http://repositorio.unb.br/handle/10482/40871
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2020_LeandroMonteiroSantos.pdf | 28,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Desenho, “cosa mentale” no Renascimento |
Autor : | Santos, Leandro Monteiro |
metadata.dc.contributor.email: | leandro_urb@yahoo.com.br |
Orientador(es):: | Dutra, Sergio Rizo |
Assunto:: | Desenho Processo criativo Renascimento Artes liberais História |
Fecha de publicación : | 10-may-2021 |
Data de defesa:: | 16-dic-2020 |
Citación : | SANTOS, Leandro Monteiro. Desenho, “cosa mentale” no Renascimento. 2020. 245 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumen : | O propósito central desta pesquisa é analisar o desenho a partir de uma perspectiva histórica, demonstrando sua importância como elemento estruturante do processo de criação das artes visuais (pintura, escultura e arquitetura) nos séculos XV e XVI da Renascença. Linguagem primordial e universal desenvolvida desde a era da pré-escrita, o desenho foi elevado ao status de arte liberal durante a Renascença, tomado como profundo exercício do pensamento, ligado à instância intelectual da produção artística - muito além da expressão e representação. Revisitar os processos históricos capazes de esclarecer como o desenho atua na apreensão, transformação e construção de conhecimento é imperativo em um mundo cada vez mais mediado por imagens tecnológicas, em que a informação tende a substituir a percepção ativa da realidade. |
Abstract: | The main purpose of this research is the analysis of drawing from a historical perspective, demonstrating its importance as a structuring element in the creating of visual arts (painting, sculpture and architecture) in the 15th and 16th centuries of the Renaissance. Primordial and universal language developed since the era of pre-writing, drawing was elevated to the status of liberal art during the Renaissance, taken as a profound exercise of thought, linked to the intellectual instance of artistic production - far beyond expression and representation. Revisiting historical processes capable of clarifying how drawing acts in the apprehension, transformation and construction of knowledge is imperative in a world increasingly mediated by technological images, in which information tends to replace the active perception of reality. |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2020. |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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