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Title: Estudo comparativo da eficiência dos Colégios Militares e das Escolas de Aplicação : uma análise de benchmark no contexto de implementação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares
Authors: Barbosa, Karla Marisa Fernandes
metadata.dc.contributor.email: karlabarbosa@unb.br
Orientador(es):: Nunes, André
Assunto:: Educação básica
Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM)
Colégios militares
Gestão escolar
Issue Date: 23-Jun-2021
Citation: BARBOSA , Karla Marisa Fernandes. Estudo comparativo da eficiência dos Colégios Militares e das Escolas de Aplicação: uma análise de benchmark no contexto de implementação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. 2021. 102 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Abstract: Em 2019, o Governo Federal lançou o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM). Esse programa é uma iniciativa dos Ministérios da Educação e da Defesa para alterar a gestão didático pedagógica e administrativa de escolas públicas, com o auxílio de militares e usando como modelo Colégios Militares. Este trabalho busca, considerando esse contexto de implementação do PECIM, comparar a eficiência dos Colégios Militares com a das Escolas de aplicação. As Escolas de Aplicação foram selecionadas para essa comparação, pois apresentam características em comum com o modelo dos Colégios Militares: ambos são federais e apresentam bons resultados educacionais quando são cotejados com as demais escolas públicas. Nesta pesquisa, o método utilizado para comparação é a Data Envelopment Analysis (DEA). O período de tempo adotado para se acolher e comparar os dados foi de 2016 a 2019. Nesse quatriênio, tanto as escolas federais de Aplicação quanto os Colégios Militares apresentaram resultados superiores quando comparadas às demais escolas nos municípios onde estavam localizadas, confirmando os resultados satisfatórios dessas instituições de ensino obtidos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), divulgados em 2018 e 2019. Para o cálculo da DEA, foram selecionados dois insumos, a despesa por aluno e a renda média. As escolas de Aplicação tiveram um gasto mais elevado, em média, em todos os anos avaliados do supracitado quatriênio. A renda média familiar mensal também é considerada, e nesse quesito, os maiores valores médios foram apresentados pelos Colégios Militares. O output usado na DEA é a nota médias das provas objetiva e de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): as notas médias do ENEM dos Colégios Militares foram mais elevadas. Os resultados da DEA, nos quatro períodos analisados, indicam que 10% dos Colégios Militares foram considerados como eficientes. Os resultados de eficiência para as Escolas de Aplicação variaram no intervalo de 21,4 a 28,5% de unidades consideradas eficientes. Com isso, constata-se que os resultados apontam para uma eficiência mais elevada das Escolas de Aplicação quando comparados aos Colégios Militares. Embora a avaliação de eficiência mensurada pela DEA possa produzir alguns apontamentos relevantes sobre a efetividade da alocação de recursos em processos educacionais – fator relevante em cenários de escassez de recursos – deve-se ressalvar que a maioria dos especialistas em educação indica que os fatores externos ao ambiente escolar – como a condição socioeconômica, a bagagem cultural familiar, os conhecimentos prévios do educando, dentre outros – são fatores que impactam o desempenho dos estudantes e, consequentemente, os resultados mensurados na escola, seja esta pública ou privada, civil ou militar.
Abstract: In 2019, the Federal Government launched the National Civic-Military Schools Program (PECIM). This program is an initiative of the Ministries of Education and Defense to change the didactic-pedagogical and administrative management of public schools, with the help of the military and using Military Schools as a model. This work seeks, considering this context of PECIM implementation, to compare the efficiency of Military Schools with that of Escolas de Aplicação. That last type of school is selected for this comparison, as they have characteristics in common with the Military Schools model: both are federal and have good educational results when compared with other public schools. In this research, the method used for comparison is the Data Envelopment Analysis (DEA). The period of time adopted to receive and compare the data was from 2016 to 2019. In this four-year period, both the Escolas de Aplicação and the Military Schools presented superior results when compared to the other schools in the municipalities where they were located, confirming the satisfactory results of these educational institutions obtained in the Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) and in the International Student Assessment Program (PISA), released in 2018 and 2019. As for the inputs considered for the calculation of the DEA, the Application schools had a higher expenditure, on average, in all the evaluated years of the aforementioned four-year period. In the calculation of the DEA, the average monthly family income is also considered, and in this regard, the highest average values were presented by the Military Schools. The output used in the DEA is the average grade of the objective and essay exams of the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): the average grades of the ENEM of the Military Schools were higher. The DEA results, in the four periods analyzed, indicate that 10% of Military Schools were considered to be efficient. The efficiency results for the Escolas de Aplicação ranged from 21.4 to 28.5% of units considered efficient. Thus, it appears that the results point to a higher efficiency of the Escolas de Aplicação when compared to the Military Schools. Although the efficiency assessment measured by the DEA can produce some relevant notes on the effectiveness of resource allocation in educational processes - a relevant factor in resource scarcity scenarios - it should be noted that most education specialists indicate that factors external to the school environment - such as socioeconomic status, family cultural background, the student's prior knowledge, among others - are factors that impact student performance and, consequently, the results measured at school, whether public or private, civil or military.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional
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