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Título : Tecnologias de gênero nas histórias a serem ensinadas : representações de Joana d’Arc nos livros didáticos de História (PNLD 2018)
Autor : Ribeiro, Rebecca Maria Queiroga
Orientador(es):: Oliveira, Susane Rodrigues de
Assunto:: Joana d’Arc, 1431-1909 - crítica e interpretação
Representações históricas
Mulheres
Livros didáticos - avaliação educacional
Fecha de publicación : 10-may-2021
Citación : RIBEIRO, Rebecca Maria Queiroga. Tecnologias de gênero nas histórias a serem ensinadas: representações de Joana d’Arc nos livros didáticos de História (PNLD 2018). 2020. 123 f., il. Dissertação (Mestrado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumen : Esta dissertação tem por objeto de estudo as representações de Joana d’Arc nas narrativas dos livros didáticos de História aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018 para o Ensino Médio. O corpus de análise é constituído de três livros didáticos: História, Sociedade & Cidadania, de Alfredo Boulos Júnior (2016, v. 1); #Contato História, de Adriana Machado Dias, Keila Grinberg e Marco Pellegrini (2016, v. 2); e Olhares da História – Brasil e Mundo, de Bruno Vicentino e Cláudio Vicentino (2016, v. 1). A análise das dimensões históricas, políticas, identitárias e pedagógicas destas representações encontra apoio teórico-metodológico nos estudos feministas e de gênero. Nas narrativas didáticas sobre a Guerra dos Cem Anos na Idade Média, Joana d’Arc aparece como figura lendária, extraordinária, heróica, santa, guerreira e de liderança, marcada por representações de gênero que sinalizam para as “tecnologias de gênero” engendradas nas histórias a serem ensinadas nas escolas brasileiras. Trata-se de representações que indicam, especialmente, possibilidades e limites identitários para as mulheres enquanto sujeitos históricos.
Abstract: This dissertation aims to analyze the representations of Joan of Arc on History school books approved by the 2018 Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Our research corpus consists in three books: História, Sociedade & Cidadania, from Alfredo Boulos Júnior (2016, v. 1); #Contato História, from Adriana Machado Dias, Keila Grinberg and Marco Pellegrini (2016, v. 2); and Olhares da História – Brasil e Mundo, from Bruno Vicentino and Cláudio Vicentino (2016, v. 1). The analysis of historical, political, identitarian and pedagogical dimensions of these representations anchor in feminist and gender studies. On narratives of the One Hundred Years War, Joan of Arc appears as a legendary figure, extraordinaire and heroic, a saint, a warrior and a leader, branded in gender representations that point to “gender technologies”, carved in stories to be taught in Brazilian schools. These are representations indicate, specially, identitarian possibilities and boundaries to women as historical subjects.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2020.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em História
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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