Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Almeida, Alexandre Nascimento de | - |
dc.contributor.author | Sousa, Sandra Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-21T14:22:09Z | - |
dc.date.available | 2021-06-21T14:22:09Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-21 | - |
dc.date.submitted | 2021-02-24 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Sandra Carvalho. Determinantes da evasão no curso de graduação em Saúde Coletiva da Faculdade UnB Ceilândia. 2021.64 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41214 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A evasão universitária é uma das principais preocupações no âmbito do ensino superior.
Observada como abandono estudantil, gera consequências institucionais e afeta não só o
indivíduo, mas também o desenvolvimento da sociedade como um todo. Esta
investigação buscou entender quais os determinantes da evasão para o curso da Saúde
Coletiva da Faculdade UnB Ceilândia. A amostra teve como participantes os estudantes
evadidos e não evadidos do curso no período do 1o semestre de 2015 ao 2o semestre de
2019. A coleta de dados foi efetuada por meio de questionário disponibilizado por e-mail,
contando com a participação de 151 respondentes. Conforme embasamento na literatura
nacional e internacional, foram consideradas três dimensões para análise das causas da
evasão: (i) motivacional e individual; (ii) socioeconômica e familiar; (iii) institucional e
acadêmica. A análise dos resultados foi por meio de regressão logística e análise de
conteúdo. Pelos resultados da pesquisa, concluiu-se que as variáveis que apresentaram
significância estatística na evasão do curso em estudo foram: (a) idade; (b) sexo; (c)
identificação com o curso; (d) escolaridade da mãe; e (e) auxílio permanência. Na
abordagem qualitativa, sobressaiu-se nas falas dos estudantes a preocupação com a
inserção no mercado de trabalho, a falta de conhecimento acerca do curso e questões
pessoais. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Determinantes da evasão no curso de graduação em Saúde Coletiva da Faculdade UnB Ceilândia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Evasão universitária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Graduação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Saúde coletiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília. Faculdade de Ceilândia | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | University dropout is one of the main concerns in the university education. Observed as
student dropout, it brings institutional consequences and affects not only the individual
but also the development of the society as a whole. This research aimed to understand
which triggers the dropout in the Collective Health course of UnB Ceilândia. The sample
has as participants the dropout students and non-dropout students from the Collective
Health course of UnB Ceilândia from the 1st semester of 2015 to the 2nd semester of 2019.
Dada were collected using a questionnaire sent to 151 respondents through e-mail.
Following national and international literature guidelines, three dimensions were
considered in this analysis about school dropout: (i) motivational and individual; (ii)
socioeconomic and family; (iii) institutional and academic. The analysis of the results
were made through logistic regression and content analysis. By the analysis of the results,
it was concluded that the variables, which represent statistical significance in the dropout
of the current studied university course, were: (a) age; (b) gender; (c) course matching;
(d) mother’s school level; and (e) school aid. In the qualitative approach, stood out in the
students talk the concerns with the labour market inclusion, the lack of knowledge about
the course and personal issues. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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