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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/41292
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Título: O uso do Design Thinking na proposição de soluções para o cenário brasileiro de Disfunção do Trato Urinário Inferior
Outros títulos: The use of Design Thinking in proposing solutions for the Brazilian scenario of Lower Urinary Tract Dysfunction
El uso del Design Thinking en la propuesta de soluciones para el escenario brasileño de disfunción del tracto urinario inferior
Autor(es): Assis, Gisela Maria
E-mail do autor: giassis21@hotmail.com
Orientador(es): Martins, Gisele
Assunto: Trato urinário inferior - sintomas
Atenção primária à saúde
Enfermagem
Ciência da implementação
Data de publicação: 28-Jun-2021
Referência: ASSIS, Gisela Maria. O uso do Design Thinking na proposição de soluções para o cenário brasileiro de Disfunção do Trato Urinário Inferior. 2021. 178 f., il. Tese (Doutorado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Introdução: A incontinência urinária é o sintoma de trato urinário inferior mais comum, além dela, outros sintomas de armazenamento ou esvaziamento acometem pessoas de todas as idades e ambos os sexos. Quando causam impacto clínico ou de qualidade de vida, são denominados Disfunção do Trato Urinário Inferior. O tratamento de primeira linha destas disfunções é conservador e inclui modificações comportamentais e treinamento da musculatura do assoalho pélvico, é uma ação de atenção primária e o enfermeiro tem respaldo legal para sua condução. No Brasil não existe abordagem da disfunção de trato urinário inferior na atenção primária de saúde e os enfermeiros não tem o conteúdo em sua formação. Objetivo: Desenvolver um programa de capacitação com vistas à atuação do enfermeiro da Atenção Primária de Saúde na prevenção e tratamento da Disfunção de Trato Urinário Inferior, viabilizada pela criação de uma Organização da Sociedade Civil. Método: Pesquisa aplicada com abordagem quanti-qualitativa, realizada em etapas utilizando-se dos conceitos do Design Thinking. Resultados: Na etapa de “compreender o problema” realizou-se uma Revisão Integrativa com construção de uma Árvore de Problemas que demonstrou alta prevalência do problema no país, predominância de causas modificáveis e impacto negativo na qualidade de vida, principalmente na saúde mental. Na etapa “projetar soluções”, a construção de um programa de capacitação para enfermeiros da atenção primária se mostrou com potencial de abrangência de diversas ações identificadas como efetivas para melhoria do cenário. Entre os enfermeiros participantes das cinco regiões do Brasil, observou-se que tinham contato frequente com pessoas com Disfunção de Trato Urinário Inferior e nenhuma formação para condução dos casos. Na etapa “Prototipar” foi construído um programa de capacitação de forma colaborativa com enfermeiros sorteados da amostra para participarem de Grupo Focal. O programa contempla aulas gravadas, prática presencial, disponibilização de protocolo escrito e suporte em grupo e individual para condução dos casos. Na etapa “implementar” foi ofertado aos enfermeiros da amostra um Menor Produto Viável do programa, composto por quatro aulas semanais on-line síncronas, de uma hora. O grupo focal permitiu ajustes de conteúdo e carga horária no programa e demonstrou grande motivação dos enfermeiros para implementar as evidências discutidas no contexto vivenciado. Conclusão: O Design Thinking se mostrou como estrutura metodológica com potencial para catalisar mudanças sociais de forma participativa e cíclica. A Ciência da Implementação foi um direcionador necessário na análise teórica do caminho que vai da produção de evidências até a sua aplicação na prática assistencial. A atuação da equipe de pesquisa como empreendedoras sociais, com a constituição de uma Organização da Sociedade Civil foi determinante em todos os passos da pesquisa e acena como possibilidade inovadora e transformadora para enfermeiros como agentes de mudança. O modelo educacional proposto contempla todos os perfis de aprendizagem por meio da amplitude das diversas ações educacionais propostas.
Abstract: Introduction: Urinary incontinence is the most common lower urinary tract symptom, in addition to it, other symptoms of storage or emptying affect people of all ages and both sexes. When they cause a clinical or quality of life impact, they are called Lower Urinary Tract Dysfunctions. The first-line treatment of these dysfunctions is conservative and includes behavioral changes and training of the pelvic floor muscles, it is an action in primary health care and the nurse has legal support for its management. In Brazil, there is no approach to lower urinary tract dysfunction in primary health care and nurses do not have the content in their education. Objective: To develop a training program with a view to the performance of nurses in primary health care for the prevention and treatment of Lower Urinary Tract Dysfunction, made possible by the creation of a Civil Society Organization. Method: Applied research with a quantitative and qualitative approach, carried out in stages using the concepts of Design Thinking. Results: In the "understand the problem" stage, an Integrative Review was carried out with the construction of a Problem Tree that demonstrated a high prevalence of the problem in the country, a predominance of modifiable causes and a negative impact on quality of life, especially on mental health. In the “designing solutions” stage, the construction of a training program for nurses in primary health care proved to have the potential to encompass several actions identified as effective for improving the scenario. Among the nurses participating in the five regions of Brazil, it was observed that they had frequent contact with people with Lower Urinary Tract Dysfunctions and no training in how to manage the cases. In the “Prototyping” stage, a training program was built collaboratively with nurses drawn from the sample to participate in the Focus Group. The program included recorded classes, face-to-face practice, availability of a written protocol and group and individual support for conducting cases. In the “implement” stage, the sample nurses were offered a Smallest Viable Product in the program, consisting of four weekly, one-hour, synchronous online classes. The focus group allowed adjustments to the content and workload of the program and demonstrated great motivation of nurses to implement the evidence discussed in the experienced context. Conclusion: Design Thinking proved to be a methodological structure with the potential to catalyze social change in a participatory and cyclical manner. The Implementation Science was a driver in the theoretical analysis of the path that goes from the production of evidence to its application in care practice. The performance of the research team as social entrepreneurs, with the constitution of a Civil Society Organization, was decisive in all steps of the research and beckons as an innovative and transforming possibility for nurses as agents of change. The proposed educational model includes all learning profiles through the breadth of the different educational actions proposed.
Resumen: Introducción: La incontinencia urinaria es el síntoma más común del tracto urinario inferior, además de ello, otros síntomas de almacenamiento o vaciamiento afectan a personas de todas las edades y de ambos sexos. Cuando causan un impacto clínico o en la calidad de vida, se denominan disfunciones del tracto urinario inferior. El tratamiento de primera línea de estas disfunciones es conservador e incluye cambios de comportamiento y entrenamiento de la musculatura del suelo pélvico, es una acción en la atención primaria de salud y la enfermera cuenta con apoyo legal para su manejo. En Brasil, no existe un abordaje de la disfunción del tracto urinario inferior en la atención primaria de salud y las enfermeras no tienen el contenido en su formación. Objetivo: Desarrollar un programa de capacitación con miras a la actuación del enfermero en atención primaria de salud para la prevención y tratamiento de la Disfunción del Tracto Urinario Inferior, posibilitado por la creación de una Organización de la Sociedad Civil. Método: Investigación aplicada con enfoque cuantitativo y cualitativo, realizada por etapas utilizando los conceptos del Design Thinking. Resultados: En la etapa de "entender el problema", se realizó una Revisión Integrativa con la construcción de un Árbol de Problemas que demostró una alta prevalencia del problema en el país, predominio de causas modificables y un impacto negativo en la calidad de vida, principalmente en salud mental. En la etapa de “diseño de soluciones”, la construcción de un programa de capacitación de enfermeros en atención primaria de salud demostró tener el potencial de abarcar varias acciones identificadas como efectivas para mejorar el escenario. Entre las enfermeras participantes en las cinco regiones de Brasil, se observó que tenían contacto frecuente con personas con disfunciones del tracto urinario inferior y no estaban capacitadas para manejar los casos. En la etapa de “Prototipado”, se construyó un programa de capacitación en colaboración con enfermeras extraídas de la muestra para participar en el Focus Group. El programa incluyó clases grabadas, práctica presencial, disponibilidad de protocolo escrito y apoyo grupal e individual para la realización de casos. En la etapa de “implementación”, se ofreció a las enfermeras de la muestra un Producto más pequeño viable en el programa, que constaba de cuatro clases en línea sincrónicas semanales de una hora. El grupo focal permitió ajustes al contenido y carga de trabajo del programa y demostró gran motivación por parte de los enfermeros para implementar la evidencia discutida en el contexto experimentado. Conclusión: Design Thinking demostró ser una estructura metodológica con el potencial de catalizar el cambio social de manera participativa y cíclica. La Ciencia de la Implementación fue un motor en el análisis teórico del camino que va desde la producción de evidencia hasta su aplicación en la práctica asistencial. La actuación del equipo de investigaciones como emprendedoras sociales, con la constitución de una Organización de la Sociedad Civil, fue decisiva en todos los pasos de la investigación y se vislumbra como una posibilidad innovadora y transformadora para las enfermeras como agentes de cambio. El modelo educativo propuesto contempla todos los perfiles de aprendizaje a través de la amplitud de las diferentes acciones educativas propuestas.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Licença: A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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