Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Martins, Gisele | - |
dc.contributor.author | Assis, Gisela Maria | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-28T16:49:56Z | - |
dc.date.available | 2021-06-28T16:49:56Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-28 | - |
dc.date.submitted | 2021-02-19 | - |
dc.identifier.citation | ASSIS, Gisela Maria. O uso do Design Thinking na proposição de soluções para o cenário brasileiro de Disfunção do Trato Urinário Inferior. 2021. 178 f., il. Tese (Doutorado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41292 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: A incontinência urinária é o sintoma de trato urinário inferior mais comum,
além dela, outros sintomas de armazenamento ou esvaziamento acometem pessoas de
todas as idades e ambos os sexos. Quando causam impacto clínico ou de qualidade de
vida, são denominados Disfunção do Trato Urinário Inferior. O tratamento de primeira
linha destas disfunções é conservador e inclui modificações comportamentais e
treinamento da musculatura do assoalho pélvico, é uma ação de atenção primária e o
enfermeiro tem respaldo legal para sua condução. No Brasil não existe abordagem da
disfunção de trato urinário inferior na atenção primária de saúde e os enfermeiros não tem
o conteúdo em sua formação. Objetivo: Desenvolver um programa de capacitação com
vistas à atuação do enfermeiro da Atenção Primária de Saúde na prevenção e tratamento
da Disfunção de Trato Urinário Inferior, viabilizada pela criação de uma Organização da
Sociedade Civil. Método: Pesquisa aplicada com abordagem quanti-qualitativa, realizada
em etapas utilizando-se dos conceitos do Design Thinking. Resultados: Na etapa de
“compreender o problema” realizou-se uma Revisão Integrativa com construção de uma
Árvore de Problemas que demonstrou alta prevalência do problema no país,
predominância de causas modificáveis e impacto negativo na qualidade de vida,
principalmente na saúde mental. Na etapa “projetar soluções”, a construção de um
programa de capacitação para enfermeiros da atenção primária se mostrou com potencial
de abrangência de diversas ações identificadas como efetivas para melhoria do cenário.
Entre os enfermeiros participantes das cinco regiões do Brasil, observou-se que tinham
contato frequente com pessoas com Disfunção de Trato Urinário Inferior e nenhuma
formação para condução dos casos. Na etapa “Prototipar” foi construído um programa de
capacitação de forma colaborativa com enfermeiros sorteados da amostra para
participarem de Grupo Focal. O programa contempla aulas gravadas, prática presencial,
disponibilização de protocolo escrito e suporte em grupo e individual para condução dos
casos. Na etapa “implementar” foi ofertado aos enfermeiros da amostra um Menor
Produto Viável do programa, composto por quatro aulas semanais on-line síncronas, de
uma hora. O grupo focal permitiu ajustes de conteúdo e carga horária no programa e
demonstrou grande motivação dos enfermeiros para implementar as evidências discutidas
no contexto vivenciado. Conclusão: O Design Thinking se mostrou como estrutura
metodológica com potencial para catalisar mudanças sociais de forma participativa e
cíclica. A Ciência da Implementação foi um direcionador necessário na análise teórica do
caminho que vai da produção de evidências até a sua aplicação na prática assistencial. A
atuação da equipe de pesquisa como empreendedoras sociais, com a constituição de uma
Organização da Sociedade Civil foi determinante em todos os passos da pesquisa e acena
como possibilidade inovadora e transformadora para enfermeiros como agentes de
mudança. O modelo educacional proposto contempla todos os perfis de aprendizagem por
meio da amplitude das diversas ações educacionais propostas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O uso do Design Thinking na proposição de soluções para o cenário brasileiro de Disfunção do Trato Urinário Inferior | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of Design Thinking in proposing solutions for the Brazilian scenario of Lower Urinary Tract Dysfunction | pt_BR |
dc.title.alternative | El uso del Design Thinking en la propuesta de soluciones para el escenario brasileño de disfunción del tracto urinario inferior | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trato urinário inferior - sintomas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atenção primária à saúde | pt_BR |
dc.subject.keyword | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciência da implementação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Introduction: Urinary incontinence is the most common lower urinary tract symptom, in
addition to it, other symptoms of storage or emptying affect people of all ages and both
sexes. When they cause a clinical or quality of life impact, they are called Lower Urinary
Tract Dysfunctions. The first-line treatment of these dysfunctions is conservative and
includes behavioral changes and training of the pelvic floor muscles, it is an action in
primary health care and the nurse has legal support for its management. In Brazil, there
is no approach to lower urinary tract dysfunction in primary health care and nurses do not
have the content in their education. Objective: To develop a training program with a view
to the performance of nurses in primary health care for the prevention and treatment of
Lower Urinary Tract Dysfunction, made possible by the creation of a Civil Society
Organization. Method: Applied research with a quantitative and qualitative approach,
carried out in stages using the concepts of Design Thinking. Results: In the "understand
the problem" stage, an Integrative Review was carried out with the construction of a
Problem Tree that demonstrated a high prevalence of the problem in the country, a
predominance of modifiable causes and a negative impact on quality of life, especially
on mental health. In the “designing solutions” stage, the construction of a training
program for nurses in primary health care proved to have the potential to encompass
several actions identified as effective for improving the scenario. Among the nurses
participating in the five regions of Brazil, it was observed that they had frequent contact
with people with Lower Urinary Tract Dysfunctions and no training in how to manage
the cases. In the “Prototyping” stage, a training program was built collaboratively with
nurses drawn from the sample to participate in the Focus Group. The program included
recorded classes, face-to-face practice, availability of a written protocol and group and
individual support for conducting cases. In the “implement” stage, the sample nurses were
offered a Smallest Viable Product in the program, consisting of four weekly, one-hour,
synchronous online classes. The focus group allowed adjustments to the content and
workload of the program and demonstrated great motivation of nurses to implement the
evidence discussed in the experienced context. Conclusion: Design Thinking proved to
be a methodological structure with the potential to catalyze social change in a
participatory and cyclical manner. The Implementation Science was a driver in the
theoretical analysis of the path that goes from the production of evidence to its application
in care practice. The performance of the research team as social entrepreneurs, with the
constitution of a Civil Society Organization, was decisive in all steps of the research and
beckons as an innovative and transforming possibility for nurses as agents of change. The
proposed educational model includes all learning profiles through the breadth of the
different educational actions proposed. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Introducción: La incontinencia urinaria es el síntoma más común del tracto urinario inferior,
además de ello, otros síntomas de almacenamiento o vaciamiento afectan a personas de todas
las edades y de ambos sexos. Cuando causan un impacto clínico o en la calidad de vida, se
denominan disfunciones del tracto urinario inferior. El tratamiento de primera línea de estas
disfunciones es conservador e incluye cambios de comportamiento y entrenamiento de la
musculatura del suelo pélvico, es una acción en la atención primaria de salud y la enfermera
cuenta con apoyo legal para su manejo. En Brasil, no existe un abordaje de la disfunción del
tracto urinario inferior en la atención primaria de salud y las enfermeras no tienen el contenido
en su formación. Objetivo: Desarrollar un programa de capacitación con miras a la actuación
del enfermero en atención primaria de salud para la prevención y tratamiento de la Disfunción
del Tracto Urinario Inferior, posibilitado por la creación de una Organización de la Sociedad
Civil. Método: Investigación aplicada con enfoque cuantitativo y cualitativo, realizada por
etapas utilizando los conceptos del Design Thinking. Resultados: En la etapa de "entender el
problema", se realizó una Revisión Integrativa con la construcción de un Árbol de Problemas
que demostró una alta prevalencia del problema en el país, predominio de causas modificables
y un impacto negativo en la calidad de vida, principalmente en salud mental. En la etapa de
“diseño de soluciones”, la construcción de un programa de capacitación de enfermeros en
atención primaria de salud demostró tener el potencial de abarcar varias acciones identificadas
como efectivas para mejorar el escenario. Entre las enfermeras participantes en las cinco
regiones de Brasil, se observó que tenían contacto frecuente con personas con disfunciones del
tracto urinario inferior y no estaban capacitadas para manejar los casos. En la etapa de
“Prototipado”, se construyó un programa de capacitación en colaboración con enfermeras
extraídas de la muestra para participar en el Focus Group. El programa incluyó clases grabadas,
práctica presencial, disponibilidad de protocolo escrito y apoyo grupal e individual para la
realización de casos. En la etapa de “implementación”, se ofreció a las enfermeras de la muestra
un Producto más pequeño viable en el programa, que constaba de cuatro clases en línea
sincrónicas semanales de una hora. El grupo focal permitió ajustes al contenido y carga de
trabajo del programa y demostró gran motivación por parte de los enfermeros para implementar
la evidencia discutida en el contexto experimentado. Conclusión: Design Thinking demostró
ser una estructura metodológica con el potencial de catalizar el cambio social de manera
participativa y cíclica. La Ciencia de la Implementación fue un motor en el análisis teórico del
camino que va desde la producción de evidencia hasta su aplicación en la práctica asistencial.
La actuación del equipo de investigaciones como emprendedoras sociales, con la constitución
de una Organización de la Sociedad Civil, fue decisiva en todos los pasos de la investigación y
se vislumbra como una posibilidad innovadora y transformadora para las enfermeras como
agentes de cambio. El modelo educativo propuesto contempla todos los perfiles de aprendizaje
a través de la amplitud de las diferentes acciones educativas propuestas. | pt_BR |
dc.contributor.email | giassis21@hotmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|