Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Dutra, Sergio Rizo | - |
dc.contributor.author | Santos, Leandro Monteiro | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-11T02:19:47Z | - |
dc.date.available | 2021-05-11T02:19:47Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-10 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-16 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Leandro Monteiro. Desenho, “cosa mentale” no Renascimento. 2020. 245 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40871 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O propósito central desta pesquisa é analisar o desenho a partir de uma perspectiva
histórica, demonstrando sua importância como elemento estruturante do processo de
criação das artes visuais (pintura, escultura e arquitetura) nos séculos XV e XVI da
Renascença. Linguagem primordial e universal desenvolvida desde a era da pré-escrita, o
desenho foi elevado ao status de arte liberal durante a Renascença, tomado como
profundo exercício do pensamento, ligado à instância intelectual da produção artística -
muito além da expressão e representação. Revisitar os processos históricos capazes de
esclarecer como o desenho atua na apreensão, transformação e construção de
conhecimento é imperativo em um mundo cada vez mais mediado por imagens
tecnológicas, em que a informação tende a substituir a percepção ativa da realidade. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Desenho, “cosa mentale” no Renascimento | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo criativo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Renascimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes liberais | pt_BR |
dc.subject.keyword | História | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The main purpose of this research is the analysis of drawing from a historical perspective,
demonstrating its importance as a structuring element in the creating of visual arts (painting,
sculpture and architecture) in the 15th and 16th centuries of the Renaissance. Primordial
and universal language developed since the era of pre-writing, drawing was elevated to the
status of liberal art during the Renaissance, taken as a profound exercise of thought, linked
to the intellectual instance of artistic production - far beyond expression and representation.
Revisiting historical processes capable of clarifying how drawing acts in the apprehension,
transformation and construction of knowledge is imperative in a world increasingly mediated
by technological images, in which information tends to replace the active perception of
reality. | pt_BR |
dc.contributor.email | leandro_urb@yahoo.com.br | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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