizado dentro do ensino de Ciências e Biologia. Dessa forma, os professores se veem com o desafio de elaborar estratégias e metodologias que estimulem a aprendizagem sobre as plantas a fim de superar essas dificuldades. Um desafio maior ainda é tornar o conhecimento botânico significativo para os estudantes surdos, pois a sua língua de conforto, a Língua Brasileira de Sinais (Libras), apresenta limitações que dificultam a comunicação e o entendimento de conteúdos tão específicos. Diante dessas e de outras adversidades encontradas em seu ensino, o presente trabalho exibe a produção de uma Sequência Didática (SD) e de um vídeo bilíngue, intitulado “Como uma planta gera outra planta? A reprodução nas angiospermas”, com vistas a promover a equidade no processo de ensino-aprendizagem de estudantes surdos em uma sala de aula inclusiva. Usando os princípios de estratégias de ensino para surdos, a SD foi elaborada a partir de critérios de caráter investigativo, atendendo às especificações dos documentos oficiais da nova Base Nacional Curricular Comum, que propõe trabalhar competências e habilidades científicas como a identificação de situações-problema, argumentação, investigação, interpretação de dados e comunicação. Estruturada em cinco aulas/módulos, ela propõe atividades que oportunizam a participação do estudante surdo no processo de ensino-aprendizagem de forma igualitária com o estudante ouvinte, permitindo seu protagonismo e autonomia. Por saber que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são importantes ferramentas no processo de ensino-aprendizagem dos surdos, a multimídia (vídeo) foi a estratégia escolhida para demonstrar o processo reprodutivo das angiospermas. O vídeo bilíngue foi produzido baseado nos princípios da teoria da Aprendizagem Multimídia de Mayer (2009), que propõe ao aprendiz, neste caso, o estudante, uma aprendizagem mais eficiente quando estimulados por imagens (estáticas ou dinâmicas) e palavras (escritas ou faladas) simultaneamente. Além do princípio multimídia, foram trabalhados os princípios da contiguidade espacial, da segmentação, da atenção dividida e da capacidade limitada, todos eles essenciais para atender os critérios da educação dos surdos. Como o principal canal de comunicação do surdo é o visual, a mídia elaborada é rica em imagens e animações que, agregadas à legenda em Libras, têm o intuito de promover a abstração do estudante com a atribuição de significados e a constituição de conceitos. Este estudo, além de apresentar os dois produtos, também traz o processo de construção de ambos, justificando todas as etapas envolvidas em sua elaboração, propondo atividades integrativas que podem ser trabalhadas em salas de aula inclusivas.
Abstract: The teaching of Botany is characterized as being very theoretical and uninteresting way for students. Didactic resources are scarce and few of them are Brazilian. In this context, teachers are faced with the challenge of developing some strategies and methodologies that stimulate learning about plants. A higher challenge for the teachers is to make botanical knowledge understandable for deaf students. The Brazilian Sign Language (Libras) is the comfort language of deaf students, which has limitations that difficult the communication and understanding of a such specific content. Faced of these and others adversities, the present work presents a Didactic Sequence (DS) and a bilingual video called “How does a plant generate another plant? Reproduction in angiosperms”. The principal goal of these two proposals were promote equity in the teaching-learning process for deaf students in an inclusive classroom. The DS was developed using teaching strategies for the deaf and investigative criteria, according the specifications of the Common National Curriculum Base. This base proposes to work scientific competences, as the identification of problem situation, argumentation, investigation, data interpretation and communication. The DS was structured in five classes/modules that give the deaf student the opportunity to participate in the teaching-learning process as a listening student, with protagonist and autonomy. The multimedia video was chosen as a strategy to demonstrate the reproductive process of angiosperms, because the Information and Communication Technologies (ICT) are very important tools in the teaching-learning process of the deaf. The bilingual video was produced based on the principles of Mayer's Multimedia Learning theory, which defends that learning is more efficient when images (static or dynamic) and words (written or spoken) occur simultaneously. Beside of the multimedia principle, it was also used the spatial contiguity, segmentation, divided attention and limited capacity principle. All of them are essential in the deaf education. Because the main deaf communication way is the visual, the media was elaborated using a lot of images and animations. The subtitles in Libras were added to the video, in order to promote the student's abstraction, the attribution of meanings and the constitution of concepts. The video used exclusively original images by the author and provided by botanical researchers. Additionally, the script of the video can also be used as a theoretical text. In this search, it was proposing the construction process of two didactic products, justifying each stage involved in their elaboration. Both products offer integrative activities and it can be used in inclusive classrooms, in the teaching process to the deaf and hearing students simultaneously.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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