Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cassettari, Nathália | - |
dc.contributor.author | Silva, Fabrícia Estevão da | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-11T22:42:28Z | - |
dc.date.available | 2021-05-11T22:42:28Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-11 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-21 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Fabrícia Estevão da. Adoção de sistema privado de ensino por escolas da rede pública do Distrito Federal. 2020. 206 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40885 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo investigar como ocorreu a implantação de sistema privado de
ensino em escolas da rede pública do Distrito Federal – especificamente em 6 escolas da região
administrativa de Samambaia. Para tanto, houve a identificação das características e atuação
dos atores privados que possibilitaram tal parceria, sendo eles o Projeto Acorde e o Instituto
Alfa e Beto. A investigação demonstrou que se trata de uma parceria que ocorreu por iniciativa
dos gestores escolares e sem formalização por parte da Secretaria de Educação do DF, portanto,
trata-se de um acordo peculiar que não envolve financiamento do setor público para aquisição
do SPE, mas que estabeleceu um currículo diferente da sua rede de ensino ao implantar o
sistema do Instituto Alfa e Beto nessas escolas. Os resultados encontrados na pesquisa apontam
que a principal motivação dos gestores para adotarem SPE está vinculada a aprendizagem dos
estudantes e que os atores privados encontraram espaço para atuação na rede de ensino do DF
suprindo necessidades que não eram atendidas a contento pela SEEDF. Contudo, essa parceria
traz implicações para o trabalho pedagógico das escolas e atuação dos gestores escolares e
professores induzindo a uma gestão escolar voltada aos preceitos do gerencialismo. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Adoção de sistema privado de ensino por escolas da rede pública do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Privatização da educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema privado de ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aims to investigate the occurrence of the implementation of a private education
system in public schools in the Federal District, specifically in 6 schools in the administrative
region of Samambaia. For that, there was the identification of the characteristics and
performance of the private actors that enabled such a partnership, being the Projeto Acorde and
the Instituto Alfa e Beto. The investigation begins that it is a partnership that occurs at the
initiative of school managers and without formalization by the Department of Education of the
DF, therefore, it is a peculiar agreement that does not involve public sector financing for the
acquisition of the SPE, but which uses a different curriculum from its education network when
implementing the system of Instituto Alpha e Beto in these schools. The results found in the
research show that the main motivation of managers to adopt SPE is linked to student learning
and that private participants inhabit space to work in the DF school system, supplying needs
that were not met and satisfied by SEEDF. However, this partnership brings implementations
for the pedagogical work of schools and the performance of school managers and teachers,
inducing school management focused on the precepts of managerialism. | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:fabriest@yahoo.com.br | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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