Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Coroa, Maria Luiza Monteiro Sales | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Juliana Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-22T00:05:09Z | - |
dc.date.available | 2021-06-22T00:05:09Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-21 | - |
dc.date.submitted | 2021-02-23 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Juliana Araújo. Discurso sobre a inclusão em escolas de línguas: o protagonismo dos alunos surdos e dos alunos cegos. 2021. 369 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41223 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Um dos problemas sociais no cenário da educação é a inclusão do aluno com deficiência.
Quando consideramos o contexto de aprendizagem de uma língua estrangeira (LE), tal
problemática é potencializada e esses estudantes são invisibilizados, devido às especificidades
de aprendizagem que muitas vezes envolvem órgãos do sentido, professores capacitados,
dentre outros. Esta tese apresenta como objeto de pesquisa a vivência escolar de alunos cegos
e de alunos surdos em contexto de aprendizagem de LE em salas de aula de Centros
Interescolares de Línguas do Distrito Federal. A interação social, tanto entre alunos surdos
quanto cegos com os demais alunos na sala de aula também é um fator importante a ser
analisado no processo de inclusão de alunos com deficiência. Além das interações entre aluno
e com os professores colaboradores, também foram apreciadas as percepções dos próprios
alunos cegos e das alunas surdas participantes da pesquisa. Sob essa perspectiva, este
estudo tem como objetivo geral problematizar e propor uma reflexão sobre a inclusão/exclusão
do aluno com deficiência (alunos cegos e alunos surdos) no contexto de aprendizagem de uma
língua estrangeira, ressaltando-se a sua natureza crítica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa
com base em uma etnografia crítica. A Análise de Discurso Crítica (ADC) é o eixo basilar da
abordagem teórica que aqui tem como principais estudiosos Fairclough (2003a, 2003b, 2016);
Chouliaraki e Fairclough (1999); Van Dijk (2015); e Magalhães, Martins e Resende (2017).
Essa abordagem teórico-metodológica se permite dialogar com outras teorias e estudos que
colaboram com esta investigação, sendo eles: Teoria das Representações Sociais
(MOSCOVICI, 2015); Pedagogia Crítica (GIROUX, 1986, 1987, 1997; PAULO FREIRE, 1994;
HOOKS; 2013); Estudos de Identidade e Diferença (SILVA, 2000; HALL, 2011; PENNA, 2001;
WOODWOARD, 2000); Estudos Decoloniais (SOUSA SANTOS, 2010; MIGNOLO, 2010;
BHABHA, 1992, 1998); Gramática Sistêmico Funcional (HALLIDAY e MATTHIESSEN); e no
âmbito de estudos sobre deficiência, destacam-se as contribuições de Diniz e Santos (2010);
Rios (2010); Matos (2013); Caiado (2006); Skliar (2000); Skliar e Quadros (2000), dentre
outros. Dessa forma, aspectos dos significados identificacional, acional e representacional são
evidenciados no decurso das análises. Como resultados, percebe-se que são duas realidades
que transitam nos entre-lugares da inclusão e da exclusão. Os alunos surdos se encontram em
desequilíbrio, pendendo para o lado de fora da aprendizagem de línguas em contexto formal
pela falta de intérpretes; pela falta de formação inicial e continuada dos professores; pela falta
de políticas públicas na área. Os alunos cegos ainda são desassistidos devido à falta de
produção de materiais em braile; de tecnologia assistiva que possibilite a construção do
conhecimento com equidade e justiça. Pelas razões apresentadas, considera-se que este
estudo traz contribuições não só acadêmicas, como também na esfera da educação básica e
envolve uma problemática que atualmente requer reflexões sobre as práticas sociais, no bojo
de estruturas sociais diversas. Ademais, é importante destacar a visibilidade que este estudo
traz para alunos surdos e para alunos cegos, ressaltando o que constituem práticas de inclusão
no processo de ensino e aprendizagem de LE desses alunos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Discurso sobre a inclusão em escolas de línguas : o protagonismo dos alunos surdos e dos alunos cegos | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua estrangeira - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise de discurso crítica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alunos com necessidades educacionais especiais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | One of the social problems in the education scenario is the inclusion of students with disabilities.
When we consider the context of learning a foreign language (FL), such problematic is
potentialized and these students are made invisible, due to the specificities of learning that often
involve sense organs, trained teachers, among others. This thesis presents as a research object
the school experience of blind and deaf students in the context of learning FL in classrooms of
Interschool Language Centers of the Distrito Federal. The social interaction, both among deaf
and blind students with other students in the classroom is also an important factor to be
analyzed in the process of inclusion of students with disabilities. Besides the interactions
between students and with the collaborating teachers, were also appreciated the perceptions of
the blind students themselves and the deaf students participating in the research. From this
perspective, The general purpose of this study is to problematize and propose a reflection on
the inclusion/exclusion of students with disabilities (blind students and deaf students) in the
context of learning a foreign language, emphasizing its critical nature. This is a qualitative
research based on a critical ethnography. Critical Discourse Analysis (CDA) is the basic axis of
the theoretical approach that has Fairclough (2003a, 2003b, 2016); Chouliaraki and Fairclough
(1999); Van Dijk (2015); and Magalhães, Martins and Resende (2017) as main scholars. This
theoretical-methodological approach allows dialogue with other theories and studies that
collaborate with this research: Theory of Social Representations (MOSCOVICI, 2015); Critical
Pedagogy (GIROUX, 1986, 1987, 1997; PAULO FREIRE, 1994; HOOKS; 2013); Studies of
Identity and Difference (SILVA, 2000); HALL, 2011; PENNA, 2001; WOODWOARD, 2000);
Decolonial Studies (SOUSA SANTOS, 2010; MIGNOLO, 2010; BHABHA, 1992, 1998);
Systemic Functional Grammar (HALLIDAY and MATTHIESSEN); and within the scope of
studies on disability, the contributions of Diniz and Santos (2010); Rios (2010); Matos (2013);
Caiado (2006); Skliar (2000); Skliar and Quadros (2000), among others, are evinced. In this
way, aspects of identification, action and representation meanings are highlighted in the course
of the analyses. As results, it is perceived that these are two realities that transit between the
places of inclusion and exclusion. Deaf students find themselves in an imbalance, hanging
outside of language learning in a formal context by the lack of interpreters; by the lack of initial
and continuing training of teachers; by the lack of public policies in the area. Blind students are
still unassisted due to the lack of production of materials in Braille, of assistive technology that
enables the construction of knowledge with equity and justice. For these reasons, it is
considered that this study brings contributions not only academic, but also in the sphere of basic
education and involves a problem that currently requires reflection on social practices, in the
midst of diverse social structures. Moreover, it is important to highlight the visibility that this
study brings to deaf students and blind students, reinforcing what are practices of inclusion in
the process of teaching and learning a foreign language of these students. | pt_BR |
dc.contributor.email | julianaaraujoribeiro@hotmail.com | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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