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Título: Determinantes da evasão no curso de graduação em Saúde Coletiva da Faculdade UnB Ceilândia
Autor(es): Sousa, Sandra Carvalho
Orientador(es): Almeida, Alexandre Nascimento de
Assunto: Evasão universitária
Graduação
Saúde coletiva
Universidade de Brasília. Faculdade de Ceilândia
Data de publicação: 21-Jun-2021
Referência: SOUSA, Sandra Carvalho. Determinantes da evasão no curso de graduação em Saúde Coletiva da Faculdade UnB Ceilândia. 2021.64 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A evasão universitária é uma das principais preocupações no âmbito do ensino superior. Observada como abandono estudantil, gera consequências institucionais e afeta não só o indivíduo, mas também o desenvolvimento da sociedade como um todo. Esta investigação buscou entender quais os determinantes da evasão para o curso da Saúde Coletiva da Faculdade UnB Ceilândia. A amostra teve como participantes os estudantes evadidos e não evadidos do curso no período do 1o semestre de 2015 ao 2o semestre de 2019. A coleta de dados foi efetuada por meio de questionário disponibilizado por e-mail, contando com a participação de 151 respondentes. Conforme embasamento na literatura nacional e internacional, foram consideradas três dimensões para análise das causas da evasão: (i) motivacional e individual; (ii) socioeconômica e familiar; (iii) institucional e acadêmica. A análise dos resultados foi por meio de regressão logística e análise de conteúdo. Pelos resultados da pesquisa, concluiu-se que as variáveis que apresentaram significância estatística na evasão do curso em estudo foram: (a) idade; (b) sexo; (c) identificação com o curso; (d) escolaridade da mãe; e (e) auxílio permanência. Na abordagem qualitativa, sobressaiu-se nas falas dos estudantes a preocupação com a inserção no mercado de trabalho, a falta de conhecimento acerca do curso e questões pessoais.
Abstract: University dropout is one of the main concerns in the university education. Observed as student dropout, it brings institutional consequences and affects not only the individual but also the development of the society as a whole. This research aimed to understand which triggers the dropout in the Collective Health course of UnB Ceilândia. The sample has as participants the dropout students and non-dropout students from the Collective Health course of UnB Ceilândia from the 1st semester of 2015 to the 2nd semester of 2019. Dada were collected using a questionnaire sent to 151 respondents through e-mail. Following national and international literature guidelines, three dimensions were considered in this analysis about school dropout: (i) motivational and individual; (ii) socioeconomic and family; (iii) institutional and academic. The analysis of the results were made through logistic regression and content analysis. By the analysis of the results, it was concluded that the variables, which represent statistical significance in the dropout of the current studied university course, were: (a) age; (b) gender; (c) course matching; (d) mother’s school level; and (e) school aid. In the qualitative approach, stood out in the students talk the concerns with the labour market inclusion, the lack of knowledge about the course and personal issues.
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional
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