Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Porto, Rafael Barreiros | - |
dc.contributor.author | Nofal, Bayram | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-26T13:47:36Z | - |
dc.date.available | 2021-05-26T13:47:36Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-26 | - |
dc.date.submitted | 2021-03-05 | - |
dc.identifier.citation | NOFAL, Bayram. The impact of marketing and R&D investments on the financial performance of firms. 2021. 48 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41034 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | As expansões do mercado, os grandes desenvolvimentos tecnológicos e a contínua
flutuação das necessidades dos consumidores têm levado ao aumento da competição
entre empresas em vários campos. Portanto, as empresas são obrigadas a colocar uma
grande quantidade de energia e gastos em investimentos de marketing e pesquisa e
desenvolvimento (P&D) para alcançar o sucesso medido como vendas e lucratividade.
Baseando-se na theory of marketing firms, esta dissertação se concentra em investigar
os efeitos conjuntos e separados de cada um dos investimentos da empresa em
marketing e P&D sobre a participação no mercado e o retorno sobre os ativos em
diferentes períodos de tempo. Para este propósito, uma amostra de 10.197 empresas de
capital aberto nos Estados Unidos e no Reino Unido ao longo de 18 anos, possibilitou a
análise de painel com equações de estimação generalizadas, com duas variáveis
dependentes (quota de mercado e retorno sobre ativos). Esta amostra dissertação inclui
12 sectores de actividade diferentes em dois locais (Reino Unido e EUA) como
variáveis de controle, além de controlar os ativos totais e os concorrentes relativos na
indústria. Os resultados da dissertação mostram que existem efeitos positivos separados
e conjuntos dos gastos em P&D e dos investimentos em marketing sobre o desempenho
financeiro da empresa. No entanto, os seus efeitos não ocorrem na mesma proporção. A
importância deste trabalho e sua contribuição vem de seu estudo do mútuo, bem como
os efeitos separados de investimento em P & D e de marketing sobre o desempenho
financeiro da empresa, dentro de um atraso do período de 4 anos. Espera-se contribuir
para evidenciar o importante papel do investimento, isoladamente e em conjunto em
P&D e marketing, no desempenho financeiro da empresa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Inglês | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | The impact of marketing and R&D investments on the financial performance of firms | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marketing e pesquisa e desenvolvimento (P&D) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pesquisa e desenvolvimento - investimentos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Empresas - desempenho financeiro | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The market expansions, the great technological developments, and the continuous
fluctuation in consumer needs have led to increasing competition between companies in
various fields. Therefore, companies are required to put a large amount of energy and
expenditures on marketing investment and research and development (R&D) in order to
achieve success measured as sales and profitability. Relying on the theory of marketing
firms, this dissertation focuses on investigating the joint and separate effects of each of
the firm investments in marketing and R&D on market share and return on assets in
different time frame. For this purpose, a sample of 10,197 publicly traded companies in
the United States and the United Kingdom over 18 years, enabled panel analysis with
generalized estimating equations, with two dependent variables (market share and return
on assets). This dissertation sample includes 12 different business sectors in two locations
(UK and USA) as control variables, in addition to controlling the total assets and the
relative competitors in the industry. The results of the dissertation display that there are
separate and joint positive effects of expenditure in R&D and marketing investments on
the firm financial performance. However, their effects do not occur in the same
proportion. The importance of this dissertation and its contribution comes from its study
of the mutual as well as the separate effects of investment in R&D and marketing on the
firm financial performance, within a lag of 4 years period. It is expected to contribute to
highlighting the important role of investment separately and jointly in R&D and
marketing on the firm financial performance. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Administração (FACE ADM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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