http://repositorio.unb.br/handle/10482/41054
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_BrunoCorteRealdePaula.pdf | 17,94 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | In definições |
Auteur(s): | Paula, Bruno Corte Real de |
Orientador(es):: | Matsumoto, Roberta Kumasaka |
Coorientador(es):: | Medeiros, Maria Beatriz de |
Assunto:: | Pintura Dança Fotografia Vídeo - arte Corpo e arte |
Date de publication: | 26-mai-2021 |
Data de defesa:: | 24-nov-2020 |
Référence bibliographique: | PAULA, Bruno Corte Real de. In definições. 2020. 181 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Résumé: | In definições é uma pesquisa em pintura, fotografia, video e dança; iniciada no ano de 2017 e que se encontra ainda em produção. O objetivo dessa investigação é desdobrar por meio do saber filosófico as questões que emergiram do saber produzido pela prática artística. A pintura como desdobramento do ato formativo em uma superfície sensível; e a dança como ação de manipular o tempo e as cores em criação. Como essa pesquisa em arte intenta promover o diálogo entre distintas disciplinas artísticas, dentre essas, a pintura em action painting e a dança Butoh, a pesquisa teórica busca compreender a complexidade de elementos que constituem o ato inventivo a partir da noção de duração, da multidimensionalidade do tempo, e da imersão na natureza auto-contraditória das relações entre o corpo e o meio. As explorações de Henri Bergson acerca do tempo e do conhecimento, A investigação de Gilles Deleuze sobre o aspecto incorporai do fenômeno da atualização, os estudos da cognição de Virgínia Kastrup, e as reflexões de Nishida Kitaro sobre o ato formativo a partir da noção de incorporação, são as bases conceituias dessa pesquisa. |
Abstract: | In definitions is an ongoing researsch in painting, photography, video and dance, entitled In definitions, started in 2017. This dissertation aims at unfolding through the philosophical knowledge the issues that emerged from the knowledge produced by the artistic practice. Painting as an anfolding process of the formative act on a sensitive surface; and dance as an action to manipulate time and colors in creation. As this art research attempts to promote a dialogue between different artistic disciplines, among them, action painting and Butoh dance, the theoretical research seeks to understand the complexity of elements that constitute the inventive act from the notion of duration, multidimensionality of time and immersion in the self- contradictory nature of the relationships between the body and the environment. Henri Bergson's explorations of time and knowledge, Gilles Deleuze's investigation into the incorporeal aspect of the actuality phenomenon, Virgínia Kastrup's studies of cognition, and Nishida Kitaro's reflections on the formative act from the notion of embodied implacement, are the conceptual bases for this research. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) |
Description: | Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2020. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.