Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/40874
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_NeydsonSoaresSantana.pdf4,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Lucia Helena Soares e-
dc.contributor.authorSantana, Neydson Soares-
dc.date.accessioned2021-05-11T02:55:22Z-
dc.date.available2021-05-11T02:55:22Z-
dc.date.issued2021-05-10-
dc.date.submitted2020-10-26-
dc.identifier.citationSANTANA, Neydson Soares. Análise do livro didático: implicações para o ensino-aprendizagem de Botânica no Ensino Médio.2020. 66 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40874-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020.pt_BR
dc.description.abstractConsiderando a importância atual do ensino da Botânica e as dificuldades encontradas tanto por professores quanto por estudantes no processo de ensino-aprendizagem deste tema, o livro didático torna-se um material de extrema relevância no contexto escolar. O presente trabalho analisou livros didáticos de Biologia, para o Ensino Médio, selecionados pelo Ministério da Educação para compor o Programa Nacional do Livro Didático 2018 e que estiveram disponíveis para a escolha das escolas públicas do país para o triênio 2018-2020. Foram analisados em relação ao seu conteúdo teórico, ilustrações, atividades propostas e recursos complementares. Atualmente, a abordagem apenas descritiva da Botânica, a utilização de termos desconhecidos pelos estudantes e o uso de imagens, nem sempre condizentes com a realidade, tornam o conteúdo menos atrativo. Neste aspecto, é necessário que o material utilizado ajude a tornar a Botânica mais atraente, tanto para quem ensina quanto para quem aprende. Para atingir tal objetivo, é importante que o docente não apenas conheça o material disponível, mas seja capaz de escolher o que melhor contribuirá para sua prática. Ao final do trabalho foi criada uma cartilha denominada Critérios para a análise do Livro Didático, a ser disponibilizada para as escolas e aos professores, em mídia digital, para auxiliar nessa importante tarefa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise do livro didático : implicações para o ensino-aprendizagem de Botânica no Ensino Médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLivros didáticospt_BR
dc.subject.keywordPrograma Nacional do Livro Didático (PNLD)pt_BR
dc.subject.keywordBotânica - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEnsino médio - métodos de ensinopt_BR
dc.description.abstract1Considering the current importance of Botany’s teaching and difficulties that teachers and students face at the process, the textbook becomes an extremely relevant material in the learning process. The present work analyzed Biology textbooks for high school, selected by the Ministry of Education to compose the Programa Nacional do Livro Didático 2018 (2018 National Textbook Program) which were available for choice of public schools in the country for the 2018-2020 period. They were analyzed in relation to their theoretical content, illustrations, proposed activities and complementary resources. Currently, the descriptive approach of Botany, the use of terms unknown to students and the use of images, not always consistent with reality, make the content less attractive. In this respect, it is necessary that the material used helps to make Botany more attractive, both for those who teach and for those who learn. To achieve this goal, it is important that the teacher not only knows the material available, but is able to choose what will best contribute to their practice. At the end, a booklet called Critérios para a Análise do Livro Didático ( Criteria for Textbook Analysis) was created, to schools and teachers, in digital format, to assist in this important task.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Biológicas (IB)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Biologia Celular (IB CEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.