Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Matsumoto, Roberta Kumasaka | - |
dc.contributor.author | Paula, Bruno Corte Real de | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-26T18:02:59Z | - |
dc.date.available | 2021-05-26T18:02:59Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-26 | - |
dc.date.submitted | 2020-11-24 | - |
dc.identifier.citation | PAULA, Bruno Corte Real de. In definições. 2020. 181 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41054 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | In definições é uma pesquisa em pintura, fotografia, video e dança; iniciada no ano de 2017 e que se encontra ainda em produção. O objetivo dessa investigação é desdobrar por meio do saber filosófico as questões que emergiram do saber produzido pela prática artística. A pintura como desdobramento do ato formativo em uma superfície sensível; e a dança como ação de manipular o tempo e as cores em criação. Como essa pesquisa em arte intenta promover o diálogo entre distintas disciplinas artísticas, dentre essas, a pintura em action painting e a dança Butoh, a pesquisa teórica busca compreender a complexidade de elementos que constituem o ato inventivo a partir da noção de duração, da multidimensionalidade do tempo, e da imersão na natureza auto-contraditória das relações entre o corpo e o meio. As explorações de Henri Bergson acerca do tempo e do conhecimento, A investigação de Gilles Deleuze sobre o aspecto incorporai do fenômeno da atualização, os estudos da cognição de Virgínia Kastrup, e as reflexões de Nishida Kitaro sobre o ato formativo a partir da noção de incorporação, são as bases conceituias dessa pesquisa. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | In definições | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pintura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dança | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fotografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vídeo - arte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Corpo e arte | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Medeiros, Maria Beatriz de | - |
dc.description.abstract1 | In definitions is an ongoing researsch in painting, photography, video and dance, entitled In definitions, started in 2017. This dissertation aims at unfolding through the philosophical knowledge the issues that emerged from the knowledge produced by the artistic practice. Painting as an anfolding process of the formative act on a sensitive surface; and dance as an action to manipulate time and colors in creation. As this art research attempts to promote a dialogue between different artistic disciplines, among them, action painting and Butoh dance, the theoretical research seeks to understand the complexity of elements that constitute the inventive act from the notion of duration, multidimensionality of time and immersion in the self- contradictory nature of the relationships between the body and the environment. Henri Bergson's explorations of time and knowledge, Gilles Deleuze's investigation into the incorporeal aspect of the actuality phenomenon, Virgínia Kastrup's studies of cognition, and Nishida Kitaro's reflections on the formative act from the notion of embodied implacement, are the conceptual bases for this research. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|