http://repositorio.unb.br/handle/10482/41052
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_AndréaBorgesBottino.pdf | 10,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Uso dos resultados do conceito Enade no curso de Pedagogia da Universidade de Brasília |
Autor(es): | Bottino, Andréa Borges |
E-mail do autor: | andreaborgesbottino@gmail.com |
Orientador(es): | Sousa, José Vieira de |
Assunto: | Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Brasil) Avaliação educacional Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior (Brasil) Universidade de Brasília Pedagogia |
Data de publicação: | 26-Mai-2021 |
Data de defesa: | 14-Dez-2020 |
Referência: | BOTTINO, Andréa Borges. Uso dos resultados do conceito Enade no curso de Pedagogia da Universidade de Brasília. 2020. 165 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | A dissertação apresenta o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), um dos componentes da política de avaliação da educação superior no Brasil, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes, que foi aprovada pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004. Esse exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, e seus resultados, aliados às respostas do Questionário do Estudante, formam o Conceito Enade, que são insumos para o cálculo dos “indicadores de qualidade da educação superior”. Esses indicadores servem como política de regulação do Estado para as instituições de educação superior (IES), contudo a qualidade da educação superior mencionada pode estar envolta a inúmeras perspectivas, uma vez que o termo qualidade é polissêmico. O estudo teve como objetivo geral analisar como os resultados do Conceito Enade foram utilizados na gestão acadêmica do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE-UnB), considerando os sentidos das práticas institucionais atribuídos à indução da qualidade. Em virtude disso, como tipo de pesquisa, fizemos um estudo de caso, e utilizamos a abordagem qualitativa de Minayo (2001). Já como instrumentos, adotamos entrevistas semiestruturadas destinadas a quatro docentes pertencentes à FE-UnB, que, na sua trajetória profissional, pertenceram à gestão da FE, questionário para os egressos, e análise documental das atas do Conselho da FE para a produção de dados. A pesquisa está estruturada em três capítulos, além da introdução e considerações finais. No primeiro capítulo, analisam-se a historicidade da política de Estado da avaliação da educação superior, sua influência e seu impacto nas IES, concentrando em duas tendências: (i) enfoque qualitativo formativo e (ii) enfoque regulador mercadológico, a partir da década de 1980, até o atual Sinaes. No segundo, contextualizamos a polissemia do curso de Pedagogia diante das intervenções políticas e sociais do Estado na formação do pedagogo e suas transformações. Também trazemos, brevemente, a relação do Enade no curso de Pedagogia no Brasil e na FE-UnB no período de 2011 a 2017. O terceiro capítulo destina-se à análise dos dados, desvelam-se os usos dos resultados do Enade pela gestão acadêmica da FE-UnB, no período de 2011 a 2017, considerando os sentidos das práticas institucionais voltadas para a indução da qualidade. Foram apresentadas as categorias de regulação, gestão acadêmica e projeto pedagógico do curso. As considerações finais sintetizam as descobertas da pesquisa, momento no qual se concluiu a inexistência do uso dos resultados do Enade pela gestão acadêmica da FE/UnB. A gestão acadêmica da FE-UnB cumpre o estabelecido em lei, calendários, inscrição, dentre outros mecanismos voltados para a regulação do curso. O Enade apresenta a característica de ranqueamento agregada às concepções regulatória e controladora, as quais contribuíram para que os sujeitos envolvidos refutassem sua utilização diante de suas posturas, aqui desveladas, as quais estão associadas à perspectiva formativa de avaliação. |
Abstract: | The dissertation presents the National Student Performance Exam (Enade), one of the components of the higher education evaluation policy in Brazil, the National Higher Education Evaluation System - Sinaes, which was approved by Law No. 10,861, of 14 April 2004. This exam assesses the graduates of undergraduate courses performance. Along with the responses of the Student Questionnaire, they constitute the Enade Concept, which are inputs for the calculation of the “higher education quality indicators”. These indicators serve as a State regulation policy for higher education institutions (HEIs), however the quality of higher education mentioned may be involved in numerous perspectives, since the term quality is polysemic. Its general objective was to analyze how the results of the Enade Concept were used in the academic management of the Pedagogy course at FE-UnB, considering the meanings of institutional practices attributed to the induction of quality. As a result, we did a case study, and used Minayo's (2001) qualitative approach and as instruments we adopted semi-structured interviews aimed at four teachers belonging to FE- UnB, who in their professional trajectory, belonged to the management of FE. We also did a questionnaire for graduates, and documentary analysis of the FE Council minutes for data production. The research is structured in three chapters, in addition to the introduction and final considerations. In the first chapter, the historicity of the State policy for the evaluation of higher education is analyzed - its influence and its impact on HEIs, focusing on two trends: (i) qualitative formative approach and (ii) market regulatory approach, from the decade of 1980, until the present Sinaes. In the second, we contextualize the polysemy of the Pedagogy course in view of the State's political and social interventions in the formation of the Pedagogue and its transformations. We also bring, briefly, the list of Enade in the Pedagogy course in Brazil and at FE-UnB in the period from 2011 to 2017. The third chapter is intended for data analysis, the uses of Enade results are revealed by the academic management of FE- UnB, in the period from 2011 to 2017, considering the meanings of institutional practices aimed at inducing quality. The categories of regulation, academic management and pedagogical projects of the course were presented. Final considerations summarize the research findings, and conclude that there is no use of Enade results by the academic management of FE-UnB. The academic management of FE-UnB complies with the law, calendars, enrollment and other mechanisms aimed at regulating of the course. Enade presents the ranking characteristics added to the regulatory and controlling conceptions and this contributed to the subjects involved to refute their use in view of their postures, unveiled, which are associated with the formative perspective of evaluation. |
Resumen: | La disertación presenta el Examen Nacional de Desempeno Estudiantil (Enade), uno de los componentes de la política de evaluación de la educación superior en Brasil, el Sistema Nacional de Evaluación de la Educación Superior - Sinaes, que fue aprobado por la Ley N ° 10.861, de 14 Abril de 2004. Este examen evalúa el desempeno de los egresados de carreras de grado. Sus resultados, combinados con las respuestas dei Cuestionario dei Estudiante, forman el Concepto Enade, que son insumos para el cálculo de los “indicadores de calidad de la educación superior”. Estos indicadores sirven como política de regulación dei Estado para las instituciones de educación superior (IES), sin embargo, la calidad de la educación superior mencionada puede estar involucrada en numerosas perspectivas, ya que el término calidad es polisémico. Su objetivo general fue analizar cómo se utilizaron los resultados dei Concepto Enade en la gestión acadêmica dei curso de Pedagogia de la FE-UnB, considerando los significados de las prácticas institucionales atribuídas a la inducción de la calidad. Como resultado, como tipo de investigación realizamos un estúdio de caso, utilizamos el enfoque cualitativo de Minayo (2001) y como instrumentos adoptamos entrevistas semiestructuradas dirigidas a cuatro profesores pertenecientes a la FE-UnB, quienes, en su trayectoria profesional, pertenecían a la dirección FE. También adoptamos un cuestionario para egresados y análisis documental de las actas dei Consejo de FE para producción de datos. La investigación se estructura en tres capítulos, además de la introducción y consideraciones finales. En el primer capítulo se analiza la historicidad de la política de Estado para la evaluación de la educación superior, su influencia y su impacto en las EES, enfocándose en dos tendências: (i) enfoque formativo cualitativo y (ii) enfoque regulatorio de mercado, desde la década dei 1980, hasta el presente Sinaes. En el segundo, contextualizamos la polisemia dei curso de Pedagogia ante las intervenciones políticas y sociales dei Estado en la formación dei Pedagogo y sus transformaciones. También traemos, brevemente, la lista de Enade en el curso de Pedagogia en Brasil y en FE-UnB en el período de 2011 a 2017. El tercer capítulo está destinado al análisis de datos, los usos de los resultados de Enade son revelados por la gestión acadêmica de FE-UnB, en el período de 2011 a 2017, considerando los significados de las prácticas institucionales orientadas a inducir la calidad. Se presentaron las categorias de regulación, gestión acadêmica y proyecto pedagógico dei curso. Las consideraciones finales resumen los hallazgos de la investigación y concluyen que no hay uso de los resultados de Enade por parte de la dirección acadêmica de FE-UnB. La gestión acadêmica de FE-UnB cumple con la ley, calendários, matrículas y demás mecanismos destinados a regular el curso. Enade presenta las características dei ranking sumadas a las concepciones reguladoras y controladoras y esto contribuyó a que los sujetos involucrados refutaran su uso en vista de sus posturas, develadas, asociadas a la perspectiva formativa de evaluación. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.