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Título : AutismyVR : desenvolvimento de ambiente imersivo de realidade virtual inteligente adaptável a sensibilidade visual para adolescentes com transtorno do espectro autista
Autor : Silveira, Ilton Garcia dos Santos
Orientador(es):: Gomes, Marília Miranda Forte
Assunto:: Autismo
Ambiente imersivo de realidade virtual
Inteligência artificial
Transtorno do processamento sensorial
Transtorno do Espectro Autista
Realidade virtual
Fecha de publicación : 26-may-2021
Citación : SILVEIRA, Ilton Garcia dos Santos. AutismyVR: desenvolvimento de ambiente imersivo de realidade virtual inteligente adaptável a sensibilidade visual para adolescentes com transtorno do espectro autista. 2020. xiv, 66 f., il. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica)—Brasília, 2020.
Resumen : O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é a nomenclatura utilizada para se referir ao transtorno que engloba e agrupa os transtornos do neurodesenvolvimento que apresentam déficits na comunicação, na interação social e padrões repetitivos. Essas pessoas apresentam dificuldades para interagir e falta de interesse pela socialização, tornando este um importante alvo de intervenção terapêutica. Atualmente, algumas pesquisas demonstram a utilização de Realidade Virtual (RV) nas intervenções terapêuticas. No entanto essas pesquisas não chegam a evidenciar o real impacto de RV na intervenção e, em grande parte, devido a não adaptação de RV às necessidades específicas do paciente autista. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um manual de como desenvolver/implementar Ambientes Imersivos de Realidade Virtual (AIRV) adaptados às necessidades específicas de pessoas com TEA. Assim sendo, este trabalho se dedica aos meios e métodos de desenvolvimento e adaptação do AIRV utilizando-se dos requisitos definidos pela pesquisa correlata que levantou os requisitos funcionais e não-funcionais a serem adaptados às demandas específicas de pessoas com TEA e suas Disfunções de Integração Sensorial (DIS). Esta pesquisa revelou que é possível adaptar todos os requisitos funcionais e não- funcionais ao longo do desenvolvimento de um AIRV para pessoas com TEA respeitando suas necessidades a partir de suas DIS. Esta pesquisa também revelou a possibilidade de automação destas adaptações com o uso de Inteligência Artificial (IA) utilizando os dados de padrões de movimento cervical. O modelo de manual permite a replicação do desenvolvimento de modo guiado.
Abstract: The Autism Spectrum Disorders (ASD) is the nomenclature for disorders that include the neurodevelopment disorder about communication deficits, social interactions and repetitive patterns. Those people demonstrate difficulties interacting and lack of interest in socialization, because of that it is an important therapeutic intervention area. Nowadays, many research efforts include the usage of Virtual Reality (VR) in therapeutic intervention. However, those researches do not evidence the real impact of VR technology applied for therapeutic interventions, especially because the VR applied do not meet ASD needs. The present research work aims to describe the development of an Immersive Virtual Reality Environment (IVRE) adapted for ASD specific needs. Moreover, this work aims to show the means and methods needed to develop and adapt IVRE using the correlated research requirements, which expose the main functional and non-functional requirements to fulfill ASD specific needs. This research showed that it is possible to develop an IVRE for ASD people while complying with the required functional and non-functional specifications. This research also showed the possibility of employing automating adaption of visual stimulus using Artificial Intelligence (AI). This dissertation can also serve as manual/tutorial model that can facilitate future use of this work.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade UnB Gama (FGA)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica, 2020.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica
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