http://repositorio.unb.br/handle/10482/40874
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_NeydsonSoaresSantana.pdf | 4,61 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Análise do livro didático : implicações para o ensino-aprendizagem de Botânica no Ensino Médio |
Auteur(s): | Santana, Neydson Soares |
Orientador(es):: | Silva, Lucia Helena Soares e |
Assunto:: | Livros didáticos Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Botânica - estudo e ensino Ensino médio - métodos de ensino |
Date de publication: | 10-mai-2021 |
Data de defesa:: | 26-oct-2020 |
Référence bibliographique: | SANTANA, Neydson Soares. Análise do livro didático: implicações para o ensino-aprendizagem de Botânica no Ensino Médio.2020. 66 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Résumé: | Considerando a importância atual do ensino da Botânica e as dificuldades encontradas tanto por professores quanto por estudantes no processo de ensino-aprendizagem deste tema, o livro didático torna-se um material de extrema relevância no contexto escolar. O presente trabalho analisou livros didáticos de Biologia, para o Ensino Médio, selecionados pelo Ministério da Educação para compor o Programa Nacional do Livro Didático 2018 e que estiveram disponíveis para a escolha das escolas públicas do país para o triênio 2018-2020. Foram analisados em relação ao seu conteúdo teórico, ilustrações, atividades propostas e recursos complementares. Atualmente, a abordagem apenas descritiva da Botânica, a utilização de termos desconhecidos pelos estudantes e o uso de imagens, nem sempre condizentes com a realidade, tornam o conteúdo menos atrativo. Neste aspecto, é necessário que o material utilizado ajude a tornar a Botânica mais atraente, tanto para quem ensina quanto para quem aprende. Para atingir tal objetivo, é importante que o docente não apenas conheça o material disponível, mas seja capaz de escolher o que melhor contribuirá para sua prática. Ao final do trabalho foi criada uma cartilha denominada Critérios para a análise do Livro Didático, a ser disponibilizada para as escolas e aos professores, em mídia digital, para auxiliar nessa importante tarefa. |
Abstract: | Considering the current importance of Botany’s teaching and difficulties that teachers and students face at the process, the textbook becomes an extremely relevant material in the learning process. The present work analyzed Biology textbooks for high school, selected by the Ministry of Education to compose the Programa Nacional do Livro Didático 2018 (2018 National Textbook Program) which were available for choice of public schools in the country for the 2018-2020 period. They were analyzed in relation to their theoretical content, illustrations, proposed activities and complementary resources. Currently, the descriptive approach of Botany, the use of terms unknown to students and the use of images, not always consistent with reality, make the content less attractive. In this respect, it is necessary that the material used helps to make Botany more attractive, both for those who teach and for those who learn. To achieve this goal, it is important that the teacher not only knows the material available, but is able to choose what will best contribute to their practice. At the end, a booklet called Critérios para a Análise do Livro Didático ( Criteria for Textbook Analysis) was created, to schools and teachers, in digital format, to assist in this important task. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Biológicas (IB) Departamento de Biologia Celular (IB CEL) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.