Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Nascimento Júnior, Antônio | - |
dc.contributor.author | Rabelo, Denise da Silva Machado | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-29T14:39:43Z | - |
dc.date.available | 2021-06-29T14:39:43Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-29 | - |
dc.date.submitted | 2021-02-10 | - |
dc.identifier.citation | RABELO, Denise da Silva Machado. Economia e empreendedorismo social: elo estratégico de desenvolvimento socioeconômico: um estudo na Fábrica Social do Distrito Federal. 2021. 90 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41304 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A crise financeira que afeta a economia brasileira desde 2014, agravada em 2020
pela pandemia por Corona vírus, obrigou as instituições e também os
trabalhadores formais e informais e buscarem alternativas para a geração de
renda. Neste contexto, o empreendedorismo despontou como alternativa viável
contra o desemprego e em prol da garantia de renda. A educação
empreendedora assume, então, o papel de formar novos empreendedores,
favorecendo seu êxito na geração de renda e na autonomia financeira. Exemplo
de iniciativa de educação empreendedora, o Programa Fábrica Social destina-se
à capacitação para o empreendedorismo de pessoas em situação de
vulnerabilidade social. Este programa alinha-se às políticas públicas voltadas à
inclusão social pelo trabalho, por meio da empregabilidade, do
empreendedorismo e da economia solidária. A pesquisa em tela objetivou
analisar as ações estratégicas desenvolvidas pelo Programa Fábrica Social na
dinâmica empreendedora, quanto aos efeitos de suas ações em prol da formação
empreendedora, verificando a validade da iniciativa. O percurso metodológico
incluiu, em sua dimensão teórica, o diálogo entre as teorias sobre
empreendedorismo e os princípios filosófico-metodológicos do Programa Fábrica
Social; em sua dimensão empírica confrontam-se tais conceitos e teorias com os
dados coletados por meio de questionários aplicados aos alunos do Programa
Fábrica Social. O estudo evidenciou que o programa tem atuação relevante no
desenvolvimento do perfil empreendedor de seus alunos, favorecendo a inclusão
social e a geração de renda deste público e, embora aprimoramentos e
adaptações sejam necessários, como evidenciou o contexto da pandemia,
reconhece-se a validade da iniciativa e recomenda-se a expansão dessa política
pública. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Economia e empreendedorismo social : elo estratégico de desenvolvimento socioeconômico : um estudo na Fábrica Social do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Fábrica Social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Empreendedorismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação empreendedora | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The financial crisis that has affected the Brazilian economy since 2014,
aggravated in 2020 by the pandemic due to the Coronavirus, forced institutions
and formal and informal workers to seek alternatives for income generation. In
this context, entrepreneurship emerged as a viable alternative against
unemployment and for the guarantee of income. Entrepreneurial education then
takes on the role of training new entrepreneurs, favoring their success in
generating income and financial autonomy. An example of an entrepreneurial
education initiative, the Social Factory Program is designed to train the
entrepreneurship of people in situations of social vulnerability. This program is in
line with public policies aimed at social inclusion through work, employability,
entrepreneurship, and the solidarity economy. The research on screen aimed to
analyze the strategic actions developed by the Social Factory Program on
entrepreneurial dynamics, regarding the effects of their actions in favor of
entrepreneurial training, verifying the validity of the initiative. The methodological
path included, in its theoretical dimension, the dialogue between the theories on
entrepreneurship and the philosophical and methodological principles of the
Social Factory Program. In its empirical dimension, such concepts and theories
are confronted with the data collected through questionnaires applied to students
of the Social Factory Program. The study showed that the Social Factory Program
has a relevant role in the development of its students' entrepreneurial profile,
favoring social inclusion and income generation for this public and, although
improvements and adaptations are necessary, as evidenced by the context of the
pandemic, it is a fact that the initiative is valid and the expansion of this public
policy is recommended. | pt_BR |
dc.contributor.email | denisemachado2@gmail.com | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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