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dc.contributor.advisorPorto, Rafael Barreiros-
dc.contributor.authorNofal, Bayram-
dc.date.accessioned2021-05-26T13:47:36Z-
dc.date.available2021-05-26T13:47:36Z-
dc.date.issued2021-05-26-
dc.date.submitted2021-03-05-
dc.identifier.citationNOFAL, Bayram. The impact of marketing and R&D investments on the financial performance of firms. 2021. 48 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41034-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2021.pt_BR
dc.description.abstractAs expansões do mercado, os grandes desenvolvimentos tecnológicos e a contínua flutuação das necessidades dos consumidores têm levado ao aumento da competição entre empresas em vários campos. Portanto, as empresas são obrigadas a colocar uma grande quantidade de energia e gastos em investimentos de marketing e pesquisa e desenvolvimento (P&D) para alcançar o sucesso medido como vendas e lucratividade. Baseando-se na theory of marketing firms, esta dissertação se concentra em investigar os efeitos conjuntos e separados de cada um dos investimentos da empresa em marketing e P&D sobre a participação no mercado e o retorno sobre os ativos em diferentes períodos de tempo. Para este propósito, uma amostra de 10.197 empresas de capital aberto nos Estados Unidos e no Reino Unido ao longo de 18 anos, possibilitou a análise de painel com equações de estimação generalizadas, com duas variáveis dependentes (quota de mercado e retorno sobre ativos). Esta amostra dissertação inclui 12 sectores de actividade diferentes em dois locais (Reino Unido e EUA) como variáveis de controle, além de controlar os ativos totais e os concorrentes relativos na indústria. Os resultados da dissertação mostram que existem efeitos positivos separados e conjuntos dos gastos em P&D e dos investimentos em marketing sobre o desempenho financeiro da empresa. No entanto, os seus efeitos não ocorrem na mesma proporção. A importância deste trabalho e sua contribuição vem de seu estudo do mútuo, bem como os efeitos separados de investimento em P & D e de marketing sobre o desempenho financeiro da empresa, dentro de um atraso do período de 4 anos. Espera-se contribuir para evidenciar o importante papel do investimento, isoladamente e em conjunto em P&D e marketing, no desempenho financeiro da empresa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoInglêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleThe impact of marketing and R&D investments on the financial performance of firmspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMarketing e pesquisa e desenvolvimento (P&D)pt_BR
dc.subject.keywordPesquisa e desenvolvimento - investimentospt_BR
dc.subject.keywordEmpresas - desempenho financeiropt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The market expansions, the great technological developments, and the continuous fluctuation in consumer needs have led to increasing competition between companies in various fields. Therefore, companies are required to put a large amount of energy and expenditures on marketing investment and research and development (R&D) in order to achieve success measured as sales and profitability. Relying on the theory of marketing firms, this dissertation focuses on investigating the joint and separate effects of each of the firm investments in marketing and R&D on market share and return on assets in different time frame. For this purpose, a sample of 10,197 publicly traded companies in the United States and the United Kingdom over 18 years, enabled panel analysis with generalized estimating equations, with two dependent variables (market share and return on assets). This dissertation sample includes 12 different business sectors in two locations (UK and USA) as control variables, in addition to controlling the total assets and the relative competitors in the industry. The results of the dissertation display that there are separate and joint positive effects of expenditure in R&D and marketing investments on the firm financial performance. However, their effects do not occur in the same proportion. The importance of this dissertation and its contribution comes from its study of the mutual as well as the separate effects of investment in R&D and marketing on the firm financial performance, within a lag of 4 years period. It is expected to contribute to highlighting the important role of investment separately and jointly in R&D and marketing on the firm financial performance.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Administração (FACE ADM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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