Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Susane Rodrigues de | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Rebecca Maria Queiroga | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-11T01:26:44Z | - |
dc.date.available | 2021-05-11T01:26:44Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-10 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-18 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Rebecca Maria Queiroga. Tecnologias de gênero nas histórias a serem ensinadas: representações de Joana d’Arc nos livros didáticos de História (PNLD 2018). 2020. 123 f., il. Dissertação (Mestrado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40868 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem por objeto de estudo as representações de Joana d’Arc nas narrativas dos livros didáticos de História aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018 para o Ensino Médio. O corpus de análise é constituído de três livros didáticos: História, Sociedade & Cidadania, de Alfredo Boulos Júnior (2016, v. 1); #Contato História, de Adriana Machado Dias, Keila Grinberg e Marco Pellegrini (2016, v. 2); e Olhares da História – Brasil e Mundo, de Bruno Vicentino e Cláudio Vicentino (2016, v. 1). A análise das dimensões históricas, políticas, identitárias e pedagógicas destas representações encontra apoio teórico-metodológico nos estudos feministas e de gênero. Nas narrativas didáticas sobre a Guerra dos Cem Anos na Idade Média, Joana d’Arc aparece como figura lendária, extraordinária, heróica, santa, guerreira e de liderança, marcada por representações de gênero que sinalizam para as “tecnologias de gênero” engendradas nas histórias a serem ensinadas nas escolas brasileiras. Trata-se de representações que indicam, especialmente, possibilidades e limites identitários para as mulheres enquanto sujeitos históricos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Tecnologias de gênero nas histórias a serem ensinadas : representações de Joana d’Arc nos livros didáticos de História (PNLD 2018) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Joana d’Arc, 1431-1909 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Representações históricas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres | pt_BR |
dc.subject.keyword | Livros didáticos - avaliação educacional | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation aims to analyze the representations of Joan of Arc on History school books approved by the
2018 Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Our research corpus consists in three books: História,
Sociedade & Cidadania, from Alfredo Boulos Júnior (2016, v. 1); #Contato História, from Adriana Machado
Dias, Keila Grinberg and Marco Pellegrini (2016, v. 2); and Olhares da História – Brasil e Mundo, from Bruno
Vicentino and Cláudio Vicentino (2016, v. 1). The analysis of historical, political, identitarian and pedagogical
dimensions of these representations anchor in feminist and gender studies. On narratives of the One
Hundred Years War, Joan of Arc appears as a legendary figure, extraordinaire and heroic, a saint, a warrior
and a leader, branded in gender representations that point to “gender technologies”, carved in stories to be
taught in Brazilian schools. These are representations indicate, specially, identitarian possibilities and
boundaries to women as historical subjects. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de História (ICH HIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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